Temas TCC Psicopedagogia: modelos, exemplos, dicas e sugestões

A psicopedagogia tem como foco de estudo a área do conhecimento e a aprendizagem. As maiores dificuldades encontradas na psicopedagogia é como ajudar um indivíduo a manter um vínculo com a aprendizagem. Sendo assim, o estudante de psicopedagogia tem diversos temas ligados a educação. Fazer uma monografia, TCC ou elaborar um artigo científico é um dos grandes desafios destes estudantes. A escolha do tema geralmente é uma das etapas mais difíceis, considerando que o desenvolvimento do trabalho tende a fluir com mais tranquilidade.

Neste post vamos falar sobre a escolha do tema do TCC sobre psicopedagogia dando dicas para a escolha do tema. Você encontra neste guia de temas para TCC sobre psicopedagogia diversas sugestões de temas que também poderão ser abordados por você. Veja tudo isso a seguir!

professor com alunos em sala de aula

O que é psicopedagogia?

A psicopedagogia é uma área de estudo focada no aprendizado humano. O conhecimento sendo passado para as pessoas sem distinção de classe social, etnia, gênero, cor, raça, altura, peso… Enfim, é uma área de estudo que trabalha o aprendizado das pessoas indistintamente. O próprio nome sugere que é uma área em que une a psicologia com a pedagogia. O psicopedagogo possui um campo bem amplo de oportunidade de trabalho no processo de aprendizagem humana.

Em específico, a psicopedagogia foca no aprendizado humano somando conhecimento científico com psicologia e pedagogia. Ou seja, é uma área de trabalho multidisciplinar que ainda se estende para a neurologia, antropologia, psicolinguística, dentre outras áreas. O profissional formado em psicopedagogia busca entender quais as maneiras como um indivíduo assimila as informações ao seu redor. Como os indivíduos processam as informações e constroem bancos de dados.

Ainda que seja uma criança ou um adolescente, o psicopedagogo sempre irá buscar entender como uma pessoa assimila e processa o conhecimento que é lhe passado, podendo formular uma maneira que potencializa o aprendizado de um indivíduo. Desta forma, o profissional tem um grande trabalho pela frente usando as ferramentas existentes em diversas disciplinas. O grande objetivo do psicopedagogo é melhorar os métodos de ensino e garantir que uma pessoa compreenda um determinado conteúdo.

Campo de atuação para psicopedagogo

O psicopedagogo formado possui um vasto campo de atuação. As opções oferecidas pelo mercado de trabalho são amplas, podendo o profissional trabalhar em escolas públicas ou privadas, buscando identificar problemas de aprendizado com as crianças. O profissional também pode trabalhar em instituições de ensino e identificar problemas que possam interferir no aprendizado dos alunos.

O psicopedagogo pode atuar junto ao corpo docente das instituições de ensino em todo o país com o objetivo de solucionar os problemas de aprendizado da rede, dos alunos e de cada indivíduo. A participação deste tipo de profissional é fundamental para o sistema educacional influenciando diretamente na redução dos índices de evasão escolar.

Em empresas, o profissional formado em psicopedagogia tem como objetivo melhorar a performance de funcionários em determinados setores trabalhando com as técnicas de assimilação e aprendizado em cada colaborador. O psicopedagogo pode atuar diretamente no setor de Recursos Humanos de empresas sendo um assessor importantíssimo na elaboração de estratégias de crescimento dos funcionários e da empresa.

Na área da saúde, o profissional irá trabalhar diversas questões que estão ligadas a doenças e traumas que podem afetar a capacidade de aprendizagem e memória de uma pessoa. O desempenho funcional de um paciente pode ser avaliado e tratado por psicopedagogo em diferentes casos.

Dicas de temas para TCC sobre psicopedagogia

O TCC de psicopedagogia pode ser trabalhado sobre a ótica de diversos assuntos relacionados com a profissão. Como observamos logo acima, existem diversos campos de atuação para o psicopedagogo no mercado de trabalho. As opções de trabalhar e lançar pesquisas relacionadas com psicopedagogia são abrangentes. Desta forma, o aluno pode ficar perdido na hora de escolher um tema que deverá ser abordado no TCC.

A escolha do tema do TCC é algo que merece um estudo a parte, considerando as características do aluno, seus interesses e a vocação para uma determinada área. Por exemplo, deixa de ser vantajoso focar em um TCC de psicopedagogia focado na área da saúde sendo que o seu objetivo, vontade e vocação é de trabalhar com o ensino infantil.

As chances de lançar um trabalho interessante abordando algo que não seja o seu foco após estar formado são reduzidas. O contrários disso, é que se você focar em um tema que seja do seu completo interesse, o seu TCC de psicopedagogia será um sucesso. Você terá mais autonomia, motivação e concentração quando estiver focando no ponto exato da psicopedagogia que mais lhe atrai.

Portanto, veja mais sobre o dia a dia do psicopedagogo, onde ele trabalha, como ele trabalha, quanto cada profissional ganha em cada área de atuação, carga horária e acima de tudo, o que cada um faz, pois essa é a parte fundamental. O que cada profissional faz, a missão de um profissional, os objetivos em resolver problemas com soluções alinhadas com sua profissão, é o que mais pode cativar alguém a inclinar-se para uma determinada área de atuação dentro da psicopedagogia.

Faça isso também para decidir a área do tema que será abordado, especificando cada vez mais o seu trabalho até chegar em um título condizente. Não hesite em pesquisar em outros TCC’s, livros, artigos científicos, documentários, reportagens, e com um orientador, um tema para você abordar.

Modelos de exemplo para você se basear:

Sugestões de temas para TCC sobre psicopedagogia

  • Psicopedagogia Clínica e Desafios de Aprendizagem;
  • O Importante Papel do Psicopedagogo Educacional;
  • A Importância do Desenho na Avaliação do Psicopedagogo;
  • Adolescentes Infratores e o Fracasso Escolar;
  • Dificuldade na Alfabetização;
  • Avaliação Psicopedagógica;
  • A Importância do Processo Psicopedagógico na Aprendizagem de Crianças e Adolescentes;
  • Psicopedagogo em Escolas Públicas;
  • A importância de Motivar para Ensinar;
  • Psicopedagogia Aplicada em Crianças com TDAH;
  • Os Jogos nos Processos de Aprendizagem;
  • Os Distúrbios de Aprendizagem;
  • O Uso de Softwares na Psicopedagogia;
  • O Diagnóstico do Psicopedagogo;
  • Relações de Afeto no Aprendizado de Crianças;
  • Afetividade e Inteligência;
  • Inteligência Emocional.
  • O Intelecto e as Emoções;
  • O Faz de Conta do Ensino Público;
  • A Qualidade do Ensino Público e a Intervenção do Psicopedagogo.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *