Quantas Linhas deve ter uma Redação do ENEM: dicas e sugestões

A redação é uma das etapas mais importantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É nesta etapa que toda a criatividade e conhecimento técnico de escrita são colocados à prova dentro do tema proposto pela avaliação. Entre as dúvidas mais frequentes sobre a redação do Enem, a quantidade de linhas é algo que chama bastante atenção. Afinal, quantas linhas uma redação do Enem deve ter?

É sobre isso que falaremos neste post. Se você também tem essa dúvida, confira a seguir quantas linhas são exigidas na redação do Enem e a diagramação ideal para não ultrapassar o limite máximo. Redação Dissertativa Argumentativa: exemplos, como fazer, pronta

exemplo de redação nota 1000 no enem

Regras do Enem para o número de linhas

A quantidades de linhas que uma redação do ENEM deve ter, varia muito de acordo com o tema, com os argumentos desenvolvidos, entre outros aspectos. O mais importante é que a sua redação fique dentro das regras exigidas no exame, pois caso contrário, você poderá ter sua avaliação desclassificada. Conectivos para Redação: introdução, desenvolvimento e conclusão, dicas

Nas edições anteriores do Enem, a regra era a seguinte: mínimo de 8 e máximo de 30 linhas. Dentro desses limites, você pode escrever quantas linhas forem necessárias para introduzir, desenvolver e concluir sua redação.

Isso significa que não há um padrão ou uma regra exata de quantas palavras você deve escrever, porém, o texto precisa apresentar estrutura de começo, meio e fim. Aprenda Como Fazer uma Redação Descritiva Perfeita

Aviso: como as regras do Enem mudam constantemente, você deve conferir no edital do exame e na página de redação o limite de linhas para a redação. Caso as regras tenham mudado, você saberá exatamente o limite mínimo e máximo para escrever seu texto.

*Fonte: Redação Profa Michelle

Estrutura para redação do Enem

Como mencionado, não há uma regra exata em relação a quantidade de linhas que uma redação deve ter. Mas é importante que você saiba que prolongar o assunto apenas para criar uma redação grande, pode comprometer sua nota, assim como explicar rapidamente seus argumentos sem se aprofundar no assunto. Como começar uma Redação: passo a passo, estrutura e dicas

É preciso criar um consenso entre ser objetivo e ao mesmo tempo proporcionar uma compreensão completa sobre os argumentos. Lembrando, é claro, de seguir a cronologia da estrutura de uma redação.

A redação para o Enem e para outros concursos públicos segue um conceito básico de estrutura onde é observado a introdução, desenvolvimento e conclusão. Falaremos a seguir sobre essas estruturas e a indicação de linhas para cada tópico. Confira!

Introdução

Esse é o momento que você irá apresentar o tema para seus leitores. Além disso, você também deverá apresentar logo no início dois argumentos que serão trabalhados ao longo do texto. Esses argumentos devem apresentar seu ponto de vista sobre o tema.

A introdução é composta por um parágrafo curto. Por isso, é indicado que você utilize de 2 a 5 linhas para iniciar a redação. Não há uma regra exata sobre quantos argumentos devem ser inseridos na introdução. Porém você deve se lembrar que quanto mais argumentos são inseridos nesta etapa, mais parágrafos você terá que desenvolver para abordar cada um deles.

Então, o ideal é que você introduza entre dois ou três argumentos, no máximo, desde que respeite corretamente a diagramação e o limite de linhas para o texto.

Também é importante destacar que a introdução deve conter essencialmente apenas os argumentos que serão abordados no desenvolvimento. Citar outros argumentos que não serão desenvolvidos poderá deixar prejudicar seu texto.

exemplo de introdução de redação

Desenvolvimento

Neste momento, você deverá desenvolver os argumentos que foram introduzidos anteriormente. O mais aconselhado é que sejam dois, pois assim fica fácil diagramar. Além disso, dois argumentos é um ótimo número para convencer o leitor sobre determinado ponto de vista.

Se forem dois, você pode usar um padrão de 2 a 10 linhas para desenvolver os argumentos. Se forem três argumentos, você pode usar de 2 a 3 linhas. O ideal é que os parágrafos não sigam um número exato, mas que apresentem informações objetivas e completas.

Aliás, esse é um aspecto muito importante sobre o desenvolvimento. Os parágrafos devem ser coesos e coerentes. Todo o texto deve apresentar uma sequência cronológica onde as frases e os parágrafos devem ser interligados seguindo uma lógica. Isso significa que é importante avaliar cada informação citada no texto e avaliar se há uma ligação com as demais informações.

exemplo de desenvolvimento para redação

Conclusão

A etapa final de qualquer texto é a conclusão. Muitos estudantes se perdem nesta etapa por não saber o que fazer. Ao contrário do que muitos pensam, usar frases de efeito, recordar o que já foi dito ou repetir um argumento, não são sinônimos de uma conclusão. Na verdade, a conclusão deve ser como as demais etapas da redação: um momento para trazer informações ao leitor.

Nesse caso, é importante tomar cuidado para não introduzir um novo argumento ou informações que não foram previamente mencionadas como dados. Porém, você pode sim terminar o texto falando algo diferente que agregue valor de alguma forma.

Muitas pessoas costumam terminar a introdução com uma mensagem de advertência, de otimismo, com uma citação ou referência ao título. O mais importante é que a conclusão esteja alinhada com a visão do autor sobre o assunto, assim como as demais etapas da redação.

Isso significa que se você começou falando que tal coisa não deveria existir, não faz sentido terminar o texto dizendo que essa coisa é algo bom para a sociedade. Lembre-se sempre: coesão e coerência devem estar presentes do começo ao fim da sua redação.

Já em relação a quantidade de linhas, a conclusão segue a média da introdução, de 2 a 5 linhas. Lembrando que o número de linhas pode variar dependendo da necessidade de explicar determinado assunto no texto. Os números mencionamos neste artigo são apenas recomendações de diagramação para que o texto fique estruturado e com um aspecto visual atrativo para o leitor.

exemplo de conclusão de redação

Redação feita por: Isabela Carvalho Leme Vieira da Cruz, Rio de Janeiro – RJ

Redação nota 1000 no ano de 2011

Dicas em relação a quantidade de linhas

  • No rascunho, liste todas as suas ideias sobre o tema;
  • Escolha 2 ou 3 ideias que possam virar argumentos no desenvolvimento;
  • Desenvolva os argumentos interligando o assunto;
  • Use uma divisão do número de linhas para os parágrafos;
  • Se estiver passando o limite máximo, tente ser mais objetivo na explicação.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas