Margens ABNT: normas, formatação no Word, exemplos e dicas TCC

As margens em trabalhos acadêmicos muitas vezes causam confusão de entendimento nos estudantes, mas este artigo será um norteador para você.

Antes de partirmos efetivamente para as regras de margens segundo a ABNT, precisamos compreender o que são essas normas e como elas impactam nos trabalhos acadêmicos.

 

Para que servem as normas ABNT e a importância de você conhecê-las

A normatização usada em trabalhos acadêmicos de qualquer espécie são estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ela é um órgão privado e sem fins lucrativos cujo objetivo é a  padronização das técnicas de produção feitas aqui no Brasil.

A normatização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais é de extrema importância e é fundamental que a população em geral possa compreender e  identificar essas questões.

É este órgão o responsável por normatizar diversas regras em várias áreas distintas, não somente no âmbito acadêmico, mas até mesmo em embalagens, meio ambiente e outros tantos.

As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos visam a padronização dos trabalhos, facilitando a organização do próprio projeto e também sua categorização e veiculação em outros meios comunicativos.

Ao redigir qualquer texto formal, é sempre necessário que a formatação esteja de acordo com as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Mas afinal, para que elas servem?

As normas ABNT visam assegurar as características que sejam desejáveis em qualquer tipo de trabalho, para transmitir confiabilidade e eficiência. Quando algo não atende positivamente a uma norma, é porque não atingiu a qualidade esperada.

Entenda mais sobre a importância das regras aqui.

 

Regras ABNT para margens

Devido a esta importância, tais normas devem ser estritamente seguidas, independente do tipo de trabalho (monografia, artigo, dissertação, TCC…).

É muito importante que você as conheça a fundo, familiarizando-se com as peculiaridades de cada uma para não cometer erros que possam resultar num desmerecimento do seu trabalho.

A principal norma reguladora da ABNT para trabalhos acadêmicos é:

  • NBR 14724 – Trabalho Acadêmico: estabelece os princípios gerais para construção de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, TCCs e outros). Seu foco está na apresentação dos elementos para bancas, comissões, especialistas, etc.

Caso deseje consultar esta e a íntegra de outras normas você pode encontrá-las no site da Associação.

É de extrema relevância lembrar que as normas e regras da ABNT agem como sugestões. Ou seja, existe espaço para personalizações. Portanto, é muito comum algumas universidades terem um manual com normatizações próprias.

 

Medidas de margens segundo a ABNT

As margens padrão de um trabalho acadêmico, em geral, seguem essa normatização:

  • Margem esquerda: 3,0 cm;
  • Margem direita: 2,0 cm;
  • Margem superior: 3,0 cm;
  • Margem inferior: 2,0 cm.

Lembrando que estas medidas são no anverso da página (parte frontal da folha) para o papel tamanho A4, em orientação de retrato (vertical), OK?

Para o caso de serem no verso (parte de trás da folha) as regras de margens segundo a ABNT são:

  • Margem esquerda: 2,0 cm
  • Margem direita: 3,0 cm
  • Margem superior: 2,0 cm
  • Margem inferior: 3,0 cm

Observação: O uso de elementos no verso das páginas somente são permitidos nos Elementos Textuais e Pós-textuais. Portanto, você somente pode utilizará tais recursos no trabalho da Introdução para adiante.

Outra questão importante é que, além de configurar corretamente as margens, você deve também delimitar o espaçamento entre linhas do corpo do texto para ser de 1.5, exceto nos casos das citações diretas longas (aquelas que possuem mais de três linhas), notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações e tabelas. Estes elementos sempre devem ser digitados com espaçamento entre linhas simples.

regras de margem ABNT para TCC e trabalhos acadêmicos

 

Margens em citações

As regras de margens segundo a ABNT acima citadas são utilizadas para o corpo do trabalho como um todo.

Para citações, as margens são um pouco distintas, mas apenas no caso da citação direta longa (aquela em que a fala do autor é transcrita na íntegra), onde há recuo de quatro centímetros da margem esquerda da folha.

Temos dicas imperdíveis em nosso site para você elaborar citação direta curta e citação direta longa com exemplos e regras fáceis de memorizar. Confira!

 

Quando fazer as margens? Antes ou depois?

Esta questão deixa uma pulga (ou várias em certos casos) atrás da orelha de alguns acadêmicos.

Quando formatar as margens? No iniciar do trabalho, ou ao finalizá-lo?

Essa resposta na verdade é muito pessoal, portanto você pode fazer da maneira que você julgar ter a maior praticidade.

 

Formatando as margens em trabalhos acadêmicos

Daremos agora um passo a passo para formatar suas margens no word com muita facilidade.

  • Abra o Microsoft Word em seu computador;
  • Clique na terceira aba: “Layout de Página”;
  • Clique no botão “Margem”;
  • Na janela que abrirá, você irá clicar em “Margens personalizadas”;
  • Esta caixa de diálogo apresentará opções para a formatação das margens, de acordo com a sua necessidade;
  • Coloque as medidas de margens segundo a ABNT;
  • Coloque a orientação da página no modo em “Retrato” para que o documento fique na forma vertical;
  • Na aba editável com o dizer “Medianiz”, você deve configurá-la para a medida de um cm, para o caso de desejar encadernar o documento;
  • Em seguida, vá com o cursor até a aba “Papel” e selecione a configuração do tamanho A4 (largura 21 cm e altura 29,7 cm);
  • Para finalizar, clique em “OK” para salvar as mudanças e aplicá-las ao seu documento!
  • Pronto! Suas margens estão configuradas!

configurar margem ABNT no word

 

Finalizando

Quando for formatar as margens do seu trabalho lembre-se que tanto esta norma, quanto as outras recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, não são apenas padrões banais. Elas mostram que o trabalho está adequadamente dentro dos parâmetros esperados de um projeto acadêmico de referência e autoridade.

As normas da ABNT em trabalhos acadêmicos, quando bem utilizadas, revelam um trabalho de qualidade e bem-apresentado, além de conferir propriedade para você, acadêmico, e dar credibilidade ao seu esforço e ao seu trabalho.

Sempre que precisar tirar dúvidas sobre trabalhos acadêmicos, normas da ABNT e outras questões referentes a este meio,  acesse o Projeto Acadêmico, teremos imenso prazer em te auxiliar!

Se você gostou deste artigo, indique para seus colegas acadêmicos e deixe seu comentário!

Até a próxima!

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas