O TCC é uma etapa muito importante para os estudantes de graduação. Para quem cursa contabilidade, há várias áreas de estudo que podem ser abordadas no trabalho de conclusão de curso, sendo uma delas a de contabilidade gerencial. Embora esse tema seja novo no mercado de contabilidade, ele tem se destacado entre as empresas e está ganhando cada vez mais espaço nas discussões empresariais. Dicas de Temas para TCC de Contabilidade
Se você escolheu esta área para abordar em seu TCC, saiba que isso pode ter bastante impacto em seu currículo. Para quem pretende atuar na área de contabilidade gerencial, ter um projeto de TCC que aborda este assunto é algo promissor para o currículo do profissional. Mas escolher a abordagem certa para o tema também é decisivo. Por isso, criamos uma lista com várias sugestões de TCC de contabilidade gerencial. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre esse tema.
Definição de contabilidade gerencial em um TCC
Você como estudante de contabilidade já deve ter estudado sobre contabilidade gerencial em detalhes. Se isso ainda não aconteceu, é porque você está fazendo seu TCC antecipadamente, e isso é muito bom. Nesse caso, é fundamental que você conheça a fundo os principais detalhes deste conceito de contabilidade, por isso, recomendamos que você procure por materiais didáticos sobre o assunto em sua instituição de ensino e esclareça suas dúvidas com o orientador.
Mas de forma resumida, você terá que informar em seu TCC aspectos básicos sobre contabilidade gerencial para que pessoas leigas entendam um pouco deste conceito antes de partir para informações mais detalhadas. Nesse caso, você pode explicar aos leitores que a contabilidade gerencial está entre as áreas de maior relevância para os contadores, considerando que ela permite que as empresas consigam mais espaço no mercado.
Nos cursos de ciências contábeis, a contabilidade gerencial é definida como várias técnicas e procedimentos aplicados na contabilidade, sendo algumas delas a contabilidade financeira, a análise de demonstrações contábeis, contabilidade de custos, entre outras. Quando combinadas, essas técnicas e procedimentos permitem que as empresas tenham mais informações para tomar boas decisões.
É importante que você destaque em seu TCC todos os aspectos que podem ser gerados a partir da contabilidade gerencial, como maior controle das finanças da empresa, comparação da empresa com concorrentes, utilização de dados para melhorar tendências e projeções para o futuro, além de melhorias na definição de preços, delimitação de ponto de equilíbrio, elaboração de orçamento, definição de objetivos e metas da empresa, e muitos outros benefícios.
O ideal, neste tipo de trabalho, é que a abordagem escolhida esteja relacionada a área que você pretende atuar após a conclusão do curso de graduação. Assim, você terá em seu portfólio um estudo detalhado sobre contabilidade gerencial, que pode ser um grande diferencial no mercado de trabalho.
Abordagens do tema contabilidade gerencial
Se você chegou à conclusão de que utilizará o tema contabilidade gerencial em seu TCC, é hora de definir qual será a sua abordagem sobre o assunto. Há várias formas de falar sobre contabilidade gerencial. Pensando nisso, criamos uma lista com várias sugestões para te inspirar a desenvolver seu TCC. Confira a seguir todas as sugestões:
- O básico da contabilidade gerencial;
- O futuro da contabilidade gerencial no Brasil;
- Empresas do século XXI e a necessidade da contabilidade gerencial;
- A importância das técnicas de contabilidade gerencial para a administração de negócios no Brasil;
- Ferramentas de contabilidade gerencial aplicadas a micro, pequenas, médias e grandes empresas;
- Contabilidade gerencial aplicada a pequenos negócios;
- Utilização de instrumentos de contabilidade gerencial em clubes de futebol;
- Estudo de caso sobre contabilidade gerencial;
- Gestão de farmácia comercial através da contabilidade gerencial;
- Técnicas de contabilidade gerencial aplicadas a empresas de revestimentos cerâmicos;
- O ramo hoteleiro junto as técnicas de contabilidade gerencial;
- Criação de empresas através da contabilidade gerencial;
- Gestão do agronegócio a partir da contabilidade gerencial;
- Tomada de decisões através da contabilidade gerencial;
- A importância dos dados fornecidos pela contabilidade gerencial em um negócio;
Dicas para a elaboração do TCC sobre contabilidade gerencial
Fazer um TCC é um grande desafio, mas o que as pessoas mais têm receio em torno deste trabalho são as Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aplicadas a formatação desse tipo de trabalho acadêmico. Além disso, a apresentação do TCC também pode ser um grande obstáculo para aqueles que são mais tímidos.
Tirando essas questões mais complicadas, é bastante simples organizar e planejar um TCC. Para te ajudar nessa elaboração, listamos várias dicas de como fazer um TCC abordando o assunto de contabilidade gerencial. Confira a seguir todas as dicas.
Não deixe para a última hora
O TCC é um trabalho que exige dedicação, tempo e muita pesquisa. Mesmo sendo algo demorado, é comum que o estudante acabe deixando esta tarefa de lado, afinal alguns estudantes possuem muitos afazeres, como os trabalhos de faculdade com prazo menor, estudos para provas, rotina trabalho e faculdade, questões pessoais, entre tantos outros.
Mas é importante que você organize sua rotina e dedique pelo menos 30 minutos do seu dia para adiantar o trabalho de conclusão de curso. Se você tiver um prazo grande para entregar o TCC, você poderá fazer aos poucos todos os dias e assim conseguirá entregar um bom trabalho dentro do prazo.
Faça novas pesquisas
Para fazer um trabalho acadêmico, é comum que os estudantes procurem por pesquisas feitas por outras pessoas. No entanto, você pode se tornar a referência no assunto trazendo novos dados e informações atualizadas em seu estudo. Além de dar maior credibilidade para o seu envolvimento com o assunto de contabilidade gerencial, você terá um material de grande qualidade em seu TCC.
As pesquisas podem ser feitas de diversas formas, indo desde entrevistas selecionadas a consultas com empresas que atuam no ramo do seu estudo. O ideal é que você mostre algo novo aos examinadores quando for apresentar o seu TCC.
Prove que a contabilidade gerencial é importante
Um TCC é um trabalho que discute temas relevantes para determinadas pessoas. Por isso, é fundamental que você estabeleça parâmetros que provem a importância da contabilidade gerencial para determinadas pessoas. Mostre o quanto esta área de estudo é importante para os estudantes de contabilidade, além das empresas que precisam desse maior controle na gestão contábil.