Temas de TCC sobre Adoção: dicas e sugestões para o seu trabalho

O trabalho de conclusão de curso é um dos principais obstáculos que os estudantes devem superar para concluir um curso, seja ele de nível técnico ou superior. Mas para fazer isso, a escolha do tema é fundamental para ter sucesso no TCC. O tema adoção proporciona várias discussões diferentes, sendo uma ótima abordagem para TCC de Assistência Social e Direito.

Quer falar sobre adoção em seu TCC? Então confira todas as dicas e informações que preparamos para você entregar um TCC muito bem-feito.

TCC sobre adoção

A questão da adoção é um assunto que rende muita discussão, pois ele pode ser abordado de várias formas diferentes sob aspectos e pontos de vistas muito variados. É por isso que os estudantes de Direito e de Assistência Social são os principais indivíduos que abordam este tema. No entanto, é possível falar sobre a adoção sob o ponto de vista emocional, psiquiátrico e até mesmo de saúde física, trazendo essa discussão para as áreas de saúde.

O mais importante é que ao falar sobre esse assunto você tenha em mente aspectos básicos da adoção. Por exemplo, aqui no Brasil a adoção ainda é um processo burocrático, mas de uns tempos para cá essa burocracia tem diminuído para facilitar os processos de adoção. Uma dessas mudanças nos processos ocorreu em 2017, quando a Lei nº 13.509 foi sancionada por Michel Temer.

Com essa lei, os processos de adoção passaram a ter prazos menores do que antes era previsto pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A lei passou a permitir um processo mais simplificado para quem deseja entregar de forma voluntária a guarda de crianças e adolescentes para adoção.

Em se tratando de procedimentos legais, há vários processos que podem ser descritos em um TCC, pois a adoção no Brasil envolve vários procedimentos para que os candidatos realmente se tornem pais adotivos.

caderno e notebook na mesa

Tema e abordagem no TCC

Como já mencionamos, esse tema é bastante abrangente e pode ser interpretado de várias formas diferentes. O ideal é conciliar essa abordagem com os conceitos do seu curso de formação. Por exemplo, se você estiver estudando Direito, o ideal é abordar as questões legais dessa prática. Assim como em qualquer outro curso, você deve conciliar o tema com as características da sua área.

Para que você entenda melhor esses conceitos, separamos algumas opções de abordagens e vários tópicos que você poderá discutir em seu TCC.

Aspectos legais da adoção no Brasil

  • Processos para adoção e burocracias envolvidas;
  • Importância de cada processo;
  • Principais leis relacionadas a adoção de crianças e adolescentes;
  • Características que os candidatos devem apresentar;
  • Adoção por casais homoafetivos no Brasil;
  • Dificuldades enfrentadas no Brasil para a adoção.

Preferências seletivas na adoção de crianças e adolescentes

  • Quais são as preferências dos candidatos no processo de adoção;
  • Dados e características das crianças e adolescentes em orfanatos;
  • Por que as preferências seletivas dificultam o processo de adoção;
  • O que motiva os candidatos a escolherem características físicas.

Principais benefícios em adotar crianças e adolescentes

  • Saúde emocional dos candidatos que passam por processo de adoção;
  • Vínculo familiar de crianças e adolescentes adotados;
  • Como é a relação de amor e carinho dessas famílias;
  • Quais benefícios a adoção pode oferecer para a sociedade;
  • Quais benefícios a adoção oferece para a saúde emocional dos pais.

Adoção como solução para o aumento populacional

  • O que é aumento populacional;
  • Quais resultados o aumento populacional pode oferecer para o planeta;
  • Por que a adoção pode ser a solução para o aumento populacional;
  • Qual é a importância de adotar crianças e adolescentes.

Saúde emocional de crianças e adolescentes para adoção

  • Dificuldades enfrentadas por crianças e adolescentes no processo de adoção;
  • Principais motivos que levam crianças e adolescentes para orfanatos;
  • Traumas vividos por crianças e adolescentes que aguardam pela adoção;
  • Integração de crianças e adolescentes a um novo lar;
  • Saúde emocional após o processo de adoção.

Dicas para escrever o TCC

Agora que já falamos sobre o tema e as diversas abordagens desse assunto, você deverá se preocupar em como escrever o TCC. Também há várias formas de iniciar um trabalho de conclusão de curso, mas há algumas dicas que ajudam muito nessa elaboração. É por isso que listamos as principais dicas para você entregar um TCC com sucesso. Confira a seguir quais são elas.

1. Planeje todos os detalhes

Seu trabalho só será bem-sucedido se você planejar todos os detalhes deste projeto. Isso porque um projeto bem planejado tem muito mais chance de dar certo, pois você já está preparado para tudo que é necessário para essa elaboração. Sendo assim, após definir o tema do seu projeto comece planejando como você fará o seu trabalho.

O ideal é que você crie uma espécie de cronograma para estudo diário, onde você possa se dedicar por um determinado período para estudar, pesquisar, formatar, revisar e colocar o seu trabalho de conclusão de curso em dia.

Além disso, planeje o orçamento disponível para isso, pois dependendo do que você for fazer em seu projeto isso custará dinheiro.

2. Conheça as normas

Esse conhecimento nem sempre é tão interessante para os estudantes, mas ele é fundamental para a elaboração do seu trabalho. Por isso, conheça as principais normas que serão utilizadas em seu projeto. Nesse caso, você deverá consultar primeiramente quais são as normas vigentes para o seu TCC, pois elas podem ser ABNT, Vancouver, entre outras.

Após saber qual é a norma exigida pela sua instituição, faça pesquisas sobre a formatação determinada pela norma e as demais regras para a elaboração do seu trabalho.

3. Mantenha a disciplina

Estudar todos os dias nem sempre é fácil e quando a motivação começa a acabar isso tudo fica ainda mais difícil. Por isso, a disciplina é a parte mais importante para que seu trabalho continue em desenvolvimento. No início isso poderá ser mais difícil, mas com o tempo você irá se acostumar a estudar para o TCC e ficará surpreso quando este trabalho terminar. Agora que você já conhece todas essas dicas, coloque elas em prática e comece o seu TCC abordando o tema adoção.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas