Início » Temas para TCC » Temas para TCC sobre Marketing Digital: sugestões e modelos de exemplo

Temas para TCC sobre Marketing Digital: sugestões e modelos de exemplo

O mundo do marketing é abrangente com muitas modalidades e estratégias que englobam uma diversidade de negócios. Dentre as modalidades de marketing existentes, o marketing digital é uma das mais sofisticadas. Por meio de ferramentas estratégicas de comunicação, o marketing digital utiliza o poder da internet para divulgar. A importância desta modalidade de marketing evidencia o quanto os benefícios de sites, blogs e mídias sociais tem a oferecer na propaganda veiculada pela internet. Temas para TCC sobre Marketing: sugestões, modelos e exemplos reais

O profissional de marketing que atua na área deve estar atualizado com a evolução rápida e contínua do marketing digital, adaptar estratégias e lançar outras novas maneiras de fazer marketing digital no passo desta evolução. O estudante de marketing tem uma grande gama de assunto para um TCC quando decide abordar algo dentro do marketing digital. São diversos pontos que servem como temas e podem ser desenvolvidos como estudos significativos para a área.

Neste post, vamos falar mais sobre os temas para TCC de marketing digital dando dicas importantes sobre a escolha do tema. Confira tudo isso a seguir!

O poder da internet

A internet já deixou de ser considerada apenas um meio eficiente de fazer pesquisas há muito tempo. Nos dias de hoje o seu poder de comunicação é explorado de diversas formas, a fim de levar um produto ou serviço até um cliente em outra região do mundo. A internet anulou as barreiras geográficas que limitavam as pessoas de se comunicarem e fazerem negócios. Seu poder de comunicação mercadológico, descentralizado e tecnológico vem por meio de uma comunicação rápida e direta entre pessoas e as marcas, além de ser de livre concorrência para os diversos tipos de negócios existentes.

Quem divulga por meio da internet tem ao seu favor ferramentas e estratégias que irão impulsionar um negócio. As empresas de hoje sabem disso e contratam especialistas no assunto no intuito de não deixar passar essa oportunidade de divulgar seu negócio. No ramo do marketing, especificamente o marketing digital, os estudantes tem muito a aprender e desenvolver estratégias. Não pense que é só aprender um pouco sobre site, blog e redes sociais que já sai especialista no assunto.

O estudante deve saber a fundo sobre sites, blogs, redes sociais, mecanismos de busca, e-mail marketing, ambientes digitais, anúncios pagos e principalmente sobre o fenômeno que é a internet. O estudante deve estudar protocolos e parâmetros da internet que influenciam direta e indiretamente no retrospecto das propagandas geradas para seus clientes.

De um modo geral, o estudante deverá saber a importância, a finalidade do estudo e todo o contexto com os objetivos do marketing digital. Saber sobre o marketing e a internet, a origem e a evolução disso tudo e se aprofundar no estudo, garante que o estudante entenda e saiba o que está fazendo quando concluir seu curso.

Umas das etapas que provam isso para o estudante e para seus professores é o TCC. Diante deste importante trabalho o aluno pode demonstrar o que aprendeu e para que ponto se inclinou ao abordar um tema sobre a profissão que cursou. No caso do marketing digital, essa já é uma estratégia englobada dentro da profissão do marketing. O profissional de marketing formado deve saber sobre as modalidades de marketing existentes, como o mercado vem se comportando, a evolução de cada uma das modalidades e buscar um TCC dentro disso.

Mas, o marketing digital por sí só tem especialização com pós-graduação, além de uma gama de abordagem que também podem ser temas de um curso de graduação.

TCC de Marketing Digital

O marketing digital traz gravado em sua essência os mesmos conceitos do marketing tradicional. O que irá diferenciar as duas modalidades são as ferramentas utilizadas para comunicar e distribuir informações. Essas ferramentas são organizadas para servirem de recursos digitais e promover produtos e serviços, marcas, ideias, eventos, ações, dentre muitas outras coisas.

O TCC de marketing digital é mais uma etapa da grade de estudo em que o estudante se depara com uma tarefa importantíssima para sua carreira. Dividindo o TCC em etapas, a primeira e se não a mais importante etapa é a escolha do tema. Saber o que irá abordar e o porquê de tal tema é de suma importância para o estudante de marketing. Ele deve ter em mente que essa escolha irá refletir na sua apresentação e no seus dias como profissional formado.

Sabendo que o objetivo do marketing digital é desenvolver e trabalhar estratégias de marketing por meio da internet, o estudante deve começar a moldar seus pensamentos neste conceito. De uma forma geral, o estudante deve prezar por um TCC de marketing digital que investigue as mídias digitais com o intuito de apontar os benefícios e os principais problemas na utilização de canais de marketing por meio da internet.

Um estudo abrangente considerando a conceituação de marketing, do marketing digital e de como a internet evoluiu e vem evoluindo no Brasil é a chave para o estudante focar no que dizer em seu TCC. Ter a escolha do tema baseado nos conceitos e nos princípios do marketing digital é a melhor forma de começar a focar em um tema do seu TCC de marketing digital.

Sugestões de temas para TCC de marketing digital

As sugestões de temas logo a seguir não devem ser levadas ao pé da letra e sim como um ponto de partida para que o aluno construa uma ideia própria sobre o tema que irá abordar no TCC. Veja algumas das ideias que são temas frequentes de TCC em marketing digital:

  • A Origem do Marketing Digital;
  • A importância do Google para um negócio;
  • Negócios e redes sociais;
  • Publicidade na internet;
  • Venda de produtos digitais;
  • Chatbots e a evolução da comunicação;
  • Venda no mundo digital;
  • A evolução do comercio digital;
  • Youtube para negócios;
  • A Evolução da Internet no Brasil e no Mundo;
  • O Perfil do Internauta no Brasil;
  • A Bolha da Internet e sobre a Web 2.0;
  • Os Efeitos da Economia Digital no Brasil e no Mundo;
  • Web Sites e Redes Sociais;
  • Os Mecanismos de Busca;
  • O Poder do E-mail Marketing;
  • O Mobile Marketing;
  • Os Blogs e o Marketing de Conteúdo;
  • Gerenciamento de Anúncios Pagos;
  • Estratégias Usadas para SEO e Anúncios Pagos;
  • O Poder do SEO;
  • As Ferramentas de Marketing Digital.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

1 comentário em “Temas para TCC sobre Marketing Digital: sugestões e modelos de exemplo”

Deixe um comentário