Relato de Experiência: veja como fazer, modelo e exemplo pronto

O relato de experiência é um bom argumento para se utilizar em trabalhos acadêmicos como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Considerado pelos especialistas em trabalhos acadêmicos como dados de grande relevância, o relato de experiência oferece informações detalhadas sobre a experiência do autor em relação a determinado evento.

Quer fazer um relato de experiência para o seu TCC, mas não sabe por onde começar? Deixa que nós te ajudamos com isso. A seguir preparamos um guia completo de roteiro para relato de experiência, considerando aspectos importantes como a definição de relato de experiência, como fazer, entre outros detalhes. Confira tudo isso a seguir.

exemplo de relato de experiência
Fonte: https://pt.slideshare.net/aninhaprof/elaborao-de-relato-de-experincia

Relato de experiência: definição

O relato de experiência é uma produção textual que reúne diversos elementos descritos precisamente através de uma retratação de uma experiência vivida. Quando aplicado a um trabalho acadêmico, o relato de experiência se torna um texto de grande importância, pois tem a função de contribuir de forma relevante para a área de atuação abordada no trabalho, seja para desenvolver um projeto profissional ou para criar um novo curso sobre a área, entre outras possibilidades. Relato de Caso: dicas de como fazer, metodologia, ABNT e exemplos

No relato de experiência, o autor traz à tona diversas motivações e metodologias que descrevem as ações tomadas em relação ao relato de determinada experiência, considerando impressões vivenciadas pela pessoa que a viveu, assim como outros aspectos que possam impactar de alguma forma no relato.

Embora pareça simples relatar determinada experiência, é preciso seguir vários aspectos para ter um bom relato, como contextualização, objetividade e aporte teórico. Esses três aspectos devem aparecem em todo relato de experiência retratado em um trabalho acadêmico. De forma resumida, o relato de experiência não pode ser de forma alguma uma narrativa subjetiva, emotiva e nem mesmo uma divulgação aleatória e pessoal.

Há algumas pessoas que acreditam que o relato de experiência dá ao autor uma liberdade maior para poder descrever suas impressões e fazer considerações em uma linguagem pessoal. No entanto, há aqueles que defendem que o relato de experiência faz parte de um trabalho científico, por isso, ele deve ser impessoal e muito sério, ou seja, sem apelo emotivo, pessoal ou qualquer coisa do gênero.

Como há um grande conflito entre ambas as versões, é recomendado que os estudantes escrevam um relato de experiência em tom semelhante ao que é utilizado em sua área de atuação. Nesse caso, o estudante pode procurar por trabalhos acadêmicos parecidos com seu e observar o tom utilizado no relato de experiência. Essa é uma forma simples de não errar na hora de escrever seu relato de experiência.

Independente do tom utilizado para fazer o relato de experiência, o autor deve sempre prestar atenção aos fatos e considerações apontados no relato. Cada uma das considerações descritas deve apresentar relevância para o relato de experiência, assim como importância real para a área de estudo abordada no trabalho. Caso contrário, é melhor deixar de lado determinadas considerações.

O relato de experiência é mais do que uma simples descrição de uma situação. O autor precisa passar através deste texto reflexões e ponderações embasadas em sua própria experiência que será relatada ao longo do texto. O relato de experiência deve ser feito de forma que auxilie outros estudos, vivências e pesquisadores sobre determinado assunto.

Exemplos prontos:

Como fazer relato de experiência?

Fazer um relato de experiência em tom impessoal com informações relevantes sobre a experiência vivenciada pode ser um pouco desafiador, ainda mais quando não sabemos a estrutura e aspectos principais deste tipo de texto. Pensando nisso detalharemos a seguir várias dicas para que você possa fazer seu relato de experiência considerando várias etapas. Confira a seguir todas essas dicas!

*Vídeo de Helena Farias

Estrutura do relato de experiência

Antes de criar seu relato de experiência, você precisa entender a estrutura dessa produção textual. O relato de experiência é composto normalmente pelos seguintes tópicos: introdução, objetivos, metodologias, descrição do contexto e procedimentos, resultados observados e considerações finais.

Essa não é uma estrutura padrão ou obrigatória, mas é a forma mais simples e fácil de estruturar o seu relato de experiência. Considerando essa estrutura, abordaremos a seguir cada um dos tópicos mencionamos para que você entenda como é feito um relato de experiência.

1. Introdução

É o momento em que você descreve brevemente os pontos que serão abordados em seu relato de experiência, considerando os objetivos e os principais argumentos que serão utilizados.

2. Marco teórico do relato

Nesse momento, você deve contextualizar o seu relato de experiência apresentando todos as experiências vivenciadas em uma ordem cronológica.

3. Local e população envolvida no relato

Esta não é necessariamente uma etapa, mas faz parte do contexto maior de todo o relato. Você deve descrever ao longo de seu texto o local onde ocorreu tal experiência, assim como a população envolvida com esta situação.

4. Primeira sessão do relato

Ao descrever uma experiência, a primeira sessão tem sempre uma importância maior para detalhar tudo que foi observado. Neste momento, o estudante deve apresentar seus principais aspectos, resultados e considerações sobre a experiência vivenciada.

5. Outras sessões do relato

Nas outras sessões do relato você deve acrescentar novas impressões respeitando a ordem cronológica. O ideal é que você especifique sempre sobre qual sessão está se referindo. Além disso, faça com no máximo 8 linhas, respeitando o mínimo de 2 frases por parágrafo.

6. Metodologia do estudo

Nesta etapa, você deverá informar quais foram os métodos utilizados para chegar ao relato de experiência, considerando todos os aspectos empregados em seu estudo.

7. Conclusão do relato

Por fim, você deverá concluir seu relato de experiência informando os resultados observados e outros elementos finais do seu estudo.

Viu só como é fácil fazer seu relato de experiência? Em todos os tópicos, é importante que você use uma linguagem mais impessoal, tornando os fatos mais relevantes que qualquer consideração emotiva ou pessoal. Isso traz mais credibilidade para o seu trabalho e ainda deixa os leitores se decidirem sobre o que foi relatado. Seguindo os tópicos que mencionamos, você fará um bom relato de experiência que trará muito mais dados e argumentos para a construção do seu trabalho acadêmico.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas