TCC sobre Ecommerce: dicas e sugestões de temas de comércio eletrônico

As lojas virtuais cresceram muito nos últimos anos, e isso representam um aspecto muito positivo para a economia do país e do mundo, de um modo geral. Por isso, falar sobre ecommerce é uma ótima forma de terminar um curso superior. Se você escolheu esse tema ou se esse tema foi escolhido pela sua instituição para você, saiba que é possível falar muitas coisas sobre ecommerce.

Pensando em todas essas abordagens e assuntos que possam render sobre o tema ecommerce, falaremos a seguir como você pode abordar esse tema em seu TCC e quais tópicos podem ser utilizados. Além disso, daremos várias dicas para escrever o TCC. Confira tudo isso a seguir.

TCC sobre ecommerce

O ecommerce é um tipo de comércio que funciona de forma eletrônica. Isso significa que as vendas são feitas a partir de dispositivos como computadores, smartphones, tablets, entre outros. Essa mobilidade de poder comprar pela internet tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, por isso, hoje é muito comum encontrar lojas que são conhecidas por seus estabelecimentos físicos atuando também na internet.

Como exemplo disso podemos destacar empresas grandes como o Extra, Casas Bahia, Lojas Americanas, entre outras empresas desse tipo. Há ainda aquelas que iniciaram logo de cara nesse meio, como é o caso da Amazon, Alibaba, Otto, entre outras.

Esse aumento do ecommerce é explicado por diversos fatores, sendo que o principal deles é o alcance que a internet proporciona. Em um estabelecimento, as vendas ficam limitadas a uma determinada região, podendo cobrir outros bairros e cidades caso o empreendedor espalhe filiais, mas isso resultará em um custo maior, mais investimento e insegurança, pois o local pretendido para a expansão pode não dar certo.

Agora, quando se tem um ecommerce as portas se abrem para o mundo todo. Mesmo as lojas virtuais que entregam apenas no Brasil ou em um único estado, o número de clientes em potencial é muito maior do que em estabelecimento físico. É possível vender até para pessoas de outros países sem precisar espalhar várias filiais pelo mundo. Com a internet, é possível vender para qualquer lugar sem gerar custos com a expansão desse alcance.

Todas essas características proporcionadas pelas lojas virtuais fazem com que os empreendedores queiram se aventurar no meio digital, o que proporciona uma grande gama de serviços e produtos comercializados entre as empresas do tipo B2B.

Tema e abordagem no TCC

Como esse tema abrange diversos aspectos diferentes, é possível utilizar esse tema em TCC de economia, contabilidade, publicidade, cursos empresariais, entre muitos outras formações que abordam temas como o ecommerce. Considerando essas variações, separamos algumas opções de temas e abordagens que você poderá utilizar em seu TCC:

Ecommerce como o comércio do futuro

  • Como funciona o ecommerce;
  • Como o comércio tem evoluído ao longo do tempo;
  • Mercado digital e sua expansão para diversos tipos de serviços e produtos;
  • Principais apostas para o futuro do comércio e de outros aspectos da sociedade.

A importância do ecommerce para a economia mundial

  • Alcance do ecommerce no mundo;
  • A importância das lojas virtuais entre as regiões do mundo;
  • Influência do ecommerce para a economia de um país;
  • Dados sobre vendas no ecommerce no Brasil e no mundo.

Contabilidade para ecommerce e lojas do tipo marketplace

  • O que são ecommerce e empresas marketplace;
  • Como é feito a contabilidade de negócios virtuais;
  • Informações fiscais e contábeis sobre lojas virtuais;
  • Processos burocráticos no país e regulamentação do ecommerce.

Marketing para ecommerce e outros negócios virtuais

  • A importância do marketing para negócios virtuais;
  • Como o ecommerce utiliza o marketing digital para aumentar as vendas;
  • Principais gatilhos e estratégias de marketing para ecommerce;
  • O futuro do marketing para o ecommerce;

Por que falar sobre ecommerce em seu TCC?

Mesmo sendo um tema bastante atual, as lojas virtuais ainda são alvos de muitas dúvidas da sociedade. As dúvidas quase sempre recaem sobre a regulamentação desse modelo de negócio, principais desafios de vender pela internet, como funcionam as vendas online, entre outras. Por isso, falar sobre ecommerce promoverá mais informações sobre esse assunto, o que é benéfico para toda a sociedade.

Em seu projeto, você pode destacar métodos, ações e diversos itens importantes para quem está ingressando neste mercado. Além disso, dados estatísticos reforçam ainda mais o quanto o comércio eletrônico é algo positivo para a economia mundial.

Dicas para escrever o TCC

Se você já se decidiu sobre o tema, já pode começar a planejar como fará seu TCC. Um erro muito comum dos estudantes é começar a escrever o trabalho sem nem mesmo planejar esse projeto. Isso acaba prejudicando o trabalho, podendo causar atrasos na entrega e até mesmo deixando você frustrado com tanta pesquisa e trabalho pendente. Sendo assim, veja as dicas que preparamos para você planejar e executar o seu TCC:

1. Comece planejando: anote em um papel tudo que você precisará fazer para desenvolver o seu TCC. Estudo, pesquisa, experimento, entrevista, seja lá qual for o método que você incluirá em seu TCC anote tudo de forma organizada para não esquecer de nada na hora de escrever o trabalho.

2. Execute aos poucos: mais importante do que passar horas estudando em um dia é você manter uma rotina de estudos, mesmo que com apenas 30 minutos. Se você tiver um bom prazo para entregar o trabalho, é possível dividir essa tarefa em pequenos períodos ao longo do seu dia. Independente do cronograma que você definir, execute com constância e se possível aos poucos para que seu trabalho não fique cansativo e desgastante.

3. Seja disciplinado: entre se divertir e estudar para o TCC a maioria das pessoas dirão que se divertir é mais interessante. Mas como tudo na vida, há etapas que devem ser cumpridas e o TCC é uma delas. Sendo assim, mantenha o foco em seu projeto e seja disciplinado ao ponto de não deixar de lado o seu trabalho. Isso não significa que você deixará de se divertir, nada disso. Apenas seja disciplinado o suficiente para não deixar o TCC para a última hora.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas