O mundo do marketing é abrangente com muitas modalidades e estratégias que englobam uma diversidade de negócios. Dentre as modalidades de marketing existentes, o marketing digital é uma das mais sofisticadas. Por meio de ferramentas estratégicas de comunicação, o marketing digital utiliza o poder da internet para divulgar. A importância desta modalidade de marketing evidencia o quanto os benefícios de sites, blogs e mídias sociais tem a oferecer na propaganda veiculada pela internet. Temas para TCC sobre Marketing: sugestões, modelos e exemplos reais
O profissional de marketing que atua na área deve estar atualizado com a evolução rápida e contínua do marketing digital, adaptar estratégias e lançar outras novas maneiras de fazer marketing digital no passo desta evolução. O estudante de marketing tem uma grande gama de assunto para um TCC quando decide abordar algo dentro do marketing digital. São diversos pontos que servem como temas e podem ser desenvolvidos como estudos significativos para a área.
Neste post, vamos falar mais sobre os temas para TCC de marketing digital dando dicas importantes sobre a escolha do tema. Confira tudo isso a seguir!
O poder da internet
A internet já deixou de ser considerada apenas um meio eficiente de fazer pesquisas há muito tempo. Nos dias de hoje o seu poder de comunicação é explorado de diversas formas, a fim de levar um produto ou serviço até um cliente em outra região do mundo. A internet anulou as barreiras geográficas que limitavam as pessoas de se comunicarem e fazerem negócios. Seu poder de comunicação mercadológico, descentralizado e tecnológico vem por meio de uma comunicação rápida e direta entre pessoas e as marcas, além de ser de livre concorrência para os diversos tipos de negócios existentes.
Quem divulga por meio da internet tem ao seu favor ferramentas e estratégias que irão impulsionar um negócio. As empresas de hoje sabem disso e contratam especialistas no assunto no intuito de não deixar passar essa oportunidade de divulgar seu negócio. No ramo do marketing, especificamente o marketing digital, os estudantes tem muito a aprender e desenvolver estratégias. Não pense que é só aprender um pouco sobre site, blog e redes sociais que já sai especialista no assunto.
O estudante deve saber a fundo sobre sites, blogs, redes sociais, mecanismos de busca, e-mail marketing, ambientes digitais, anúncios pagos e principalmente sobre o fenômeno que é a internet. O estudante deve estudar protocolos e parâmetros da internet que influenciam direta e indiretamente no retrospecto das propagandas geradas para seus clientes.
De um modo geral, o estudante deverá saber a importância, a finalidade do estudo e todo o contexto com os objetivos do marketing digital. Saber sobre o marketing e a internet, a origem e a evolução disso tudo e se aprofundar no estudo, garante que o estudante entenda e saiba o que está fazendo quando concluir seu curso.
Umas das etapas que provam isso para o estudante e para seus professores é o TCC. Diante deste importante trabalho o aluno pode demonstrar o que aprendeu e para que ponto se inclinou ao abordar um tema sobre a profissão que cursou. No caso do marketing digital, essa já é uma estratégia englobada dentro da profissão do marketing. O profissional de marketing formado deve saber sobre as modalidades de marketing existentes, como o mercado vem se comportando, a evolução de cada uma das modalidades e buscar um TCC dentro disso.
Mas, o marketing digital por sí só tem especialização com pós-graduação, além de uma gama de abordagem que também podem ser temas de um curso de graduação.
TCC de Marketing Digital
O marketing digital traz gravado em sua essência os mesmos conceitos do marketing tradicional. O que irá diferenciar as duas modalidades são as ferramentas utilizadas para comunicar e distribuir informações. Essas ferramentas são organizadas para servirem de recursos digitais e promover produtos e serviços, marcas, ideias, eventos, ações, dentre muitas outras coisas.
O TCC de marketing digital é mais uma etapa da grade de estudo em que o estudante se depara com uma tarefa importantíssima para sua carreira. Dividindo o TCC em etapas, a primeira e se não a mais importante etapa é a escolha do tema. Saber o que irá abordar e o porquê de tal tema é de suma importância para o estudante de marketing. Ele deve ter em mente que essa escolha irá refletir na sua apresentação e no seus dias como profissional formado.
Sabendo que o objetivo do marketing digital é desenvolver e trabalhar estratégias de marketing por meio da internet, o estudante deve começar a moldar seus pensamentos neste conceito. De uma forma geral, o estudante deve prezar por um TCC de marketing digital que investigue as mídias digitais com o intuito de apontar os benefícios e os principais problemas na utilização de canais de marketing por meio da internet.
Um estudo abrangente considerando a conceituação de marketing, do marketing digital e de como a internet evoluiu e vem evoluindo no Brasil é a chave para o estudante focar no que dizer em seu TCC. Ter a escolha do tema baseado nos conceitos e nos princípios do marketing digital é a melhor forma de começar a focar em um tema do seu TCC de marketing digital.
Sugestões de temas para TCC de marketing digital
As sugestões de temas logo a seguir não devem ser levadas ao pé da letra e sim como um ponto de partida para que o aluno construa uma ideia própria sobre o tema que irá abordar no TCC. Veja algumas das ideias que são temas frequentes de TCC em marketing digital:
- A Origem do Marketing Digital;
- A importância do Google para um negócio;
- Negócios e redes sociais;
- Publicidade na internet;
- Venda de produtos digitais;
- Chatbots e a evolução da comunicação;
- Venda no mundo digital;
- A evolução do comercio digital;
- Youtube para negócios;
- A Evolução da Internet no Brasil e no Mundo;
- O Perfil do Internauta no Brasil;
- A Bolha da Internet e sobre a Web 2.0;
- Os Efeitos da Economia Digital no Brasil e no Mundo;
- Web Sites e Redes Sociais;
- Os Mecanismos de Busca;
- O Poder do E-mail Marketing;
- O Mobile Marketing;
- Os Blogs e o Marketing de Conteúdo;
- Gerenciamento de Anúncios Pagos;
- Estratégias Usadas para SEO e Anúncios Pagos;
- O Poder do SEO;
- As Ferramentas de Marketing Digital.
Deixe um comentário