Resenha Descritiva: veja como fazer, exemplo e sugestões

A resenha descritiva acadêmica é parte importante de muitos trabalhos de conclusão, porque oferece embasamento técnico e objetivo para o seu desenvolvimento.

livros a frente de uma mulher sobre a mesa

Se você está se preparando para a elaboração do seu trabalho de conclusão de curso ou está no meio do processo de produção, é bem capaz de já ter encontrado o termo “resenha descritiva” em suas pesquisas. Mas do que isso se trata? E, mais importante, como fazer uma resenha descritiva que atenda aos critérios acadêmicos?

 

O que é e como fazer uma resenha descritiva?

A resenha descritiva, como o nome já diz, é um gênero textual que tem por finalidade relacionar e enumerar as propriedades relevantes de um objeto (ou seja, descrevê-lo), além das circunstâncias que o envolvem. Em geral, ela deve analisar uma obra ou evento para, então, servir de embasamento técnico e objetivo para outros trabalhos.

A característica mais importante da resenha descritiva é que ela não pode apresentar opiniões e julgamentos, positivos ou negativos, de quem a escreveu (que ficam reservados à resenha crítica).

Significa dizer que ela deve ser objetiva e impessoal, o que pode se provar uma tarefa difícil para quem não está acostumado com esse tipo de texto.

Algumas instruções sobre como fazer uma resenha descritiva podem facilitar a vida de quem precisa elaborar o embasamento técnico e objetivo de seu trabalho acadêmico.

 

Resenha descritiva acadêmica

A resenha descritiva acadêmica deve fazer um levantamento dos principais pontos, características, ideias e temas da obra ou evento. A descrição pode ser feita sob ótica social, pedagógica, artística ou de outra natureza.

Por se tratar de um texto acadêmico, deve buscar se aprofundar ao máximo e tentar esgotar as possibilidades de interpretação do objeto, ou seja, descrever todos os pormenores do objeto delimitado — ou todos os relevantes para o trabalho.

Esse tipo de abordagem dará o melhor embasamento técnico e objetivo para o trabalho.

escrevendo em um notebook e escrevendo no papel

 

O que abordar na resenha descritiva

A decisão do que abordar na resenha descritiva depende do quanto o seu autor ou autora pretende se aprofundar na análise do objeto.

Mas há alguns pontos que podem ser considerados mínimos, recomendados para qualquer resenha descritiva acadêmica:

  • Nome do autor (ou autores) da obra;
  • Título completo da obra, exatamente como apresentado na versão estudada (ou artigo);
  • Nome da editora ou coleção de que faz parte a obra (se for o caso);
  • Lugar e data de publicação;
  • Número de páginas e do volume, se houver mais de um;
  • Em caso de obra estrangeira, é recomendado informar o idioma original e o nome do tradutor.

Se o que está sendo descrito é um evento, deve-se oferecer o máximo de informações possíveis — data, local, envolvidos, etc — além da descrição dos fatos ocorridos.

A resenha descritiva acadêmica de uma obra deverá conter um resumo objetivo de seu conteúdo, os dados básicos já citados ainda pode incluir uma descrição sucinta da estrutura, como capítulos, índices, etc.

O resumo pode conter o assunto global da obra, o ponto de vista e a perspectiva, adotados pelo autor, o gênero, métodos e o tom utilizados, entre outras coisas que forem consideradas relevantes para o trabalho.

Não há tamanho definido para a resenha, mas entre 50 e 80 linhas é suficiente. Segue abaixo um exemplo de resenha descritiva:

exemplo de resenha descritiva
Exemplo de uma resenha descritiva

 

Oito passos para escrever uma resenha descritiva

Conhecer os principais passos a serem observados pode ajudar na tarefa de como fazer uma resenha descritiva adequada e que atenda aos critérios acadêmicos. Veja os pontos a serem seguidos:

  1. Citar os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo ou as características do evento que será analisado;
  2. Explicar do que se trata a obra ao leitor, descrevendo todo o conteúdo da obra a ser analisada de forma sucinta, em poucas linhas;
  3. Descrever a estrutura da obra, falar sobre a divisão em capítulos, índices, seções, o foco narrativa e outras informações relevantes;
  4. Usar de três a cinco parágrafos para descrever o conteúdo e resumir de forma clara o texto abordado;
  5. Argumentar e analisar a obra baseando-se em textos e conceitos de outros autores, fazendo comparações e explicações. Costuma-se usar três parágrafos para a análise, mas não há limite definido;
  6. Descrever para quem a obra analisada pode ser útil, valendo-se de elementos sociais e pedagógicos e baseando-se em dados como idade, escolaridade, renda e outros;
  7. Falar sobre o autor da obra — o escritor ou pesquisador —, sobre sua vida e obra, de forma breve;
  8. Identificar-se: ao final, no último parágrafo, escrever seu nome e, se quiser, algum título, como “Acadêmico do curso de Letras da Universidade X”.

Em caso de resenha de evento, esses passos podem ser facilmente adaptados para descrever as características que o cercam, como data, local, principais atores envolvidos, etc.

Também é importante verificar se sua instituição possui regras específicas para o desenvolvimento e apresentação de resenha descritiva acadêmica.

pessoas em formatura

 

Busque exemplos de como fazer uma resenha descritiva

Como em qualquer outro trabalho acadêmico, buscar exemplos e modelos de trabalhos já aprovados pode ajudá-lo ao escrever uma resenha descritiva acadêmica.

O exemplo acima é uma resenha descritiva da área biomédica apresentada ao Departamento de Epidemiologia da Universidade de São Paulo (USP).

Embora seja uma reprodução de revista científica e não esteja formatada de acordo com as normas da ABNT para monografia, a resenha exemplo apresenta todos os itens já descritos, como apresentação da obra, resumo do assunto global, breve biografia do autor, etc.

Há muitos outros exemplos e modelos que podem ser encontrados na internet ou, se preferir, na biblioteca de sua universidade, em formato digital ou físico.

Você já sabia o que é como escrever uma resenha descritiva? Se este artigo foi útil de alguma forma, compartilhe-o com seus colegas que também possam ter dúvidas a respeito.

Nós também temos sugestões de temas de TCC de diversas áreas, como Educação Física, Farmácia, Direito, Engenharia Civil (e muitas outras), para quem está nos estágios preliminares dessa etapa de sua formação.

Se precisar de mais ajuda ou material para a elaboração de seu trabalho de conclusão, consulte os outros artigos do nosso site. Neles, você encontrará explicações de cada passo para fazer o melhor TCC possível.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas