Contextualização do Tema TCC: como exemplo, exemplo e significado

Todo trabalho de TCC segue diversas regras de suma importância que regem a pesquisa, a elaboração e a entrega do trabalho. Essas regras são padronizadas em todo o país e são adotadas por todas as instituições de ensino competentes. Dentre as normas técnicas instituídas para o TCC, existe a regra da contextualização do tema, um dos pontos mais importantes do trabalho.

Considerando que além das exigências técnicas referente a formatação e apresentação do TCC, com coesão e todo um embasamento teórico, o estudante deve prezar por redigir todo o texto central de seu trabalho com contextualização.

Neste post vamos falar sobre a contextualização em um tema de TCC, o que o aluno deve saber sobre contextualização e como fazer isso de forma correta. Saiba mais sobre contextualização e veja como isso é aplicado em trabalhos de TCC. Veja tudo isso a seguir!

escolher pra onde seguir

O que é contextualização?

A contextualização provém de uma palavra ligada ao ato de dar contexto para uma determinada coisa. Geralmente o objetivo de contextualizar algo é explicar sobre as características e razões de uma determinada coisa. Em específico, a definição de contextualização é proporcionar entendimento sobre um determinado assunto, focado em possibilitar a melhor explicação possível a respeito do tema escolhido no seu trabalho.

Utilizar a contextualização para dar significado a um texto possibilita muito a compreensão de terceiros sobre o que está se referindo o texto. Isso ajuda a evitar que existam fragmentos desconexos, ou que dificultariam o aprendizado de uma pessoa dando margens a erros. Quando existe a contextualização há conexão entre os trechos do assunto abordado e assim o entendimento se torna claro.

Existem alguns tipos de expressões que podemos utilizar como sinônimos para uma contextualização de um texto. Por exemplo: apresentar o contexto, interpretar conforme o contexto, descrever o contexto, revelar as circunstâncias, considerar conforme o contexto. Porém, contextualizar é algo tão simples assim quando estamos falando do âmbito acadêmico? O que é contextualizar quando falamos de TCC?

Para que não existam dúvidas quanto ao que é contextualizar quando estamos falando de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é muito importante nos atentarmos sobre pontos importantes. É importantíssimo, por exemplo, que o estudante reúna as informações de suma importância referentes ao tema abordado para elaborar uma orientação com começo, meio e fim de todo o seu trabalho. É importante conseguir reunir um histórico com o objetivo do estudo.

Quando o estudante consegue reunir as informações para uma melhor orientação de seu trabalho, isso faz com que o pesquisador saiba se expressar com coesão e contextualização ao longo de um conteúdo científico. Sabemos que um trabalho de TCC deve ter embasamento teórico e portanto, saber se expressar com uma sintaxe compreensível do começo ao fim acaba sendo uma tarefa difícil para muitos estudantes, principalmente para projetos matemáticos que envolvem diversas teorias e que devem ser explicadas.

O que é Contextualização na Educação?

Existe também o conceito de contextualização na educação, algo que possui um aspecto conceitual e cada vez mais tem sido considerado importante para os educadores. Esse é um importante aspecto no que diz respeito a Educação Inclusiva que leva em conta o ensino da cultura de uma região onde os estudantes vivem. Isso é o mesmo que inserir elementos de suma importância para a educação dos estudantes considerando aspectos do dia a dia destes alunos.

Acredita-se que os estudantes que demonstram dificuldades de aprendizado podem se desenvolver melhor quando o foco da educação é contextualizada com a realidade da região, considerados os pontos positivos disso, como a cultura, aspectos da língua, dentre outros aspectos. Por isso, cada vez mais o conceito de contextualização, transversalidade e interdisciplinaridade têm sido discutidos na âmbito educacional no Brasil.

Como contextualizar um tema de TCC?

A contextualização de um tema de TCC começa a ser trabalhada desde a escolha do tema, passando pela pesquisa e por toda a coleta de dados. Ou seja, se você seguir um critério cronológico de trabalho terá mais facilidade na hora de juntar tudo que foi pesquisado e começar a elaborar o texto central do seu trabalho. Sabemos que um trabalho de TCC é algo que exige bastante dedicação do estudante no que diz respeito aos critérios e normas cobrados para a realização deste trabalho.

Imagine que você deva contextualizar o tema “Marketing Digital Para Microempreendedor“. Neste caso, o tema central é “Marketing” e você deverá contextualizar esse tema em seu trabalho. Você deverá desenvolver esse tema e mostrar como funciona todo o processo de um modo geral. O mais importante é saber contextualizar o seu trabalho mostrando as estratégias utilizadas para as tomadas de decisão, principalmente com a análise da interpretação do que é real. É importante falar do marketing como tema central logo no primeiro parágrafo.

Em seguida, você deve delimitar os próximos parágrafos falando sobre o marketing digital voltado para os microempreendedores. Uma dica importante é você também utilizar imagens para contextualizar seu trabalho. Utilize imagens e todo o recurso visual possível para embasar de forma homogênea e linear sua apresentação. As imagens podem ajudar muito na contextualização do tema do TCC quando elas são de fato explicativas e de acordo com o tema apresentado.

Não hesite em pesquisar o máximo possível sobre formas de contextualizar seu texto e saiba que isso é algo que se pratica no dia a dia. Treine fazer isso escrevendo o máximo que puder explicando algo de forma escrita. Comece com pequenas coisas do dia a dia e na medida do possível procure ir aperfeiçoando seu método de escrita. Adquira o hábito de ler jornais e revistas, principalmente aqueles que estão voltados para sua área de interesse.

Adquira o hábito de ler e escrever e vai desenvolvendo todas as técnicas necessárias para trabalhar temas complexos. Caso você não tenha esses hábitos, faça isso durante o seu curso e adquira o hábito de escrever desde as primeiras aulas. Uma outra dica é conversar bastante com o seu orientador de TCC e com um professor de língua portuguesa para tirar o máximo de dúvidas sobre esse importantíssimo assunto.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas