Como começar uma Justificativa: dicas, TCC e normas ABNT

Entre as várias etapas de um TCC, a justificativa deve ser pensada ainda no pré-projeto deste trabalho acadêmico. A justificativa é um componente muito importante para um Trabalho de Conclusão de Curso, sendo assim, é fundamental que os estudantes aprendam técnicas, regras e veja exemplos de como começar e concluir uma boa justificativa. Veja como funciona e como fazer a Justificativa no seu TCC (normas ABNT)

Não sabe por onde começar uma justificativa? Então acompanhe este post até o final e veja várias dicas de como começar uma justificativa do zero. Mostraremos também alguns exemplos de justificativa e abordagens iniciais para incluir em seu TCC. Confira tudo isso a seguir!

O que é uma justificativa?

Quem está fazendo o TCC sabe que a justificativa faz parte dos elementos do trabalho. Mas não saber o que é uma justificativa em detalhes, é algo comum para muitos estudantes. A justificativa é um tipo de texto que deve ser inserido no TCC e em outros projetos acadêmicos específicos. Esse texto incomum traz uma reflexão para o trabalho sobre o motivo daquela pesquisa.

Ao fazer um trabalho acadêmico, seja ele qual for, temos sempre um objetivo que está relacionado ao tema. Quando escolhemos um tema para um projeto é porque ele parece ter relevância de alguma forma para nós. Apontar essa relevância, importância e motivo pelo qual você escolheu determinado assunto para o seu TCC é o que compõe a justificativa.

Sendo assim, podemos definir de forma bem resumida que a justificativa é um texto que aponta os motivos, as razões e todos os objetivos que um determinado trabalho possui ao ser elaborado pelo estudante. Mas não pense que a justificativa é assim tão simples. Os argumentos utilizados na justificativa é o que tornam esse trabalho tão bem elaborado.

Para fazer uma boa justificativa, o estudante precisa incluir argumentos convincentes que farão o leitor sentir a real importância de abordar aquele tema no TCC. A justificativa precisa convencer o orientador e os avaliadores de que o tema e os problemas apresentados no trabalho são relevantes para o estudo, por isso, merecem ser investigados.

Lembrando que você precisa informar aos leitores que a pesquisa não é apenas importante para você, mas sim para um todo, como a comunidade acadêmica, categoria profissional, sociedade, e outros grupos que você poderá incluir de acordo com o tema escolhido. Por isso que ao escolher um tema para o TCC é importante pensar em todos esses aspectos, pois eles serão cobrados em trechos do trabalho acadêmico como a justificativa.

exemplo de justificativa

Como começar uma justificativa?

Se esse texto precisa necessariamente convencer os leitores sobre a importância do tema escolhido para o seu TCC, você terá que informar desde o início quais são as razões que tornam seu trabalho relevante para o mundo acadêmico ou para a sociedade.

A parte mais difícil da maioria dos textos é começar. Depois que você escreve a primeira frase, tudo fica mais fácil. Por isso, pensamos em várias abordagens que você poderá utilizar para começar uma justificativa de forma muito interessante. Confira a seguir cada uma delas e exemplos de como começar uma justificativa:

1. Fatos

Você pode começar sua justificativa impondo fatos sobre o cenário em torno do seu tema. Essa é a forma mais simples e comum de começar uma justificativa. Veja um exemplo:

  • Tema: Educação Inclusiva
  • Justificativa: “A educação inclusiva nas escolas públicas tem mudado no final desta década a forma como as questões sociais são abordadas em salas de aulas…”.

2. Objetividade

Informar de forma objetiva também é uma boa abordagem para uma justificativa. Se você não gosta de dar “rodeios” e pretende ir direto ao assunto, use a objetividade a seu favor em sua justificativa. Veja um exemplo:

  • Tema: Desafios da gestão de empresas
  • Justificativa: “O estudo proposto tem como objetivo informar, examinar e eliminar os principais desafios enfrentados na gestão de empresas…”.

3. Dados, pesquisa e estatísticas

Você não precisa informar os dados em totalidade, mas basear seus argumentos em fontes de pesquisa com credibilidade é algo relevante para sua justificativa. Mostre para os leitores que seu estudo se baseia em aspectos importantes para a sociedade e isso pode ser visto em outras pesquisas. Veja dicas de como definir o tipo de pesquisa para o seu TCC Veja um exemplo:

  • Tema: Prevenção e conscientização sobre a deficiência visual
  • Justificativa: “Dados estatísticos de importantes órgãos mundiais mostram constantemente que o número de pessoas com algum tipo de deficiência visual só aumenta com o passar do tempo. Seguindo este cenário, é fundamental fortalecer a conscientização sobre a deficiência visual e estabelecer formas de prevenção desse problema na sociedade moderna…”.
*Vídeo de Passaporte do TCC

Dicas para fazer uma boa justificativa

Além das informações que já mencionamos, os estudantes precisam seguir as regras aplicadas a elaboração de uma justificativa. Por isso, separamos através de dicas algumas informações relevantes para a elaboração da sua justificativa. Confira!

1. Pense nas consequências do seu estudo

Pensar nas consequências do seu estudo é uma boa forma de começar a criar sua justificativa. Pense em todas as possíveis consequências ao concluir o seu TCC: o que poderá ser feito a partir do seu trabalho? Quais conclusões poderão ser tiradas com seu tema? Isso importa de alguma forma para a sociedade? A ausência do seu trabalho pode causar algo?

Crie uma lista de perguntas e respostas considerando um cenário de consequências após a publicação do seu estudo. Considere também um cenário sem a abordagem desse tema e estabeleça em sua justificativa se essa ausência causa problemas para a sociedade.

2. Seja objetivo

A justificativa não é uma redação dissertativa ou qualquer texto deste gênero. Essa produção textual é composta por argumentos objetivos, sólidos e concisos. Por isso, seja objetivo ao máximo que puder, estabelecendo de forma coesa os argumentos e fatos que podem ser empregados em sua justificativa.

3. Faça referências

Citar autores, fontes e pesquisa em sua justificativa não é obrigatório, mas é uma abordagem simples para uma justificativa. Ao mencionar outros trabalhos, você passa uma credibilidade maior para seus argumentos, tornando seu estudo importante diante das referências apresentadas. Nesse caso, é importante que você mencione os autores em todos os dados, pesquisas e citações utilizadas. Além disso, use apenas informações relevantes de fontes confiáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *