Aprenda como elaborar os Agradecimentos no TCC seguindo a ABNT

Temos várias dicas para lhe auxiliar a redigir seus agradecimentos de acordo com as normas da ABNT!

Apesar de não ser um item obrigatório no TCC, os agradecimentos também devem ser redigidos de acordo com as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

O que são os agradecimentos do TCC?

São uma parte opcional, porém com detalhes importantes na sua elaboração. É preciso muita atenção e cuidado neste item, pois é nesta seção do trabalho que você poderá prestar seu agradecimento para as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram na realização desta tarefa.

Mesmo sendo opcionais, como dito acima, é uma seção esperada pelo leitor, que aguarda do acadêmico uma prestação de reconhecimento pelo apoio dado durante a longa caminhada até a finalização do TCC. Veja nossas dicas para temas de TCC de diversos cursos em: https://projetoacademico.com.br/c/temas-para-tcc/

Os agradecimentos do TCC conforme a ABNT

Ao redigir seu TCC, você já deve ter em mente que é necessário seguir as regras padrões da ABNT, certo?

O erro de muitas pessoas é pensar que os agradecimentos do TCC não seguem as normas comuns aos trabalhos acadêmicos.

Eles devem ser dirigidos para as pessoas, ou mesmo instituições que de alguma forma lhe auxiliaram ou prestaram contribuição para seu trabalho.

As normas da ABNT orientam que os agradecimentos sejam norteados pelos seguintes parâmetros:

  1. A palavra AGRADECIMENTOS deve aparecer centralizada na margem superior da folha em caixa alta (letras maiúsculas), tamanho 12;
  2. Não possui número limite de linhas;
  3. Deve seguir a formatação padrão dos elementos textuais do trabalho, ou seja, margens, espaçamento e outros;
  4. Precisa seguir uma norma hierárquica no agradecimento (de quem teve uma importância muito grande para quem contribuiu em menor escala);
  5. Usar fonte Times new Roman ou Arial;
  6. Espaço entre linhas de 1,5;
  7. Alinhamento justificado;
exemplo agradecimentos TCC nas regras ABNT
Exemplo retirado de: https://www.slideshare.net/Fabryzzyo/uepa-2009-pronto-tcc

Diferenças entre agradecimento e dedicatória

Ambos são elementos pré-textuais e não obrigatórios, por isso são comumente confundidos.

Nos trabalhos acadêmicos o agradecimento deve aparecer na página posterior à dedicatória e sempre sozinho na folha, sem outros elementos agregados.

Os agradecimentos do TCC são o espaço onde você prestará seu reconhecimento para quem contribuiu com o trabalho.

A dedicatória, por sua vez, trata-se se de uma homenagem mais restrita, a apenas uma pessoa ou instituição.

O primeiro tem extensão de linhas e páginas livre, de acordo com o número de agradecimentos determinados pelo autor.

Linguagem utilizada nos agradecimentos do TCC

Tanto os agradecimentos quanto a dedicatória possuem em comum uma linguagem menos formal que no restante do trabalho, já que possuem um cunho pessoal.

Também não se incluem nos agradecimentos itens avaliativos ou identificações referentes ao trabalho.

A disposição de parágrafos também é determinada por quem escreve, optando por parágrafos individualizados para cada pessoa ou instituição, ou mesmo um único parágrafo para múltiplas homenagens.

Quem citar nos Agradecimentos do TCC?

Ao redigi-los sempre surge aquela dúvida: Quem devo agradecer?

Para essa pergunta, a questão a ser levada em conta é muito mais sobre etiqueta do que sobre as regras e padrões técnicos.

Tenha sempre em mente ao selecionar as pessoas que citará que estas devem ter sido importantes durante a elaboração do trabalho.

Nem todos precisam ser nominados, deixe para fazer isso apenas com os familiares mais próximos e o orientador. Caso seus familiares já tenham sido citados na dedicatória evite repeti-los nos agradecimentos.

Ao citar o orientador nominalmente, você pode incluir também outros professores que tiveram relevância e auxiliaram na pesquisa, se for este o caso. Este agradecimento ao orientador é tradicional e quase que via de regra ocorrer no trabalho.

Se for seu desejo, você também pode homenagear o corpo docente do seu curso, ou mesmo incluí-lo no mesmo parágrafo do orientador, como por exemplo:

Agradeço ao meu orientador (nome) pelo auxílio na execução deste trabalho, e homenageando-o agradeço aos demais membros do corpo docente do Curso.”

É costume também fazer agradecimento a Deus, independentemente de religião ou credo de quem elaborou o TCC.

Fique tranquilo que isso não gerará discussões acerca de dogmas religiosos ou embate sobre esta ou aquela crença, já que caso isso venha a ocorrer, vale lembrar que tal ato configura discriminação, ferindo a liberdade religiosa prevista na constituição.

Você pode incluir a equipe da Universidade em seus agradecimentos, pela atenção e estrutura disponibilizada, ou mesmo por empréstimo de bibliografias ou outras ferramentas de auxílio.

Além destas, outras pessoas que você julgar pertinente agradecer, ou mesmo grupos ou instituições que lhe possibilitaram concluir com sucesso o trabalho.

*Fonte: Fran Carniel

E quem deixar de fora dos agradecimentos?

Evitar citar nominalmente muitas pessoas. Seus pais, namorado (a), esposo (a), irmãos e outros familiares, com certeza, foram importantes na sua vida acadêmica e neste trabalho, mas procure nomeá-los na dedicatória.

Os agradecimentos possuem a função de reconhecimento. Portanto, ao nomear esta ou aquela pessoa, procure ser seletivo e objetivo na escolha.

Também evite os agradecimentos em tom cômico, como aqueles que agradecem ao computador, por funcionar perfeitamente durante a execução do trabalho, ou ao café e energéticos por mantê-los acordados durante as madrugadas de estudo e pesquisa.

Caso deseje acrescentar tal veia cômica, opte por fazê-la nas dedicatórias.

Deixe de fora aqueles que não apresentaram contribuições significativas ao seu trabalho e evite redundâncias na hora de agradecer, como por exemplo, agradecer sua família e logo abaixo agradecer novamente à sua mãe.

De resto, a escolha é livre e muito pessoal, por isso as normas da ABNT são bastante leves em relação a esta parte do TCC.

Somente lembre-se de agradecer alguém, pois ninguém faz seu TCC completamente sozinho não é mesmo?

Seja seus familiares, seu orientador, seus amigos, cônjuge ou filhos, algum destes contribuíram para que você finalizasse este trabalho com sucesso.

Exemplos de agradecimentos prontos

A Deus por me conceder sua centelha divina, a vida da qual desfruto todos os dias. Aos meus pais que sempre me apoiaram concedendo-me educação para a vida. Aos meus colegas e amigos pelo apoio e presença nessa caminhada de aprendizado, em especial ao Tiago Elias e ao Fernando Puntel. Aos membros do LARM (Laboratório de Automação e Robótica Móvel) e aos nobres colegas do Posto de Fiscalização Sanitária (BR-101, Araranguá) pelos auxílios concedidos. A Universidade Federal de Santa Catarina que abre tantos caminhos e em especial ao meu orientador, professor Anderson Luiz Fernandez Perez, por suas importantes contribuições ao desenvolvimento do trabalho e por ser razão de intensa motivação, paciência e inspiração.

Fonte: http://larm.paginas.ufsc.br/files/2013/04/TCC-Telmo-2013.pdf

Obviamente não serão nessas poucas linhas descritas que serão citadas todas as pessoas e profissionais que foram fundamentais para essa conquista, e que estiveram diretamente envolvidos no crescimento pessoal e profissional desde o começo deste curso. Agradecemos o Prof. Celso Salamon pela orientação do trabalho, por auxiliar e dar suporte técnico e estar presente no desenvolvimento com a sua total dedicação e nos mantendo firmes aos objetivos propostos. Somos gratos aos professores que compuseram a banca avaliadora, Professores Daniel Hioki, Ubiradir Mendes Pinto e Sidney Carlos Gasoto, estes que dispuseram de seu tempo para participarem do desfecho deste trabalho. Ao professor Ricardo Fernando dos Reis, que nos disponibilizou a máquina de ensaios do laboratório de materiais, e nos acompanhou e auxiliou no experimento. Agradecemos também a todos os professores que fizeram parte da nossa formação acadêmica, em especial o corpo docente dos departamentos de Mecânica (DAMEC) e eletrônica (DAELN). Em conjunto a isso saudamos todos os profissionais da Universidade tecnológica Federal do Paraná, que com sua estrutura nos permitiu consolidar mais uma etapa em nossas vidas. Gostaria de lembrar aos nossos amigos e colegas que foram indescritíveis a convivência e o crescimento mútuo que tivemos durante o período. Muitos trabalhos, aprendizados e desenvolvimento de atividades que nos proporcionaram um grande crescimento pessoal e profissional. Nossos familiares foram de extrema importância, dando a força e sustentação para seguirmos firmes na caminhada até o final. Suportaram a carga imposta por esses longos anos de estudo e que agora vibram com nossa vitória. Um muito obrigado a todos.

Fonte: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/9763/1/CT_COMET_2015_2_09.pdf

exemplos agradecimentos para tcc
Fonte: http://www.abcm.org.br/downloads/TCC_-_Engenharia_Mecanica_2011-1_-_Adriano_Menezes_da_Silva.pdf
Fonte: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/4644/1/TCC%20Fabiana%20-%20corrigido.pdf

Últimas dicas para não errar no agradecimento do TCC!

Vamos fazer um último apanhado para lhe auxiliar na escrita dos agradecimentos do seu TCC, acompanhe abaixo!

  • Não se preocupe com o número de linhas, a produção dos agradecimentos é livre;
  • Fonte Arial ou Times tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e texto justificado;
  • Evitar citar nomes, deixe para fazer isso na dedicatória;
  • Homenagear o orientador, pode ser feito nominalmente;
  • Agradecer à Universidade e ao corpo docente é de escolha sua;
  • Você pode homenagear outros professores além do orientador, que de alguma forma tenha lhe fornecido auxílio ou subsídios para a escrita do trabalho;
  • Se quiser dar um tom cômico agradecendo ao café, ou mesmo ao seu computador, faça-o na dedicatória;
  • Agradecer a Deus ou a entidades é de sua escolha e não pode ser questionado ou diminuído por ser desta ou daquela religião, já que isto configura discriminação religiosa;
  • O título “Agradecimento” deve ser em caixa alta e centralizado;
  • Siga o padrão de margens e espaçamento do restante do TCC.

Além disto, apenas deixe sua emoção fluir, pois os agradecimentos são a parte de um TCC onde você vai homenagear pessoas que lhe são especiais e auxiliaram-no na trajetória acadêmica.

Confira em nosso site, Projeto Acadêmico, outras dicas valiosíssimas para auxiliá-lo a redigir seu TCC!

Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento da Silva de Jesus

Contenu Produção Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *