Fazer a revisão do TCC é uma tarefa simples, mas requer muita cautela. As ferramentas para revisão de texto podem ajudar muito nesse processo.
Finalmente o seu TCC está pronto. Este é um momento de considerável alívio, pois o principal está feito. Entretanto, isso não significa que o trabalho está terminado. É preciso revisá-lo. Nesse sentido, é imprescindível que você conheça e saiba usar os diferentes tipos de ferramentas de revisão textual.
Os avanços no campo da tecnologia estão acontecendo o tempo todo. Isso se aplica também à questão da escrita. Redatores e outras pessoas que necessitam escrever textos se beneficiam desses dispositivos para ampliar a qualidade do trabalho.
Mas afinal, o que são ferramentas de revisão? O que é revisão de texto? Que tipos de ferramentas existem? Como utilizá-las? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo desse artigo. Aproveite a leitura!
O que são ferramentas de revisão?
Você sabe o que são ferramentas de revisão? Bem, podemos defini-las como uma série de instrumentos tecnológicos e dispositivos que podem ser utilizados para contribuir no processo de revisão textual.
Escrever um TCC já é uma tarefa complexa por si só. É necessário, além da escrita do trabalho, a revisão do texto elaborado, a fim de se averiguar se ele se encontra dentro das normas requeridas.
Quando você sabe o que são ferramentas de revisão e como usá-las, torna-se menos trabalhoso a verificação da qualidade e conformidade do trabalho.
A tecnologia pode dar uma “mãozinha” nessa etapa final de construção do seu trabalho de conclusão de curso. São programas e aplicativos que permitem efetuar uma série de ações para que você adeque seu TCC ao padrão solicitado.
O que é revisão de texto?
Podemos definir o que é revisão de texto como sendo um exame detalhado e profundo da obra com o devido respeito ao seu perfil, ao estilo do seu orientador/orientadora e as regras impostas pela universidade, sabendo reconhecer a importância do trabalho.
A relevância da revisão dentro do processo de elaboração do TCC é incalculável.
A revisão, que pode ser feita por um profissional especializado ou por você mesmo, frequentemente consiste em ações que são muito mais do que corrigir palavras.
A revisão textual ficou durante muito tempo reduzida à correção da ortografia e da gramática. Ela foi adotada pelo processo editorial. Contudo, o que é revisão de texto vai muito além da correção gramatical.
Essa modalidade de trabalho abrange uma série de ações mais elaboradas para assegurar o nível de qualidade de algo escrito. A revisão textual não intenciona modificar a estrutura e a ideia original do texto, porque um excelente revisor nutre respeito ao estilo de quem escreveu o que ele revisa, seja um TCC ou qualquer outro tipo textual.
Razões para fazer revisão
Existem diversas razões para fazer revisão do TCC. Listamos adiante alguns dos principais motivos para essa tarefa tão importante:
1. Adequação da linguagem
Envolve a análise da linguagem, notando se ela se enquadra no objetivo e na intenção que o autor pretende com o trabalho. Quem revisa o TCC, além dos elementos gramaticais e estilísticos, busca aprimorar a organização das ideias e a exposição das mesmas.
2. Clareza na construção textual
Outra das razões para fazer revisão é garantir que um texto escrito esteja dotado de clareza e isso é bastante complicado, pois nem sempre é evidente.
Acontece frequentemente das ideias serem boas, porém aparecerem formuladas de maneira ruim. É nesse momento que entra a revisão textual, para assegurar a clareza das ideias presentes ali.
Muitas pessoas possuem ótimas ideias, porém apresentam dificuldades para pô-las no papel. A revisão textual ajuda nesse aspecto, deixando o trabalho mais facilmente compreensível.
3. Confere maior credibilidade ao trabalho
Uma das principais razões para fazer revisão é que isso ajuda a garantir que o texto fique bem escrito, o que passa uma maior credibilidade a quem vai lê-lo.
4. Coesão, coerência e norma culta da língua
Uma das mais importantes razões para realizar a revisão é fazer com que o texto esteja com informações coesas, coerentes e redigidas de acordo com a norma culta da língua.
Tipos de ferramenta de revisão
Há uma variedade imensa de tipos de ferramenta de revisão. Os modelos desses instrumentos vão depender do elemento textual que você está querendo revisar.
Listamos alguns dos principais tipos de ferramenta de revisão, capazes de elevar a qualidade do seu TCC.
Programas para formatação textual e de referências
- FastFormat: realiza formatação em geral do trabalho e também das referências, inclusive nas normas da ABNT;
- Mendeley: permite administrar as referências, possibilitando o upload do pdf dos referidos documentos, organização de pastas e arquivos, realiza marcações, efetua compartilhamento de arquivos e muito mais.
- Latex: efetua a elaboração de textos matemáticos e científicos como um todo.
Ferramentas em geral para detecção de plágio
Todos esses softwares realizam uma leitura completa e detalhada do texto e, posteriormente, uma varredura profunda na Web, a fim de encontrar indícios de potenciais plágios.
Ferramentas para correção gramatical e ortográfica
- FastFormat: possui um corretor ortográfico e efetua sugestões para o usuário fazer as correções que forem necessárias;
- Grammarly: realiza correção da ortografia e semântica dos textos;
- VOLP: constitui-se em um sistema de buscas, já em consonância com o novo acordo ortográfico;
- Dicionário Criativo: reúne em um só lugar citações, metáforas, sinônimos ou até mesmo o sentido de uma palavra dentro de um contexto;
- Corretorortografico.com: site que corrige a ortografia de até 10000 caracteres de uma vez só;
- Nossa Língua Portuguesa: site pertencente ao portal R7, onde é possível ter acesso a dicionários e conjugador de verbos;
- Flip 9: é um conjunto de corretores ortográficos, que analisam não somente a ortografia, mas também a sintaxe;
- Orangoo: trata-se de um portal onde se faz uma confiável averiguação ortográfica, com direito a sinônimos e antônimos.
Como usar ferramentas de revisão?
Saber como usar ferramentas de revisão dependerá da ferramenta selecionada por você para realizar esse processo. Muitas delas são programas que precisam ser baixados e instalados. Outras tantas são sites e portais que disponibilizam esse recurso em suas páginas.
De um modo geral, aprender como usar ferramentas de revisão é bastante simples. Tudo o que você precisa é abrir o software desejado, inserir nele o texto ou parte do texto e clicar no comando de correção. O programa te entregará o texto devidamente corrigido.
Alguns softwares e sites, além de te fornecer a versão já acertada, te mostram as correções que foram feitas, exibindo as duas versões do texto.
Aprendendo como usar ferramentas de revisão
A partir do momento em que você aprende como usar ferramentas de revisão, seu trabalho fica mais fácil e bem-feito. Vale lembrar que é sempre interessante você fazer uma verificação manual, pois até mesmo esses programas estão sujeitos a falhas.
Contudo, antes de fazer uma revisão é necessário, obviamente, fazer um bom TCC. Nesse sentido, você pode continuar nesse site, o Projeto Acadêmico. Aqui você encontra todo o conteúdo que você precisa para realizar um TCC com o máximo de qualidade!
Deixe um comentário