Saber escolher o tema para o TCC é uma tarefa muito importante na vida de um estudante, pois o contato que ele terá com esse tema deverá ser o maior possível. O estudante deverá se entregar a esse tema com total dedicação a ponto de abordar o assunto como outros deixaram de abordar, pelo menos é o que espera a banca avaliadora. Para os estudantes que cursam Direito, Psicologia, Pedagogia, Medicina, Serviço Social, dentre outros cursos, uma ótima dica é abordar o tema violência doméstica.
Está em dúvida sobre um tema para abordar em seu TCC e dedicar-se completamente? Veja neste post mais sobre o tema violência doméstica e o quanto esse assunto é importante para a sociedade. TCC Sobre Feminicídio: veja algumas sugestões de temas, exemplos prontos e dicas
Supondo que a sua instituição de ensino permita que você escolha o tema do TCC ou supondo que esse tema tenha sido determinado para você, faça a leitura deste post até o final para saber mais sobre o assunto. Veja algumas características importantes que devem ser levadas em conta e dicas que poderão lhe ajudar muito na hora de apresentar o seu trabalho.
TCC sobre violência doméstica e sua importância para a sociedade
A violência doméstica é um dos males da sociedade e está presente em muitos lares. Seja a agressão sofrida por mulheres, seja a violência que diversas crianças sofrem em lares desequilibrados ao ponto de quase morrerem, o tema violência doméstica toca neste ponto com grande ênfase. Falar sobre esse assunto é algo muito bom para a sociedade e pode ser a base para que mudanças ocorram a respeito disso.
Vamos supor que um estudante de Direito, um aluno dedicado e ciente do seu papel na sociedade tenha recebido o tema “violência doméstica” para o seu TCC. Partindo do princípio de que esse aluno se dedicou ao tema, buscando e pesquisando muito sobre o assunto, conversando com vítimas, agressores e levantando um banco de dados rico em detalhes e de fato realista, com certeza o TCC deste aluno poderá ser utilizado como base em outros estudos futuros relevantes para o combate a esse mal da sociedade. Quem sabe o estudo deste aluno sirva de embasamento para uma nova legislação sobre isso.
Um outro exemplo da importância de abordar este tema, é pensar o quanto isso poderá ajudá-lo a se preparar para a sua profissão, pois considerando que uma grande parcela das pessoas que você atenderá no futuro passem por essa situação, você já estará se preparando da melhor forma para lidar com isso. Isso vale para diversas profissões, além das já citadas logo no início deste post. Estar apto e bem preparado para saber lidar com vítimas da violência doméstica e agressores é um dos pontos forte da carreira de assistentes sociais, médicos, psicólogos, além de especialistas, como pediatra, delegado, juiz, dentre outros profissionais que deverão lidar com isso no dia a dia.
Alguns dados sobre violência doméstica no Brasil
De acordo com dados extraídos da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, a violência doméstica e as consequências deste ato recaem principalmente sobre as mulheres e crianças. São as mães e os filhos quem mais sofrem com a violência dentro do lar. Os maus tratos que esse grupo de vítimas sofrem, geram consequências graves para a saúde física e mental destas pessoas.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão, em 2013, revelou que a grande maioria das mulheres vítimas de violência doméstica sentem vergonha de passar por isso, sentem um grande medo de serem vítimas de um homicídio assim que denunciarem o que está acontecendo e por isso sempre recuam na hora de prestar queixa contra o agressor. Mães que passam por isso pensam primeiramente nos filhos e em muitos casos, são dependentes economicamente do marido ou parceiro agressor.
Estudos realizados em diversos estados brasileiros corroboram para os aspectos físicos e psicológicos tanto das vítimas quanto dos agressores. Esses dados podem servir de base para o TCC sobre violência doméstica e ajudar o estudante caso ele não saiba por onde começar. Nossa dica é: busque trabalhos realizados sobre este tema, pesquise as reportagem e tente enxergar o que ainda não foi visto por ninguém.
Tema e abordagens no TCC
O TCC sobre “violência doméstica” pode ser abordado de diversas formas. Você poderá fazer a escolha dos principais fatos e carências deste assunto e enfatizar isso em seu trabalho. Isso é algo importante de se definir, sendo assim escolha os pontos que realmente mais lhe chamaram a atenção. Logo abaixo segue alguns exemplos de abordagens sobre o tema “violência doméstica” que você também poderá utilizar em seu trabalho:
Traumas deixados na vida de crianças, adolescente e mulheres que sofreram violência doméstica
- O que é violência doméstica;
- Sequelas físicas e psicológicas de quem sofre violência doméstica calado;
- Como as vítimas podem se libertar dos traumas psicológicos;
- Consequências na vida de uma criança que sofre abusos físicos e psicológicos em casa;
- Como as equipes de saúde devem lidar ao constatarem lesões em crianças vítimas de violência doméstica.
Os agressores e suas características mais marcantes
- Quem são os agressores;
- Os agressores são doentes e devem receber tratamento;
- Como identificar um agressor;
- O alcoolismo e sua relação com a violência doméstica;
- A violência doméstica e sua relação direta com o crime passional;
- A importância de denunciar a violência doméstica.
Cuidados que você deve ter com esse tema
Um dos pontos mais importantes que o estudante deve estar atento na hora de escrever sobre o tema “violência doméstica” é se ele já sofreu com isso em sua vida. Ou seja, é um ponto positivo alguém que tenha sofrido com isso tornar-se um profissional e lutar contra esse mal da melhor forma possível. Mas, caso você sinta-se mal devido aos traumas dessas experiências, não é errado pedir a alteração do tema junto aos responsáveis da instituição. Mas lembre-se, por mais traumática que sua experiência possa ter sido, ela pode contar muito na hora de abordar esse tema e trazer novas soluções para que tenha cada vez menos caso sobre isso.
Deixe um comentário