Citação Direta Longa TCC: veja as regras ABNT, exemplo e como fazer

A elaboração do trabalho de conclusão de curso conta com diversas regras e parâmetros que devem ser seguidos para padronizar as informações fornecidas ao longo do documento. Como exemplo de regra, a citação direta longa apresenta várias características que são definidas pela ABNT através de normas. Essas normas vão desde a estrutura da citação onde é incluído informações sobre o autor, até mesmo a formatação utilizada para o trecho.

Neste post, falaremos todos os detalhes de como é feito a citação direta longa em um TCC, considerando as normas ABNT e todas as regras utilizadas para esse tipo de elemento. Além disso, ensinaremos a fazer a citação direta longa através de dicas e vários exemplos. Confira tudo isso a seguir e muito mais. Citação Direta TCC: veja as normas ABNT, como fazer, exemplo e sugestões

Normas ABNT para citação direta longa

As normas ABNT são um conjunto de regras instituídas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Essas regras determinam por meio de padrões a formatação e a estrutura de todo o trabalho acadêmico, definindo desde a capa até as referências bibliográficas. Nesse contexto, as citações que aparecem dentro do TCC também precisam ser inseridas de acordo com as normas em questão.

No caso das normas ABNT, a citação direta longa deve conter mais de 3 linhas considerando uma formatação com tamanho de fonte 12 e alinhamento justificado. Se a citação se enquadrar nessas características, ela deve receber a formatação específica para citação direta longa como determinam as normas ABNT.

Lembrando que essas regras são aplicadas apenas se a instituição exigir que o estudante aplique as normas ABNT em seu TCC. Sendo assim, é fundamental que você leia antes de qualquer coisa o manual de instruções do seu trabalho de conclusão de curso. Se a instituição solicita as normas ABNT para formatação do trabalho, então você deve prosseguir com as instruções que passaremos a seguir. Pré Projeto TCC: modelo pronto, sugestões e dicas de elaboração

regras para citação direta longa (exemplo)

Como inserir citação direta longa em TCC

Para que uma citação seja caracterizada como “direta longa”, ela deve corresponder aos parâmetros que mencionamos anteriormente. Nesse caso, a citação deverá ser mencionada no TCC juntamente com o sobrenome do autor, o ano de publicação e a página de onde foi retirada a citação. Além disso, a citação direta longa segue um padrão de formatação específico que deve ser feito no trabalho de conclusão de curso. Como fazer Referencial Teórico: veja nossas dicas e exemplos práticos

A citação direta longa é inserida no trabalho através de um “bloco” separado do restante do texto, como se fosse um parágrafo de destaque. Nesse bloco, as normas ABNT determinam que o espaçamento seja simples e que o tamanho da fonte utilizada seja 10. Além disso, o texto deve apresentar recuo de margem de 4 cm. Outro detalhe muito importante é que a citação direta longa não deve apresentar aspas. Veja a seguir um exemplo de como a citação direta longa deve ser inserida no TCC:

Exemplo prático

Neste contexto, ASSIS (1899) disse em Dom Casmurro:

José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às idéias; não as havendo, servia a prolongar as frases. Levantou-se para ir buscar o gamão, que estava no interior da casa. Cosi-me muito à parede, e vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola. Foi dos últimos que usaram presilhas no Rio de Janeiro, e talvez neste mundo. Trazia as calças curtas para que lhe ficassem bem esticadas. (p. 5).

No exemplo acima podemos observar que o sobrenome “ASSIS” é uma referência ao autor “Machado de Assis” que é o responsável pela obra “Dom Casmurro”. Ao mencionar o nome do autor dessa forma, as normas ABNT determinam que o ano de publicação da citação direta longa apareça em seguida.

A citação em si que mostramos no exemplo está na formatação exigida pela ABNT, onde o espaçamento das linhas deve ser simples, alinhamento justificado e tamanho da fonte menor que os demais textos do trabalho. No final, podemos ainda observar o número da página que corresponde a citação obtida no livro mencionado.

Essa é uma forma de realizar a citação direta longa em um TCC. Há ainda uma outra variação, que se aplica apenas a forma como o nome do autor aparece na citação. Nesse caso, vamos a mais um exemplo de como realizar essa formatação:

Esse é um exemplo clássico de obra do Realismo:

José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às ideias; não as havendo, servia a prolongar as frases. Levantou-se para ir buscar o gamão, que estava no interior da casa. Cosi-me muito à parede, e vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola. Foi dos últimos que usaram presilhas no Rio de Janeiro, e talvez neste mundo. Trazia as calças curtas para que lhe ficassem bem esticadas. (ASSIS, 1899, p. 5).

Neste outro exemplo, podemos observar que o sobrenome do autor, ano de publicação do livro e número da página aparecem ao final da citação direta longa. Esta é a segunda forma de inserir uma citação direta longa em um TCC de acordo com as normas ABNT. Fundamentação Teórica: como fazer, o que é, dicas e sugestões para o seu TCC

*Vídeo do canal da Grasiela Barnabé

Mais exemplos de citação direta longa

Segundo Perelman e Olbrechts-Tyteca, para argumentar:

[…] é preciso ter apreço pela adesão do interlocutor, pelo seu consentimento, pela sua participação mental […]. Quem não se incomoda com um contato assim com os outros será julgado arrogante, pouco simpático, ao contrário daqueles que, seja qual for a importância de suas funções, não hesitam em assinalar por seus discursos ao público o valor que dão à sua apreciação. (2000, p. 18).

Para argumentar:

[…] é preciso ter apreço pela adesão do interlocutor, pelo seu consentimento, pela sua participação mental […]. Quem não se incomoda com um contato assim com os outros será julgado arrogante, pouco simpático, ao contrário daqueles que, seja qual for a importância de suas funções, não hesitam em assinalar por seus discursos ao público o valor que dão à sua apreciação. (PERELMAN; OLBRECHST-TYTECA, 2000, p. 18).

Ninguém melhor que Alves (2003, p. 71) para mostrar a relevância da fruição:

As palavras também podem ser objetos de fruição, se nos ligamos a elas pela mesma razão que nos ligamos a um pôr-do-sol, a uma sonata, a um fruto: pelo puro prazer que nelas mora. Brinquedos, fins em si mesmas, palavras que não são para ser entendidas, são comida para ser comida: o caminho da poesia.

Placco (2002) destaca que a dicotomia no trabalho do coordenador pedagógico e do orientador educacional dentro da escola foi forjada historicamente e precisa ser superada por uma unicidade de ações voltadas à formação do aluno. A esse respeito ela destaca:

Experiências pedagógicas ocorreram, em vários momentos da história recente da educação brasileira, no enfrentamento dessa esdrúxula divisão dentro da escola. Essas experiências pedagógicas e as práticas delas decorrentes foram forjando propostas e saídas que deveriam culminar na proposição de um trabalho diferenciado dos profissionais de educação – docentes e não-docentes. No cotidiano da escola, de forma coletiva e integrada, deveriam procurar enfrentar as dicotomias impostas a um processo que é uno: a orientação e construção da prática escolar, docente e não-docente, voltada á formação do aluno (PLACCO, 2002, p. 96).

Elementos obrigatórios na citação direta longa

Em todas as citações desse tipo é importante mencionar o sobrenome do autor, o ano de publicação do item que está sendo mencionado e a página de onde o trecho citado foi retirado. Esses são itens obrigatórios que devem ser mencionados de acordo com as normas ABNT. Como já vimos anteriormente, há duas opções ao fazer essa menção, você poderá mencionar antes da citação ou ao final da citação direta longa.

Dicas para inserir citação direta longa no TCC

A principal dica para não errar na hora de inserir uma citação direta longa em seu trabalho de conclusão de curso é prestar bastante atenção a formatação exigida. No entanto, essa não é a única dica que você deve se atentar. É muito importante que você também verifique se as informações mencionadas nas citações estão corretas. Não adianta nada mencionar um trecho em seu TCC para fortalecer o raciocínio sobre um determinado ponto se esse trecho apresenta erros. Além disso, você deve se atentar para fornecer apenas informações verdadeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *