Abreviação de Mestre: veja qual sigla você deve usar para mestrados

A abreviatura correta em diversas situações é algo fundamental para o profissional formado e devido a isso, muitas pessoas acabam se confundindo com as diversas abreviaturas encontradas no dia a dia. O próprio profissional formado em muitas vezes é uma dessas pessoas que ficam em dúvida de como abreviar de forma correta. No caso do Mestre, isso também pode acontecer ou não, porém, é mais comum que os leigos acabem ficando em dúvida quando antes de um nome aparece “Me”.

Neste artigo vamos mostrar a forma correta de usar abreviação de Mestre em qualquer documento assinado. Vamos mostrar duas formas de abreviação e como interpretá-las de forma correta. Também vamos mostrar como abreviar Mestre e Mestra. Veja tudo isso a seguir!

Forma correta de abreviar Mestre

A forma correta de uma abreviatura é sempre um dos pontos que levam a dúvida de profissionais e na grande maioria das vezes, são os leigos que ficam sem entender o significado de tais letras antes de um nome. É comum ter dúvidas quanto aquele monte de letras abreviadas antes da assinatura de alguém em um documento. Quanto a isso, é importante pesquisar as diferentes formas de abreviaturas existentes e tentar memorizá-las para saber do que se trata quando você se deparar com alguma.

A forma correta de abreviar Mestre em um documento é “Me.” antes do nome do assinante. É extremamente comum que as pessoas se confundam com essa abreviação sem saber do que se trata. Quando você estiver assinando um documento e ver que a outra parte assinante incluiu um “Me” antes do nome, isso significa que essa pessoa é formada com Mestrado em uma profissão. Mas, o que é ser Mestre em algo?

O que é Mestrado?

O Mestrado é um nível de graduação existente no Brasil. Para sermos mais específicos, o Mestrado é possível de ser conquistado no nível pós-graduação stricto sensu, o que significa que esse profissional conquistou um nível profundo de formação dentro do que faz. Geralmente, professores que lecionam em nível superior detêm este nível de graduação.

O Mestrado pode acontecer de duas formas diferentes, Mestrado Profissional ou Mestrado Acadêmico. O Mestrado Profissional é de regimento do MEC e pode ser observado junto a Portaria nº 389, de 23 de março de 2017. Das duas formas descritas, a abreviatura de Mestre acontece da mesma forma, com um “Me.” antes do nome da pessoa.

Exemplo de abreviação de Mestre

Um exemplo de abreviação de Mestre é: João é conhecido na universidade onde leciona como Me. João e na assinatura de todos os trabalhos, correção de provas e assuntos relacionados com o seu trabalho, João assina sempre um “Me.” antes do seu nome. Um outro exemplo e um dos mais comuns são as citações feitas por Mestres:

“O relevante é enfatizar algo que esteja dentro do contexto em cada operação financeira realizada” (Me. João).

Podemos notar nos dois exemplos que “Me” sempre vem seguido de um ponto e logo em seguida o nome da pessoa. Isso significa que o nome pode ser abreviado ou completo. Não existe uma regra quanto a isso, mas o “Me.” de mestrado pode ser tomado como obrigatório em diversos tipos de documentos assinados. Dentro da universidade, o “Me” deve sempre incluir a abreviação antes das assinaturas na prática docente. Assim como um profissional com Mestrado que atua em sua área fora dos muros da universidade deve lançar sua assinatura em documentos relativo ao seu trabalho.

Se você é Mestre em algo e deve assinar uma encomenda que chegou em sua casa, tão pouco importa se você irá colocar o “Me.” antes de assinar o recebimento do pacote, pois o entregador deseja somente o nome de quem está recebendo a encomenda. Diferente disso, é a relevância que a assinatura de um trabalho acadêmico feito por um professor da universidade tem para um aluno. O “Me” demonstra que o trabalho de um aluno foi avaliado por um Mestre e isso é muito importante para o estudante.

Diferença de gênero na abreviação de Mestre

Como explicamos nos tópicos acima, a abreviação “Me.” é utilizada antes do nome de um Mestre em algo. Porém, isso só é válido se a pessoa for do gênero masculino, pois, se o profissional formado com Mestrado for do gênero feminino, a forma correta de usar a abreviação de Mestre é “Ma”. Esse também é um assunto que costuma confundir muito as pessoas quando se trata de abreviação.

A diferença de gênero nas abreviações de Mestrado podem confundir alguns profissionais, mas é normal que as pessoas que não estão no âmbito acadêmico, sem qualquer tipo de formação e que nunca tenham ouvido falar sobre o significado das abreviações diversas existentes acabem se confundindo com “Me” ou “Ma” antes do nome de alguém. Geralmente, quando um leigo se depara com essas abreviaturas fica sem saber do que se trata.

Portanto, quando você se deparar com a assinatura e antes do nome tiver o “Ma.” ou “Me.”, saiba que isso significa que essa pessoa é formada com Mestrado no que faz. As regras de relevância para a assinatura de “Ma” em um documento são as mesmas para os homens e mulheres, sendo a abreviação relevante ou não em diversos casos.

Versões de abreviação de Mestre

Em alguns casos você irá se deparar com a assinatura de “M.e” ou “M.a”, pois assim indica a ABL (Academia Brasileira de Letras). No manual da PUC do RS é possível encontrar “Me” ou “Ma” como forma correta de abreviar a assinatura do Mestre ou Mestra. Neste caso, fica a critério de cada um, pois as duas formas estão corretas e podem ser utilizadas. Para muitos, a utilização da abreviatura de Mestre ou Mestra das duas formas é um assunto polêmico, mas, na dúvida, o mais aconselhado é utilizar o “Me” e o “Ma” antes de assinar um documento onde a relevância do Mestre ou Mestra antes do nome do profissional deva ser enfatizada. O ideal é que você consulte as regras de formatação do conteúdo que estiver produzindo, caso a abreviatura precise ser incluída em um trabalho acadêmico.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas