Início » Dicas » Fonte Próprio Autor no TCC: normas ABNT e como fazer corretamente

Fonte Próprio Autor no TCC: normas ABNT e como fazer corretamente

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece várias regras para incluir o nome do autor da fonte ao fazer citações, incluir dados de pesquisa, utilizar imagens, tabelas e outros elementos de outra pessoa em um trabalho acadêmico. Mas e quando o material foi criado pelo próprio autor do trabalho? Você sabe como é feito a referenciação nesse caso?

Pensando nisso, nós elaboramos neste post todas as principais dúvidas ao fazer referência para o próprio autor do trabalho, isto é, quando a fonte de determinada menção é você mesmo. Veja a seguir todos os detalhes de como fazer menção para o próprio autor do trabalho e todas as regras para esse tipo de referências.

Por que é importante incluir fontes?

Se você está começando seu TCC e ainda não sabe muitos detalhes sobre as Normas ABNT, saiba que elas estabelecem que os estudantes precisam informar os autores e fontes de cada informação mencionada no trabalho. Isso é estabelecido pelas Normas ABNT em relação a trabalhos acadêmicos e é cobrado judicialmente, caso você mencione partes de um material que não foi escrito por você sem dar os devidos créditos ao autor original.

Usar informações de outra pessoa sem mencionar fontes e autor é considerado plágio comumente em diversos aspectos, inclusive em trabalhos acadêmicos. Por isso é tão importante que ao fazer qualquer menção, citação ou utilizar elementos criados por outra pessoa você informe o autor.

Isso vale para diversas coisas que podem ser inseridas em seu TCC, como, por exemplo, tabelas, imagens, gráficos, fotos, trechos de artigos científicos, citações de livros, dados estatísticos, frases, entre tantos outros elementos. Todo trabalho que não foi feito por você precisa ser informado em seu TCC. Até mesmo quando você modifica as palavras, como é o caso de menções de pesquisas. Se você disse que uma pesquisa revelou tal coisa, é importante dizer quem foram os responsáveis pela pesquisa.

Além de eliminar qualquer possibilidade de plágio ou utilização de informações descobertas por outra pessoa sem os devidos créditos, você proporciona mais credibilidade para seu trabalho. Quando as pessoas sabem que você pesquisou em determinada revista, site ou livro acadêmico, isso torna seu estudo mais plausível.

Mas isso não significa que criar seus próprios elementos não trará credibilidade para seu estudo. Muito pelo contrário. Ter elementos próprios em seu trabalho mostra seu lado criativo e pró-ativo em ilustrar e concretizar os argumentos abordados ao longo do trabalho.

Fonte do próprio autor trabalho: O que significa?

Quando falamos fonte do próprio autor, estamos nos referindo ao estudante que elaborou o TCC. Vamos supor que você tenha criado uma tabela para o seu TCC. Assim como em outras referências, você precisa dar a fonte desta tabela. Neste caso, a fonte se torna o próprio autor do trabalho.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como incluir o próprio nome em menções deste tipo. Se você é uma delas, saiba que não há segredos para fazer isso. Você deverá inserir a fonte da mesma forma que insere informações sobre outros autores. Pense como se você fosse um autor independente do seu trabalho e insira o seu nome de acordo com as formatações exigidas para cada elemento textual ou não do trabalho acadêmico.

Como fazer referência para ilustrações?

Geralmente, quando o próprio autor do trabalho é citado como fonte no TCC ou em outro trabalho acadêmico, é porque ele elaborou elementos como imagens e figuras. Isso é bastante comum, considerando que figuras e imagens são ótimas formas de ilustrar determinadas ideias, argumentos e pontos de vistas em um estudo.

Se esse é o seu caso, ensinaremos a seguir como fazer referência utilizando esses elementos de acordo com a NBR 14724, que é a norma técnica utilizada para esse tipo de formatação. Confira a seguir o que diz a norma técnica:

Toda ilustração deve apresentar sua identificação na parte superior junto a palavra designativa que pode ser: fotografia, esquema, desenho, fluxograma, mapa, gráfico, planta, organograma, quadro, imagem, retrato, figura, entre outros. A identificação também deve apresentar o número de ordem de ocorrência descrito em algarismos arábicos com travessão e o respectivo título da ilustração. Na parte inferior da ilustração, é preciso indicar a fonte consultada, mesmo que a fonte seja o próprio autor do trabalho, incluindo legenda, notas e qualquer outra informação necessária para a compreensão da ilustração. Ao incluir a ilustração, o autor deve inseri-la o mais próximo possível de onde ela é mencionada no texto.

Quer um exemplo? Acompanhe a seguir como é feito a referência de ilustrações:

Figura 1- Título da figura

[FIGURA]

Fonte: nome do autor¹ (nota de rodapé apenas se for preciso)

Em nota de rodapé: 1- Informação complementar.

Viu só como é simples? você deve utilizar esse mesmo método para incluir tabelas, fotografias, imagens, ou qualquer outra ilustração descrita pelas Normas ABNT. E para referenciar a si mesmo em seu trabalho, basta inserir seu nome como autor da ilustração.

Referência a conteúdos escritos do autor

Embora os elementos gráficos sejam mais comuns em referências do próprio autor do trabalho, há estudantes que possuem conteúdos escritos publicados em sites, blogs e até mesmo em livros, revistas e jornais. Assim como no exemplo anterior, a indicação da fonte ocorre da mesma forma.

Se você é o autor de um trecho citado de livro, artigo de blog, ou qualquer outro conteúdo escrito, inclua seu nome na fonte. Incluir seus próprios trabalhos mostrará aos leitores o quanto você está envolvido com o tema, além de enriquecer seu projeto acadêmico com informações que podem ser alcançadas em outros projetos criados por você.

Nesse caso, é importante que você tome um certo cuidado para não incluir informações demais sobre seus próprios conteúdos e acabar colocando poucas fontes externas. Os leitores precisam confiar em seu conteúdo para dar credibilidade aos projetos externos desenvolvidos por você. Por isso, é importante incluir pesquisas, citações e outros elementos de pessoas de renome em sua área de atuação. Isso trará credibilidade para o seu TCC.

Por fim, siga todas essas dicas consultando sempre o manual de formatação de TCC disponibilizado pela sua instituição de ensino para não errar ao fazer sua própria referência como autor no trabalho acadêmico.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário