Embasamento Teórico: veja como fazer no seu TCC, definição e dicas

Todo trabalho acadêmico deve ser elaborado dentro de especificações muito importantes para que exista um padrão técnico deste tipo de trabalho. A importância da padronização se dá pelo fato de todos os alunos de um curso técnico, tecnólogo, graduação ou pós-graduação apresentarem trabalhos com as mesmas regras de exigências. Ou seja, o esforço que um aluno ou um grupo de alunos terá para elaborar e apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), será o mesmo que todos os outros alunos terão. Além disso, os padrões técnicos são extremamente importantes para que os alunos se orientem de forma precisa sobre o que fazer e como fazer.

A respeito do conteúdo gerado, é importante que além dos padrões técnicos, o conteúdo siga um embasamento teórico para que as informações apresentadas tenham peso e credibilidade e não sejam informações facilmente refutáveis. Neste caso, tanto os padrões técnicos de pesquisa, formatação e elaboração de um trabalho acadêmico, devem condizer com um conteúdo embasado, coeso e científico.

Neste post vamos mostrar o que é embasamento teórico e como ele é importante em um trabalho acadêmico. Vamos mostrar uma forma de compreender o embasamento teórico e como ele é estruturado em um TCC. Veja tudo isso a seguir!

cadernos, caneta e livros

O que é Embasamento?

O embasamento pode ser definido como um termo voltado para apontar uma base, um fundamento sobre algo. O embasamento pode ser requerido de diversas formas, sendo uma dessas formas o embasamento teórico. De uma forma geral, o embasamento é algo fundamental, o alicerce de algo, a extrutura de sustentação de um argumento ou de uma casa. Podemos considerar que a palavra “embasamento” pode ser utilizada em diversas situações que estejam ligadas a um assunto específico.

Um exemplo disso é quando falamos do embasamento utilizado na arquitetura, que é a base de toda uma estrutura sólida de uma edificação que sustenta tudo que fica acima dela. Porém, essa palavra pode ser utilizada neste sentido de suporte, mas também no sentido figurado para muitas outras coisas no dia a dia. Para não restar dúvidas de como essa palavra pode ser utilizada, logo abaixo seguem alguns exemplos do uso da palavra “embasamento”:

“As pessoas não podem acreditar no que ela está dizendo, todas as afirmações que saem da boca desta mulher não tem embasamento algum”;

“Precisamos elaborar um projeto que forneça um bom embasamento para a nova estrutura”;

“Os magistrados necessitam de mais embasamento neste caso para poder seguir com o processo”.

O que é Embasamento Teórico?

Quando falamos de embasamento teórico estamos falando da fundamentação de um trabalho acadêmico ou de uma teoria lançada. A fundamentação é toda parte científica de um trabalho de TCC e é nesta etapa que diversos alunos sentem dificuldades com o trabalho. Geralmente, é na fundamentação teórica que encontram-se os transtornos da grande maioria dos acadêmico, pois é na base teórica da maioria dos trabalhos que os estudantes cometem erros como plágio, omissão de informações relevantes e assim dão margens para que o trabalho seja refutado.

Tudo que for levado como conteúdo para o trabalho deve ser confrontado e ter pontos revisados para um embasamento científico. O problema é que as pessoas de um modo geral não sabem o que irão escrever, sendo esse um dos maiores motivos de desistências de temas e até de cursos em instituições de ensino.

Mas, fique tranquilo que se você buscar um método para embasar um trabalho de forma teórica, saiba que isso existe e pode ser replicado também por você. Para começarmos a fazer isso, o primeiro passo é você saber que em diversas instituições de ensino o embasamento teórico será cobrado como fundamentação teórica ou referência teórica. Os dois termos querem dizer a mesma coisa.

Isso acontece porque a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não define a palavra exata para este tipo de assunto, assim o embasamento teórico pode ser expressado com outros termos dependendo da instituição de ensino. Veja logo abaixo o que um trabalho acadêmico deve possuir para ter embasamento teórico:

Referência Teórico 

O seu TCC deve ter a referência teórica com elementos teóricos sobre o assunto, texto descritivo sem opiniões pessoais e todo o trabalho deve ser baseado em citações de autores importantes. Palavras compostas importantes são comuns em diversas instituições de ensino no Brasil e no mundo são para descrever o embasamento teórico além de Referência Teórico, como:

Desta forma, fica um pouco mais fácil de entender sobre o que estamos falando e pelo o que você deve prezar em seu trabalho de TCC quando falamos de embasamento teórico.

Estrutura de um TCC com Embasamento Teórico

O que foi falado no tópico acima já entra bem na questão da estrutura de um trabalho embasado. Mas, vamos mostrar como fazer isso de forma prática em seu trabalho de TCC. O primeiro passo é saber dividir o seu trabalho em elementos textuais, pré-textuais e pós-textuais.

Para quem não sabe, a parte pré-textual de um trabalho acadêmico serve para identificar quem é o autor ou autores, base da pesquisa, a capa, sumário, resumo e tudo que vem antes do conteúdo propriamente dito. A parte pós-textual são os anexos, apêndices, bibliografia, dentre todas as partes que finalizam o trabalho após o encerramento do conteúdo propriamente dito.

No conteúdo de seu TCC, devem estar contidos os embasamentos teóricos espalhados no corpo do texto de seu TCC. É no desenvolvimento do trabalho que a fundamentação teórica deve ser apresentada obrigatoriamente, mas, em alguns tipos de trabalho, como em artigos científicos, o embasamento teórico aparece logo na introdução obrigatoriamente. Veja logo a seguir a sequência de como deve seguir a estrutura de um trabalho acadêmico embasado:

Estrutura do Trabalho Acadêmico

Elementos Textuais

Desenvolvimento

  • Embasamento Teórico;
  • Análise de Dados.

Portanto, você ficou sabendo neste post que o embasamento teórico é o mesmo que provar cientificamente tudo que está sendo apresentado no desenvolvimento do seu TCC. Você também pode ver detalhes da estrutura de um trabalho de TCC e onde devem estar inclusas as referências teóricas sobre o tema abordado. Não hesite em pesquisar mais sobre o assunto e busque se aprofundar nas normas ABNT e nas exigências feitas pela instituição de ensino onde você está cursando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *