Pesquisa Participante: o que é? conceito e dicas de como fazer

A pesquisa participante é um tipo de estudo baseado no envolvimento da comunidade sobre uma análise própria de sua realidade. Ela é desenvolvida com a interação entre pesquisadores e membros que atuam dentro de situações para investigar determinados aspectos, como problemas reais, entre outros. Esse tipo de estudo pode ser colocado em diversos trabalhos acadêmicos, como TCC, ou ser cobrado pela instituição de ensino aos estudantes.

Caso você precise ou queira trazer uma pesquisa participante em seu trabalho de conclusão de curso ou outro projeto acadêmico, confira neste post todas as dicas que você precisa para fazer esse conteúdo. Reunimos neste post dicas e várias informações que te ajudarão a fazer uma pesquisa participante.

banner pesquisa participante

Pesquisa participante: definição

A pesquisa participante é o estudo dos participantes, onde o pesquisador e os participantes precisam interagir para desenvolver a pesquisa. Por meio desta interação, pesquisadores e participantes da pesquisa tentam solucionar problemas que são encontrados a partir dos processos da pesquisa.

Esse método de pesquisa empregado a trabalhos acadêmicos quase sempre é confundido pelos estudantes com a pesquisa-ação, que em partes possui aspectos muito parecidos. Porém, ambas as pesquisas possuem características diferentes que devem ser consideradas ao elaborar cada uma delas.

Alguns especialistas no assunto consideram que a pesquisa participante uma busca plena dos pesquisadores e participantes pelo conhecimento, onde a participação social proporciona os benefícios necessários para que haja uma boa investigação e solução dos problemas encontrados em uma comunidade.

Principais características da pesquisa participante

Como já mencionamos, a pesquisa participante tem como objetivo envolver participantes e pesquisadores no estudo em benefício dos próprios participantes. Em um todo, o estudo beneficiará os participantes envolvidos com o estudo solucionando seus principais problemas. Mas essas não são as únicas características da pesquisa participante. Por isso, listamos quais são as outras características que destacam esse modelo de pesquisa. Confira a seguir:

Permite conhecer e agir

Com a pesquisa participante, a população envolvida com o estudo adquire conhecimento, entendimento e passa a agir para solucionar os problemas que foram identificados. Neste processo de pesquisa, os participantes se sentem envolvidos com a mudança e tornam as soluções para os problemas possível.

Soluciona problemas que já existem

Neste método de pesquisa, os problemas apresentados no projeto são reais e que ocorrem verdadeiramente na população estudada. Com base em observações dos pesquisadores e participantes, é feito um diagnóstico de todos os problemas que precisam ser resolvidos.

Amplia a participação da população

A pesquisa participante torna possível a participação integral da população em torno da solução dos problemas apresentados. Neste modelo de pesquisa os participantes podem participar ativamente de todos os processos, como proposta da pesquisa, coleta dos dados, análise dos resultados, planejamento de intervenções e solução dos problemas na prática. Aliás, neste tipo de pesquisa é fundamental que a população tenha controle do processo.

Reduz ou elimina as limitações das pesquisas tradicionais

Isso significa que limitações impostas para pesquisas tradicionais são facilmente eliminadas ou reduzidas através do método de pesquisa participante.

Proporciona educação e envolvimento com a comunidade

Por ser um processo coletivo, os envolvidos trabalham juntos em prol do conhecimento e dos benefícios que serão estabelecidos na comunidade.

Como fazer pesquisa participante?

Se você não sabe por onde começar sua pesquisa participante, não se preocupe, pois explicaremos a seguir detalhes de como você poderá fazer sua pesquisa corretamente. Além disso, falaremos a seguir várias dicas interessantes que te ajudarão na construção do seu estudo. Acompanhe todas essas informações a seguir.

*Vídeo do Prof Ivan Guedes

Processos da pesquisa participante

Para fazer uma pesquisa participante correta, você e todos os envolvidos com o estudo precisarão seguir quatro etapas importantes. Essas etapas correspondem aos processos da pesquisa participante. Veja cada uma das etapas e como desenvolvê-las:

1. Montagem metodológica e institucional

Nesta primeira etapa, os participantes deverão discutir sobre o projeto junto aos pesquisadores, população e representantes, apresentando aspectos como objetivos, hipóteses, conceitos, métodos, e o quadro teórico para o desenvolvimento da pesquisa. Também é importante definir neste momento a delimitação regional do estudo e organizar por grupos todas as tarefas e os processos a serem executados na pesquisa.

2. Estudo da população e região

A segunda etapa do processo da pesquisa participante é composta pela identificação da estrutura social dos envolvidos com o estudo, diferenciação de necessidades e problemas encontrados e seleção da população que receberá a intervenção que será estudada e criada em outros processos da pesquisa participante.

Nesta etapa, os envolvidos com a pesquisa também deverão descobrir aspectos importantes sobre os pesquisados, como dados tecnológicos, socioeconômicos, feedback da população, entre outros meios de descobrir os problemas e as características da comunidade.

3. Análise dos problemas prioritários

Considerando todos os problemas que foram apresentados na etapa anterior do estudo da pesquisa participante, a terceira etapa deste processo é composta por uma análise crítica sobre os problemas considerados prioridades para os participantes do estudo.

Sendo assim, esta etapa deverá definir os grupos de estudo de cada área da pesquisa, assim como critérios específicos para analisar os problemas mencionamos nesta etapa.

4. Planejamento e aplicação do plano de ação

Após obter todos os dados necessários e ter formulado as soluções possíveis para os problemas que a pesquisa participante busca resolver, é hora de partir para ação na quarta etapa do processo. Neste momento, é preciso definir os grupos de ação, as atividades educativas e todas as medidas que serão adotadas para solucionar os problemas.

Após identificar essas questões, os participantes do estudo deverão realizar as ações necessárias para solucionar os problemas. Por fim, um relatório final deve ser feito com os resultados das soluções postas em prática.

Dicas extras

Seguindo as etapas conforme descrevemos anteriormente, você chegará ao resultado pretendido em sua pesquisa participante. Ainda assim, consideramos alguns pontos importantes para que sua pesquisa possa proporcionar boas soluções ao público-alvo. Confira as dicas:

  • Faça um trabalho em equipe, tanto com pesquisadores quanto com participantes;
  • Seja organizado em todas as etapas da sua pesquisa;
  • Concentre seus esforços em soluções que beneficiaram a todos;

Relate todos os resultados observados através de dados para complementar seus trabalhos acadêmicos.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário