Problema de Pesquisa: dicas de como formular, exemplos em TCC

Todo trabalho acadêmico necessita da construção de soluções que resolvam quaisquer problemas com a pesquisa durante sua elaboração. O problema de pesquisa para o TCC é uma realidade comum para muitos estudantes e grupos de alunos que estão pesquisando a elaboração de uma monografia. De acordo com a opinião de especialistas no assunto, “O Problema de Pesquisa é solucionado por meio de uma hipótese. Com uma hipótese formulada sobre algo, existe uma suposta solução para o problema, onde as adequações necessárias são uma solução ou não. No final tudo será averiguado”.

Neste post vamos falar mais sobre o problema de pesquisa explicando esse assunto importante para uma grande parcela de estudantes. Vamos mostrar o que é o problema de pesquisa, como lidar e solucionar tais problemas com dicas importantes. Veja algumas sugestões de como solucionar o problema a seguir! Problematização TCC (ABNT): entenda como funciona, exemplos e dicas

Problema de pesquisa

O que é Problema de Pesquisa?

Toda a pesquisa tende a iniciar com ao menos um problema ou questionamento relevante. No entanto, quando afirmamos isso, é importante esclarecermos o que isso significa. Quando falamos a palavra “problema” logo vem uma percepção de desequilíbrio, constrangimento, mal-estar, dentre outros aspectos ruins. Porém, do ponto de vista científico, problema de pesquisa é todas as situações que não foram resolvidas e transformam-se em objeto de discussão. Isso acontece em todos os domínios do conhecimento humano.

Para não restar dúvidas, é importante que você saiba que nem todo problema de pesquisa é passível de uma solução científica. Neste caso, o primeiro passo é procurar se existe ou não um problema de pesquisa e se esse problema se enquadra na categoria científica. Um fato bastante recorrente é buscar identificar o problema em questão, que pode dar margens a uma série de outros problemas, equívocos e desencontros, gerando falsos problemas. Leitura importante: http://www.cpaqv.org/metodologia/o_problema_e_a_hipotese.pdf

Identificando um Problema de Pesquisa de natureza científica

Um problema de pesquisa de natureza científica pode ser identificado assim que são observados variáveis que podem ser trabalhadas, manipuladas e observadas. Essa natureza de problema geralmente vem de ordem prática ou intelectual. Desta forma, são diversas as razões que envolvem um problema, mas de um modo geral os problemas de pesquisa são de ordem prática ou ordem intelectual.

Problemas de pesquisas de ordem prática

Os problemas de pesquisa de ordem prática podem ser direcionados diretamente para uma resposta que ajude a subsidiar uma ação. Por exemplo, em casos onde é constatado a morte cerebral de um paciente, o médico deve possuir critérios claros para uma tomada de ação dentro desta conduta ao ter que desligar os aparelhos que mantêm essa pessoa viva. Ou seja, são critérios muito bem definidos para que a tomada de decisão de desligar um aparelho seja de fato tomada.

Problema de ordem intelectual

São os problemas direcionados para um ponto onde a exploração do problema é conhecido. Um exemplo disso, é o diagnóstico médico e a decisão médica. São problemas direcionados, já explorados com o objetivo de determinar uma maior precisão no seu parecer. Bom, se até aqui ainda o assunto não ficou muito claro, vamos buscar simplificar mais nos próximos tópicos.

Conceitos sobre Problema de Pesquisa

Vamos imaginar que todo o problema de pesquisa seja um ponto importante e relevante que deve ser incluído no planejamento do seu TCC. Um exemplo, vamos imaginar que você escolheu como tema do seu TCC “Marketing Pessoal na Seleção de Mão de Obra”. Neste caso, você pode ter o problema de pesquisa “a contratação de colaboradores que apresentem currículos de grande semelhança”. Este é um exemplo que pode ser efetivo em seu trabalho, que tem como déficit os elementos que conectam a temática e o problema.

O problema de pesquisa pode ser tomado como toda e qualquer indagação específica que faz parte da investigação do seu trabalho acadêmico. Vamos a mais um exemplo, se o seu TCC é na área de logística, você deve se esforçar e verificar questões bem específicas ligadas a área e ao tema abordado. Se você estiver abordando o tema “Gestão de Estoque”, questões com o transporte, os custos, a competitividade, fazem parte do problema de pesquisa deste tema.

Esse conceito se aplica a qualquer área do conhecimento. Por exemplo, se você irá fazer um TCC sobre “Direito do Trabalho”, é necessário que você defina quais são as questões específicas que deverá de fato investigar. Tratando de Direito do Trabalho, talvez questões de ordem jurídica. Então, a maior definição de problema de pesquisa é o fato de você investigar uma indagação específica com o tema abordado. Como já dissemos, você deve observar se essa questão é de ordem prática ou intelectual, se é científica ou não.

Sugestões de resolução de Problemas de Pesquisa

Formular e solucionar um problema de pesquisa que esteja ligado diretamente ao seu tema não é uma tarefa fácil. Devido a isso, o treinamento é um papel fundamental para o aluno de fato saber o que está fazendo ao especificar questões relevantes. Por ser o problema de pesquisa algo de questão intelectual ou prática, a investigação do problema e sua solução devem ser construídas com coesão. Para facilitar essa importantíssima tarefa, veja algumas sugestões e dicas importantíssimas logo a seguir:

  • Faça a imersão sistemática objetiva no engajamento;
  • Estude toda a literatura existente sobre o tema e questões específicas com prática no campo de estudo em questão.
*Vídeo de Prof. Andre Boaratti

Formule o Problema

Formular o problema é o meio mais fácil e objetivo de construir as indagações referentes a um tema abordado. Um exemplo, é formular diversas questões específicas do tema “História do Brasil”. Se o aluno somente afirmar que irá abordar as questões específicas sobre este assunto, pouco estará dizendo sobre isso. Mas, quando o aluno formula “quais são os fatores que contribuem para o sono do aluno durante as aulas de História do Brasil”, ou, “quais as característica dos alunos que cursam a disciplina História do Brasil”, as especificações relevantes começam surgir.

Com as indagações bem definidas e as afirmações observadas, você tem um quadro para se aprofundar e desenvolver as soluções para tudo que for relevante para o seu trabalho. Mas lembrando que esse é o primeiro passo para solucionar um problema de pesquisa, mas, o mais importante neste momento é que você tem pontos de partida para especificar os problemas de seu tema e solucioná-los ao se aprofundar no seu trabalho de TCC. O trabalho será a resolução destes problemas e a apresentação do seu TCC será a oportunidade de expor essas indagações e solucionar tudo dentro dos parâmetros acadêmicos de sua profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *