Início » Acadêmico » Texto Injuntivo: o que é, quando usar, exemplo e nossas dicas

Texto Injuntivo: o que é, quando usar, exemplo e nossas dicas

Um texto injuntivo, também conhecido como texto instrucional, é muito utilizado para explicar algo ou mostrar como uma determinada coisa pode ser feita. Esse tipo de texto consegue mostrar para o leitor como é realizado algo, do que é constituído algo e instruções relevantes sobre alguma coisa. Um exemplo da utilização de um texto injuntivo é a receita de bolo com ingredientes e preparo. Também podemos ver esse tipo de texto em bulas de medicamentos, em propagandas, manual de instrução, dentre outros.

Neste post vamos falar mais sobre o que é um texto injuntivo mostrando exemplos mais detalhados deste tipo de texto. Veja detalhes de um texto injuntivo e suas principais características nos exemplos a seguir!

banner texto injuntivo

Diferença entre texto prescritivo e texto injuntivo

Existem pessoas que enxergam uma relação entre um texto prescritivo e um texto injuntivo como sinônimos e parte de uma mesma categoria. Entretanto, os especialistas em língua portuguesa preferem fazer a divisão em tipos diferentes de texto, sendo que o texto injuntivo não demonstra uma atitude coercitiva, elemento presente em um texto prescritivo.

Para esses especialistas no assunto, um texto injuntivo pode ser uma receita de bolo, um manual de instrução, sendo que um texto prescritivo expressa atitude coercitiva, como um edital de concurso público, um contrato, um aviso importante, dentre outros.

Os recursos linguísticos e a forma de linguagem em um texto injuntivo deve ser objetiva e simples em todos os casos. Esse é um importante recurso linguístico recorrente na utilização de textos imperativos que apontam ordem. Veja alguns exemplos de texto injuntivo logo a seguir:

  • Quando terminar de colocar os ingredientes, “misture todos até que tudo fique homogêneo”;
  • Está escrito na bula: “tome um comprimido a cada 24 horas”.
  • Se você observar bem o manual de instruções, pode ver a seguinte recomendação: “aperte bem os parafusos da estrutura”.
*Fonte: Professor Adriano Alves

Exemplos de textos injuntivos

Receita de Panqueca

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de sal

1 xícara de leite

1 colher de sopa de óleo

1 pitada de sal

1 ovo

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata-os até a mistura ficar homogênea. Em seguida, leve uma frigideira untada com um pouco de óleo ao fogo baixo.

Coloque aos poucos a massa na frigideira untada e aquecida mantendo uma camada fina de massa bem esparramada pela frigideira. Doure os dois lados da panqueca e retire com uma espátula assim que estiver ao seu agrado.

Coloque a panqueca cuidadosamente em um prato e sirva com um recheio de sua preferência. Recomendamos geleia, carne moída com cebola e pimentão, queijo ou ovos mexidos.

Manual de Instruções

Instalação:

Para a manutenção do produto, acione sempre os serviços da Rede de Assistência Técnica. Deixe que os profissionais treinados façam qualquer reparo em seu equipamento. A instalação pode ser feita pelo proprietário do equipamento seguindo o manual de instruções que vem junto com o equipamento.

É importante seguir o passo a passo de instalação e em caso de dúvidas, entrar em contato com a assistência técnica por meio do telefone 0800 888-8888. Veja as etapas de instalação do equipamento no passo a passo a seguir:

1º Passo

Esteja ciente de que a tomada onde o eletrodoméstico será plugado está dentro das Normas Técnicas do Inmetro. Verifique se o terminal do cabo está lacrado e retire o lacre de segurança para ligar o equipamento na tomada.

2º Passo

Verifique se no local da instalação a tensão é equivalente à indicação na etiqueta do aparelho. A tensão elétrica utilizada por esse equipamento é de alta tensão e instalações com dimensionamento inferior podem pôr em risco a segurança dos usuários.

3º Passo

Em hipótese alguma faça alguma alteração no cabo de força do aparelho. O cabo padrão do aparelho deve manter-se protegido contra avarias e caso ele esteja danificado, entre em contato como o Serviço de Assistência Técnica para substituí-lo imediatamente.

4º Passo

Esteja ciente se as condições da rede elétrica estão adequadas ao consumo de energia do aparelho. Veja o dimensionamento ideal da rede elétrica informada na página 8 do manual de instruções de uso. Neste caso, recomendamos que o consumidor somente faça a instalação do equipamento se as condições necessárias para o correto funcionamento do aparelho e a segurança do local de instalação estejam em conformidade.

É obrigatório fazer a utilização de um cabo alternativo de energia em caso de encerramento do fornecimento da rede elétrica. O ideal é o aparelho estar conectado a um gerador de energia para que ele seja desligado de forma correta caso a energia não seja normalizada.

O cabeamento necessário para a rede de energia alternativa deve ser dimensionado da mesma forma que a rede principal de alimentação do aparelho. Se não for possível a utilização de um gerador, o utilizador do equipamento usar um nobreak de alta tensão.

Modo de usar:

Após a instalação, o equipamento deve ficar ligado constantemente trabalhando no processamento de mineração de criptomoedas. Seu sistema deve estar conectado com a internet e ser monitorado a cada 10 horas.

Bula de Remédio

Apresentação de Norfloxacino

Produzido pelo laboratório: Medley

Referência: Floxacin

Os comprimidos são revestidos e mantêm 400mg cada um. Uma embalagem do produto contém 8 ou 16 comprimidos conforme a necessidade em cada caso.

USO ADULTO – USO ORAL

Composição:

Cada um dos comprimidos revestidos é constituído de:

Norfloxacino…………………………………………………………400 mg

excipientes q.s.p…………………………………………………1 comprimido

(croscarmelose sódica, dióxido de silício, celulose microcristalina, lactose monoidratada, estearil fumarato de sódio, álcool polivinílico, laurilsulfato de sódio, dióxido de titânio, corante laca amarelo, macrogol).

Indicação:

O Norfloxacino deve ser utilizado nos seguintes tratamentos de infecções:

Inflamação do estômago, infecção do trato urinário, inflamação do intestino causada por bactérias, febre tifóide e gonorreia.

O Norfloxacino é recomendado também nos seguintes casos:

Quando existe a exposição de alto risco em locais sujeitos a bactérias causadoras de inflamação estomacal e intestinal.

Contra-indicações:

O Norfloxacino não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes indicados na bula. É contra-indicado se o paciente for alérgico a qualquer tipo de antibiótico quinolônico.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

1 comentário em “Texto Injuntivo: o que é, quando usar, exemplo e nossas dicas”

Deixe um comentário