O que é Projeto Integrador? exemplos pronto, como fazer e ideias

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

A formação profissional de um estudante requer diversos processos que são cobrados de acordo com o nível de formação. No caso dos cursos de nível superior, há alguns processos que são bem conhecidos como o TCC, e outros que quase não são mencionados, como é o caso do projeto integrador.

Se você, assim como muitos estudantes não entende nada sobre projeto integrador, fique tranquilo que nós falaremos tudo que você precisa saber sobre esse assunto. Acompanhe este post até o final e descubra todos os detalhes desse importante projeto.

O que é projeto integrador?

O projeto integrador se constitui no âmbito estratégico de ensino e aprendizagem, com o objetivo de proporcionar a interdisciplinaridade dos temas abordados nos módulos estudados ao longo do curso. Por isso, esse projeto é considerado o método de pesquisa e extensão de cada módulo integrando toda a disciplina estudada de um modo geral.

É o projeto integrador que oferece as condições para que haja uma avaliação das competências estudadas pelos estudantes. Neste projeto, as principais características do perfil profissional de cada estudante são ressaltadas e servem para que cada estudante seja avaliado ao término do curso.

O objetivo principal do projeto integrador é articular de forma teórica e prática, promovendo a valorização das pesquisas individuais e coletivas. Além disso, esse tipo de iniciativa ainda apresenta alguns objetivos específicos, sendo eles:

1. Contribuir para o aprendizado do estudante através da solução de problemas ambientais e sociais;

2. Capacitar os estudantes para que eles aprendam a elaborar e expor seus trabalhos através de metodologias adequadas;

3. Promover esclarecimento, análise e avaliação do que está sendo estudado com o objetivo de descobrir possíveis soluções e novas propostas para um determinado assunto, considerando que essas soluções beneficiem primeiramente a sociedade que o aluno pertencerá quando se tornar um profissional;

4. Promover uma ligação entre os conteúdos estudados ao longo do curso, abordando temas que se complementam com o propósito de oferecer formação integral para o estudante;

5. Promover o desenvolvimento da capacidade de planejar e resolver dentro de cada disciplina os problemas enfrentados pelas diversas áreas de formação;

6. Fazer com que os estudantes tenham como método de resolução de problemas as pesquisas científicas;

7. Desenvolver a interdisciplinaridade entre os alunos por meio da construção do conhecimento coletivo;

8. Criar um sistema de informação que integra os diferentes níveis conceituais, lógicos e físicos.

Exemplos de projeto integrador pronto

Como é feito um projeto integrador

Para atender a todos os objetivos que já mencionamos sobre o projeto integrador, este método educacional deverá ser conduzido pela forma de organizar o projeto, a escolha do tema e a avaliação. Esse tipo projeto pode ser elaborado com regras específicas de cada instituição de ensino, mas de um modo geral, a maioria dessas instituições aplicam a seguinte organização:

Organização do projeto

  • Formação de grupos de 3 a 5 participantes no total;
  • Professores da disciplina em questão devem orientar os grupos para andamento do módulo;
  • Ao término do módulo, o projeto será entregue para avaliação juntamente com a apresentação final feita pelo grupo conforme o cronograma de cada instituição;
  • Durante a apresentação final, os estudantes deverão apresentar todos os itens obrigatórios do projeto.

Escolha do tema

O tema será escolhido de acordo com as situações ou problemas apresentados no módulo de estudo. Esse tema poderá ser utilizado no projeto integrador e no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Algumas instituições de ensino oferecem o tema para os estudantes, enquanto que outras permitem que cada grupo defina um tema para o projeto.

Avaliação

Após a entrega do projeto integrador, o grupo deverá apresentar o trabalho feito para os tutores orientadores e os demais coordenadores do curso e de todo o projeto integrador realizado na instituição. A avaliação em si será feita tendo como base o cumprimento de todas as etapas e dos critérios que são definidos por cada instituição de ensino para a avaliação desse projeto educacional.

Estrutura do projeto integrador

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o projeto integrador é composto dos seguintes elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Se você já está acostumado com o TCC e outros trabalhos acadêmicos como esse saiba que o projeto integrador não varia muito nesse quesito, pois ele também segue normas e regras pré-definidas.

Considerando os elementos que mencionamos, temos os seguintes itens para cada um dos elementos textuais:

  • Textuais – introdução, delimitação do tema, justificativa, objetivos, desenvolvimento, metodologia, resultados esperados, cronograma, entre outros; Para ver todos os elementos: https://projetoacademico.com.br/
  • Pós-textuais – referências bibliográficas, apêndice e o anexo.

Como fazer um projeto integrador

Como já mencionamos, o projeto integrador é realizado em grupo com o objetivo de promover a integração dos módulos estudados a partir de um tema proposto ou escolhido pelo grupo de estudantes. O intuito neste projeto é promover o conhecimento, criar soluções, estimular o trabalho científico, entre muitos outros.

Sendo assim, o projeto integrador iniciará em todos os casos pela organização realizada pela instituição. Com base nessa organização, definição do tema e designação do grupo, cada estudante poderá seguir com a elaboração do projeto integrador.

Tendo o tema definido, o método de pesquisa, o objetivo do estudo e outros aspectos já acordados pelo grupo, você poderá seguir com as seguintes dicas para fazer o projeto integrador:

  • Pesquise: um dos objetivos do projeto integrador é estimular as pesquisas científicas. Mas isso não significa que você deve ficar limitado a estudar o trabalho de outros pesquisadores. Você pode fazer sua própria pesquisa e desenvolver soluções que antes não foram pensadas;
  • Planeje: para que seu projeto saia do papel é preciso planejar tudo que você precisará fazer para executá-lo. Isso significa determinar um horário para o estudo, criar um cronograma, especificar como você e seu grupo farão o projeto integrador, entre outros itens desse tipo. O ideal é que você planeje todos os detalhes para que suas ações sejam mais efetivas.
  • Execute: não fique preso apenas na organização do seu trabalho. Você deverá executá-lo seguindo cada uma das etapas que você determinou através do planejamento. Coloque em prática tudo que você planejou e seja disciplinado para não deixar o projeto de lado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>