Como Paginar TCC: aprenda como fazer a numeração de páginas na ABNT

Parece uma coisa simples e não obrigatória, mas você sabia que existe um padrão para a paginação do TCC? Continue a ler e veja como numerar as páginas do seu trabalho.

estrutura e numeração de paginas de um tcc

Para paginar ou numerar, o seu trabalho de conclusão de curso, você deve prestar atenção em alguns aspectos relacionados ao aplicativo Word. Muitas vezes, é realmente um pouco difícil fazer esse tipo de trabalho.

As primeiras páginas de qualquer atividade monográfica não devem ser numeradas. Não é muito fácil resolver isso dentro do próprio aplicativo Word. É importante levar em consideração alguns aspectos. Como, por exemplo, o recurso próprio que faz com que as primeiras partes de qualquer trabalho não sejam numeradas.

O número da opção a ser utilizada no programa Word é a quebra de seção. Esse recurso faz com que o documento seja dividida em dois aspectos, sendo que esses documentos ficam desvinculados.

Fazendo esta opção pela divisão do documento em dois, a numeração de página de uma metade não interfere na numeração de outra, tornando mais fácil o trabalho.

O trabalho de conclusão de curso deve ser numerado a partir da introdução. A quebra deve ser realizada nesse local. Antes da introdução, vai ser um documento utilizado, após a introdução será outro documento. Introdução TCC seguindo a ABNT: aprenda como fazer e veja nossas dicas

Lembrando que depois da introdução os números estarão nas páginas, mas antes disso as páginas também serão contabilizadas, elas apenas não entram na contagem visual.

Vale ressaltar que se trata de um tipo de divisão feita apenas com o objetivo de fazer a numeração adequada do documento. Não se trata de uma divisão para efeitos de publicação do trabalho.

É importante também diferenciar o cabeçalho do rodapé, para efeitos de numeração, pois há um local específico para numerar o TCC.

 

Cuidados e outras observações

Ainda com relação ao numeral, importante evitar algumas invenções que possam surgir. Essas invenções podem acabar prejudicando a sua avaliação na entrega de um resultado de um trabalho.

Por exemplo, é muito importante evitar os números romanos. Qualquer outro tipo de erro, como uma numeração repetida ou a numeração equivocada, podem acabar gerando alguns tipos de problemas para a sua avaliação.

 

Cuidados com numeração e quantidade de páginas

O tema vinculado à numeração de páginas refere-se a outros temas relevantes em uma monografia. É importante considerar que um trabalho de conclusão de curso é diferente de um trabalho que serve como uma espécie de mero artigo para conclusão.

Cada um possui regras específicas e que devem ser abordadas de acordo com as regras da sua instituição de ensino.

Em todo caso, é muito importante considerar que a quantidade de palavras e a quantidade de páginas de um trabalho monográfico não representa, necessariamente, uma avaliação melhor por parte do avaliador.

folhas de papel

O avaliador não está interessado em um trabalho de conclusão de curso que se torne extenso apenas pelo fato de se tornar mais robusto e para gerar uma espécie de impressão favorável.

O interesse do avaliador, certamente, é que a pesquisa atinja os seus resultados. Caso isso seja realizado de uma forma mais concisa e consistente não vai gerar nenhum tipo de problema, se for mais curto. Inclusive, atualmente, as universidades estão um tanto quanto sufocadas de atividades acadêmicas.

Por mais que os alunos não tenham, muitas vezes, interesse em realizar atividades desse tipo, eles acabam sendo estimulados por professores e por coordenadores.

Desta forma, aumenta muito a demanda de atividades acadêmicas, fazendo com que aumente também a quantidade de páginas que devem ser lidas pelos orientadores, coordenadores e professores.

A consequência disso se reflete no total de páginas. É muito importante evitar que o trabalho acabe sendo um pouco mais longo do que o necessário, para não cansar o leitor com alguns temas que podem ser  excluídos, resumidos ou sintetizados.

 

Dicas de numeração

A numeração do TCC deve ser realizada com algarismos arábicos. Eles devem ser localizados no canto superior direito. O ideal é que estejam a 2 cm da borda e com fonte de tamanho 10.

É necessário que haja um especial cuidado em textos que utilizam frente e verso. No caso, o anverso deve ser colocado na margem direita e o verso deve ser colocado na margem esquerda.

Para inserir um número, você deve ir ao menu principal do Word, selecionar inserir e número de página. Depois, você deve colocar início da página e alinhamento à direita. A seguir, basta apertar em “OK” para fazer a numeração de páginas de uma forma automática.

Importante estar atento a contagem de páginas. Você pode fazer essa mudança se formatar o número de páginas.

*Vídeo de Jeff Borgs

 

Importância da paginação

A enumeração do seu trabalho de conclusão de curso é um aspecto muito importante.  Enumerar corretamente faz com que você ganhe créditos para a banca avaliadora e para quem lê seu trabalho posteriormente.

As normas da ABNT também são importantes para numeração. A numeração corresponde a contagem de página de acordo com ABNT. Essa contagem se inicia na folha de rosto. A capa não entra na numeração.

Por sua vez, os números começam a aparecer só em outro momento, na introdução. Desta forma, vários elementos não precisam aparecer com numeração, como capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória e resumo, bem como a lista de sumário.

O Projeto Acadêmico oferece todo o suporte para que você faça um trabalho de qualidade, se destacando em monografias, artigos, trabalhos de conclusão de curso, dentre outros.

Confira alguns temas já postados como, aprenda a fazer referência, metodologia e citação de citação (APUD)

As perguntas que você precisaria perguntar a algum professor podem ser respondidas aqui, com artigos que explicam, analiticamente, tudo que é necessário para obter uma excelente nota, mais que isso, tudo que você precisa para gerar conhecimento inovador em seu TCC.

Comente suas dúvidas no espaço destinado a isso, aqui em baixo.

Atenção para a dica final: embora alguns textos na internet apontem para a necessidade de fazer paginação em algarismos romanos nos elementos pré-textuais, não é necessário. A ABNT aponta claramente para a necessidade apenas de paginação para a parte textual.

 
Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento

Contenu Produção Criativa

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas