Precisa de AJUDA com o TCC?

Estamos prontos para ajudá-lo! Tudo o que você precisa está ao seu alcance. Equipe de especialistas experientes está à sua disposição para tirar todas suas dúvidas. Apenas solicite o seu trabalho.

TCC Relações Internacionais: dicas de temas, modelos e exemplo em PDF

O profissional formado em Relações Internacionais é especialista no trato e na comunicação com as pessoas de diferentes nações. O objetivo é bastante claro quanto a isso, mas ser especialista nesta área tem uma grande importância em diversos sentidos. Para entender mais sobre a responsabilidade de um formado em Relações Internacionais, veja este post até o final.

Neste post, você também irá encontrar mais sobre o curso e o TCC de Relações Internacionais. Vamos mostrar um pouco mais sobre o dia a dia deste profissional e apontar áreas de atuação no mercado de trabalho. Conheça também algumas sugestões de temas para o TCC de Relações Internacionais que poderão lhe ajudar. Veja tudo isso a seguir!

banner relações internacionais

Curso de Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais é feito na modalidade Bacharelado com tempo de duração de quatro anos. Esse curso pode ser encontrado no formato EAD e presencial. As áreas de atuação são organizadas de três formas: Direito, Política e Economia. Na grade, de um modo geral, o aluno irá estudar História, Sociologia, Economia, Idiomas, integração regional, dentre outros pontos peculiares.

O especialista formado em Relações Internacionais irá contribuir para que as diferentes nações possam se relacionar de uma forma pacífica e construtiva. O grande objetivo de atuação deste profissional no mercado é de lidar com a economia, o comércio, a política, os acordos entre os países, a exportação e importação de produtos, as taxas, os desacordos e conflitos, trabalhando para desfazer conflitos e construir um mundo melhor para todos.

Quando o assunto é Relações Internacionais, é comum imaginar que um profissional formado nesta área tenha que lidar com diferentes povos e culturas de outros países. Saiba que isso é verdade e ter um bom conhecimento em outros idiomas é essencial para esta profissão. Não somente ser fluente em outras línguas, o profissional em Relações Internacionais deve possuir um bom domínio da língua mãe e ter uma postura comunicativa excelente.

O curso oferece uma grade bastante teórica onde o aluno deve ser instruído a lidar com políticas, economia, cultura, comércio, legislações, do seu país e de outros países. Esse foi só um resumo do que o aluno irá enfrentar durante o curso de Relações Internacionais. Além de ser um curso que exige inclinação do aluno a se comunicar e ser disciplinado quanto a grade, ainda existe a preocupação natural com o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Serviço de Escrita

Escrita de Dissertação

Trabalho de Pesquisa

Serviços para Teses

Edição e Revisão

Serviço de TCC Pronto

TCC e áreas de atuação

O TCC de Relações Internacionais é uma importante etapa do curso que irá exigir do aluno bastante dedicação e disciplina. O profissional formado nesta área será bastante cobrado pelos seus superiores em diversos aspectos. Levando em conta tal responsabilidade, o curso e toda sua grade, incluído o TCC, devem ser encarados como algo benéfico para seu futuro nessa profissão.

Para conseguir lidar com o TCC sem “sofrimento”, o aluno deve planejar todas as etapas desde a pesquisa até a entrega do trabalho. Criar um cronograma com prazo de pesquisa, elaboração, formatação, preparação da apresentação e apresentação, é uma ótima forma de prestar um excelente TCC de Relações Internacionais. tenha isso já como certo antes de começar a fazer o seu trabalho.

Se nós colocarmos esse planejamento no papel, o primeiro passo é definir o tema que será abordado. Neste caso, é fundamental que o aluno faça a escolha de um tema que esteja dentro do contexto do que pretende seguir após formado. A versatilidade é uma cobrança que o mercado de trabalho tem com o profissional em Relações Internacionais. Desta forma, seja versátil na escolha do tema sem deixar de se ater a um projeto que poderá servir como portfólio após se formar.

O tema de um TCC é a base para pesquisas que poderão nascer no âmbito acadêmico e poderá levar o seu nome. Imagine que você tenha uma grande ideia e deseja compartilhar com o mundo. Uma ótima porta para fazer isso é através dos trabalhos e pesquisas acadêmicos enquanto o aluno tem o apoio do corpo docente e uma grande gama de material de pesquisa a sua disposição. Com essa postura, a atuação no mercado de trabalho será ampla e dinâmica.

Após estar formado, o profissional em Relações Internacionais terá bastante lugares onde atuar. Por exemplo, poderá atuar em agências governamentais, como analista internacional, em ONGs, empresas privadas especializadas na elaboração de relatórios que apontam a situação internacional de um país em diversos setores. Poderá atuar em programas específicos de cooperação com outros países estabelecidos pelo governo. O comércio exterior é sempre uma das áreas mais visadas pelo profissional formado em Relações Internacionais, mesmo que já exista um outro profissional específico para essa área.

Modelos e exemplos de TCC sobre RI

Sugestões de temas para TCC de Relações Internacionais

Os temas de TCC sobre Relações Internacionais que serão sugeridos logo a seguir devem ser utilizados como ponto de partida para ideias que poderão ser lapidadas e transformadas em outros temas. Você pode fazer isso simplesmente modificando os temas ou mergulhando nos temas da forma como estão sugeridos. Não hesite em pesquisar mais sobre o assunto antes de tomar sua decisão de escolha, pois o TCC é um trabalho que avalia o potencial de criação do estudante, sua performance durante a apresentação, a relevância do tema e todos os aspectos somados. Veja quais são os temas logo a seguir:

  • A importância da Paradiplomacia em municípios, estados e federações;
  • O Mercosul e sua importância;
  • Transnacionalização Global;
  • ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) e sua importância;
  • O Protocolo de Kyoto;
  • Direito e relações internacionais
  • Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização
  • Relações internacionais e temas sociais
  • O construtivismo no estudo das relações internacionais
  • Cronologia das relações internacionais do Brasil
  • Exportações e Importações;
  • Relações de conflitos;
  • O Estado como presença marcante na sociedade de hoje;
  • O Estado e sua participação nas Relações Internacionais;
  • Os acordos internacionais;
  • Os aspectos da globalização;
  • As relações comerciais entre os países;
  • A internet e comércio entre os países;
  • Refugiados;
  • O poder de influência do consulado brasileiro;
  • A influência das Relações Internacionais nos tratados de Paz da Primeira e Segunda Guerra Mundial;
  • A paz entre as nações do Ocidente e do Oriente;
  • Aspectos na relação entre os países do Ocidente e do Oriente;
  • O Papa e seu papel fundamental nas Relações Internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CHECKLIST PARA APRESENTAÇÃO DO SEU TCC GRATUITO:

Veja o Passo a Passo Completo Para Realizar Uma Apresentação MATADORA e EFICIENTE Do Seu TCC