Folha de Aprovação para TCC (ABNT): veja como fazer, modelo e sugestões

Por ser um dos elementos obrigatórios da monografia, saber como fazer a folha de aprovação é essencial.

Apesar de muito simples de ser feita, a folha de aprovação do trabalho de conclusão ainda pode causar dúvidas em muitos estudantes. Por exemplo: o que deve fazer parte dela? Onde ela deve vir e qual a diferença para a folha de rosto? Se você já está com o seu trabalho adiantado e se preparando para a defesa, é hora de saber como fazer a folha de aprovação.

 

O que é a folha de aprovação do TCC?

A folha de aprovação é um elemento pré-textual (porque se encontra antes do texto principal da monografia, durante o qual sua proposta é desenvolvida) obrigatório do trabalho de conclusão de curso. Ficha Catalográfica TCC (ABNT): o que é, como fazer, exemplo e modelo

É nela, que também é conhecida como termo de aprovação, que o grau (a nota) conferido pela banca será registrado, com a devida assinatura de cada membro. Por isso, deve seguir algumas recomendações quanto à sua formatação e composição.

 

Como fazer a folha de aprovação do TCC?

A folha de aprovação utiliza alguns dos mesmos elementos que compõem a folha de rosto da monografia: o nome completo do aluno ou aluna, título e subtítulo do trabalho e a sua natureza.

Para aqueles que ainda não fizeram a folha de rosto, a natureza deve citar o tipo de trabalho, o nome da instituição para o qual ele está sendo apresentado, sua finalidade e, dependendo das normas da faculdade, por quem ele foi orientado.

Um exemplo de natureza do trabalho seria: “Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade X como requisito para a obtenção do grau de bacharel em Y, orientado pelo Profº Fulano”.

Se já tiver feito a folha de rosto, o formando pode, para simplificar o processo, copiar esses três elementos que ela tem em comum com a folha de aprovação. Apenas lembre-se de fazê-lo com atenção, para evitar erros desnecessários.

A diferença é que o espaço entre esses elementos deve ser reduzido, já que é preciso haver espaço para as assinaturas dos membros da banca examinadora e a data de defesa do trabalho de conclusão de curso.

Ao autor ou autora da monografia cabe colocar o nome e titulação do orientador e demais integrantes da banca examinadora. Já a assinatura de cada um destes será acrescentada após a aprovação, no dia da defesa.

Da mesma forma, a data só será registrada após a apresentação, em caso de aprovação do trabalho.

Os espaços para que essas informações sejam acrescentadas são demarcados com linhas (underline), fácil de incluir em qualquer editor de texto. No caso da data, após dois pontos (:), e no das assinaturas, acima dos nomes dos membros da banca.

exemplo de folha de aprovação para TCC

 

O que deve fazer parte da folha de aprovação

Para facilitar, vamos organizar os elementos já citados em uma lista  de tudo o que deve fazer parte da folha de aprovação:

  1. Nome completo do aluno ou aluna;
  2. Título e (se houver) subtítulo do trabalho;
  3. A natureza do trabalho, que inclui:
    1. Tipo (trabalho de conclusão, tese, dissertação, relatório, etc);
    2. Curso, faculdade e/ou universidade a que o trabalho será apresentado;
    3. Finalidade (obtenção de grau, aprovação em disciplina, etc);
    4. Se em sua instituição o nome do orientador não figurar entre a banca examinadora, incluí-lo aqui.
  4. Data de aprovação, com espaço para ser preenchida;
  5. Nome e titulação de cada membro da banca examinadora, com espaços para as assinaturas.

 

Em sua maioria, as normas de formatação seguem as da folha de rosto. Mas não custa lembrar:

  • Título em corpo 14, negrito, centralizado e em caixa alta;
  • O subtítulo tem o mesmo tamanho, mas sem o negrito;
  • A natureza do trabalho deve ter tamanho 10, espaçamento simples e recuo de 8 cm a partir da esquerda;
  • O nome do autor deve estar no tamanho 12, caixa alta e centralizado;
  • A data e a identificação dos membros da banca usam tamanho 12 (Times) ou 10 (Arial), mas os nomes do orientador e/ou demais professores devem estar centralizados.

Dependendo da instituição pode haver diferença na formatação da natureza do trabalho. Usa-se tanto com recuo à esquerda (como na folha de rosto) quanto sem (texto normal centralizado).

Como dito, a inclusão do orientador na banca examinadora depende da instituição. Se for esse o caso, deve-se identificá-lo como tal, enquanto os demais pode ser descritos como membros (da banca) ou examinadores.

A melhor forma de visualizar os elementos e a formatação da folha de aprovação é por meio de exemplos e modelos, que podem ser encontrados na internet ou na biblioteca de sua instituição.

*Vídeo de Descomplicando – Ederson Wiliam

 

Como usar a folha de aprovação após a defesa?

Você apresentou seu trabalho de conclusão, defendeu sua tese, os membros da banca assinaram a folha e, o mais importante de tudo, obteve o grau necessário! E agora, como usar a folha de aprovação?

Depois de aprovado, o aluno deverá usar a folha assinada – o termo de aprovação – para produzir a versão final do trabalho de conclusão, que incluirá quaisquer alterações recomendadas pela banca e o grau obtido.

Muitas instituições pedem que o aprovado produza uma versão de capa dura do trabalho, principalmente em caso de obtenção do grau máximo (nota dez).

Cada exemplar encadernado da versão final deve conter uma das folhas de aprovação assinadas originais. É por isso que é praxe imprimir quantas cópias dela forem necessárias para levar no dia da defesa.

Atualmente, também se exige uma versão digital do trabalho final. Esta também inclui o termo de aprovação, que deve ser escaneada ou digitalizada para a sua anexação.

Você já sabia como fazer a folha de aprovação do TCC? Se este artigo foi útil de alguma forma para esclarecer esse elemento obrigatório, compartilhe-o com seus colegas que também possam ter dúvidas a respeito.

Em nosso site, você também encontra sugestões de temas para áreas como Educação Física, Farmácia, Direito, Engenharia Civil (e outras), voltados para quem ainda está nos estágios preliminares dessa etapa da formação acadêmica.

Se precisar de mais ajuda ou material para a elaboração de seu trabalho de conclusão, consulte os outros artigos que temos aqui. Você encontrará explicações sobre cada passo para fazer o melhor TCC possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *