As Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) especificam todas as regras aplicadas ao conteúdo obrigatório e a formatação exigida para a apresentação de um trabalho acadêmico. Isso também incluir as regras sobre espaçamento entre linhas ao formatar os parágrafos do texto.
Neste post, falaremos em detalhes o que é espaçamento entre linhas, para que serve, como ele é aplicado de acordo com as Normas ABNT e muito mais. Confira tudo isso a seguir!
O que diz a ABNT sobre espaçamento entre linhas:
- Abstract: 1,5 linhas
- Elementos pré-textuais não obrigatórios: 1,5 linhas
- Corpo de Texto: 1,5 linhas
- Marcadores: 1,5 linhas
- Referências Bibliográficas: espaçamento simples
De acordo com a NBR 14724 de formatação, todo texto deve ser digitado ou datilografado com espaçamento de 1,5 entre as linhas, com exceção das citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e tabelas, bem como da seção de natureza do trabalho (incluindo tipo, objetivo, nome da instituição e área de concentração), que devem ser realizadas com um espaço simples. As referências, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.
Ao longo do artigo vamos ensinar a criar esses espaçamentos utilizando o Word.
O que é espaçamento entre linhas ABNT?
É o tipo de formatação que especifica o espaço entre as linhas de um parágrafo. O espaçamento entre linhas pode ser aplicado em qualquer documento online considerando o padrão adotado por cada editor de texto.
Os espaçamentos mais comuns são: simples, 1,25 cm, 1,5 e duplo. Além desses espaçamentos, é possível adicionar espaço antes ou depois de cada parágrafo. Essas formatações são tidas como padrões em muitos editores de texto, sendo alguns deles: Word, Documentos Google, Pages Apple, Libreoffice, entre outros.
Quando o assunto é espaçamento entre linhas ABNT, estamos nos referindo ao espaçamento entre linhas exigido pelas Normas ABNT para formatação de trabalhos acadêmicos.
É importante que você saiba que dependendo do tipo de trabalho e das regras instituídas pela instituição de ensino, a formatação poderá variar um pouco. Porém, é importante que você saiba o básico dessas normas para formatar trabalhos acadêmicos corretamente.
Para que serve o espaçamento entre linhas?
Esse tipo de formatação tem como objetivo garantir que o texto fique facilmente legível. Sem espaçamento, os parágrafos se misturam e fica difícil compreender onde começa ou termina um parágrafo. Já os espaçamentos maiores também deixam a leitura mais complicada.
Por isso existe a regra de espaçamento entre linhas para cada tipo de formatação do trabalho acadêmico. Afinal, é de extrema importância que a banca examinadora consiga ler facilmente o trabalho entregue pelo aluno. Sem contar que é importante que todos os trabalhos entregues sigam um padrão.
Como aplicar o espaçamento entre linhas?
A forma como você irá formatar o espaçamento entre linhas no seu texto varia de acordo com o editor de texto utilizado. Mas no geral, você deverá selecionar o trecho do texto que pretende aplicar a formatação e clicar no botão “espaçamento entre linhas”. Feito isso, basta selecionar a opção de espaçamento desejada ou personalizar o espaçamento como quiser.
Para formatação de trabalhos acadêmicos, é necessário seguir as recomendações dadas pelas Normas Técnicas ao aplicar o espaçamento entre linhas. Caso você queira aplicar o espaçamento em todo o conteúdo do trabalho, aperte CTRL + T e depois vá até o botão de “espaçamento entre linhas”, como mencionado anteriormente.
Espaçamento entre linhas ABNT
De acordo com as Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, há algumas exigências em relação ao espaçamento entre linhas para formatação de trabalhos acadêmicos. A formatação exigida segue as regras que apresentaremos a seguir:
- Parágrafos: 1,5
- Citação direta longa: simples
- Referências: duplo
Isso significa que você deve aplicar esses espaçamentos de acordo com cada elemento do texto. Para formatação do corpo do texto, que é a grande parte do seu trabalho, é preciso aplicar o espaçamento de 1,5. Não é necessário aplicar nenhum espaçamento extra antes ou depois dos parágrafos.
Já no caso da citação direta longa, que é quando você menciona um trecho maior que 4 linhas idêntico à obra original, é fundamental aplicar espaçamento simples para identificar esse parágrafo ao longo do trabalho acadêmico.
Por fim, o último elemento que exige um padrão específico de espaçamento é a página de referências bibliográficas. Nesta página, você deverá aplicar espaçamento duplo em todos os itens mencionados nas referências bibliográficas.
Passo a passo para formatar um trabalho acadêmico
A formatação do trabalho acadêmico é uma das etapas que mais exigem pesquisa e dedicação do estudante, já que as normas consistem em diversas regras específicas para a formatação. Para te ajudar nesta importante tarefa, criamos um passo a passo que você poderá usar até concluir a formatação do seu trabalho de acordo com a norma exigida.
1. Conheça a norma
Nem sempre a ABNT será exigida para a formatação do trabalho acadêmico. Há outras normas que também são comuns no Brasil, como a APA, Vancouver, entre outras. É importante que você saiba qual norma a sua instituição de ensino exige e aprenda detalhes sobre ela.
Também é importante que você saiba que algumas instituições exigem ABNT, porém, especificam determinadas formatações para alguns trechos do trabalho, como o tipo de fonte, tamanho, entre outras formatações.
2. Faça por etapas
É comum que os estudantes deixem a formatação para o final do trabalho. Porém, se você está em um daqueles dias que não está conseguindo produzir algo interessante para o trabalho, vá para a formatação. Você não precisa concluir a formatação em um único dia, mas é importante que você já comece a elaborar a formatação do trabalho ao longo da criação do conteúdo.
Páginas como sumário só devem ser formatadas ao término do trabalho. Mas a capa, contra capa, e até a formatação de alguns capítulos do trabalho acadêmico podem ser feitas conforme você vai elaborando o conteúdo. O mais importante é não deixar a formatação para a última hora, pois, assim você evita que algo fique fora dos padrões exigidos pela ABNT ou pela norma vigente.
3. Use a tecnologia
Tratando-se de editores de texto, há diversos programas e aplicações tecnológicas que auxiliam na formatação de todo tipo de conteúdo. Então, se você está com dúvidas em relação a formatação do seu trabalho ou mesmo deseja automatizar essa etapa, basta utilizar a tecnologia a seu favor.
O Monografis é um exemplo de tecnologia que auxilia na edição de trabalhos acadêmicos. Além disso, editores de texto como o Word costumam ter ferramentas bem completas para a formatação de trabalhos acadêmicos. Basta conhecer um pouco o editor utilizado para elaborar o trabalho e colocar em prática todas as suas funcionalidades na edição do seu projeto acadêmico. E por fim, peça ajuda caso tenha dúvida em relação a formatação do seu trabalho. Tanto o seu professor orientador quanto pessoas que já escreveram um trabalho acadêmico poderão te ajudar com a formatação.
Fontes consultadas:
- NBR 6023/2018: Informação e documentação — Referências — Elaboração
- NBR 6027/2012: Informação e documentação — Sumário — Apresentação
- NBR 6028/2003: Informação e documentação – Resumo – Apresentação
- NBR 10520/2002: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação
- NBR 14724/2014: Informação e documentação -Trabalhos acadêmicos – Apresentação