Como começar uma Dissertação: veja como iniciar a sua

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Há vários momentos na vida de um estudante em que é preciso escrever uma redação. Esse item tido muitas vezes como classificatório, é cobrado em vestibulares, exames de admissão, concurso público e até mesmo em entrevistas de emprego. Por isso, é fundamental que todos os indivíduos saibam escrever uma boa redação, seja ela narrativa ou dissertativa.

Para quem vai começar uma dissertação, dar o primeiro passo neste texto é quase sempre o maior desafio. É pensando nisso que preparamos várias dicas e formas de começar uma dissertação. Se você está nesta situação, confira esse post até o final e aprenda todas as dicas de como começar uma dissertação.

Dicas de como iniciar uma dissertação

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que é uma dissertação. Isso porque muitos estudantes começam a escrever esse modelo textual sem nem mesmo saber o que ele representa e quais são suas características. Uma redação dissertativa é um texto que além de influenciar na opinião do leitor através de argumentos, mostra um posicionamento em relação a determinado tema. Por isso, é importante que você conheça alguns aspectos desse tipo de texto.

A estrutura de uma dissertação, por exemplo, é composta por: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sabendo dessa estrutura você já sabe o passo a passo de como o seu texto deverá iniciar, desenvolver e terminar. Veja a seguir algumas informações importantes sobre cada uma dessas etapas de uma dissertação:

Introdução

A introdução é composta por um parágrafo curto, indo de 3 a 4 linhas. Nesta primeira etapa a ideia central do texto é apresentada de forma introdutória. Isso significa que o autor deve informar a ideia que será discutida, mas sem dar muitos detalhes de todo o conteúdo. Por isso, a introdução deve ser curta e objetiva para que o leitor apenas entenda o seu posicionamento sobre o tema e a ideia que você deseja abordar ao longo da dissertação. Introdução TCC seguindo a ABNT

Desenvolvimento

O desenvolvimento é composto por dois ou três parágrafos que variam entre 4 e 5 linhas. Nestes parágrafos é preciso apresentar argumentos para o seu posicionamento sobre o tema abordado. Por isso, é importante que você apresente bons argumentos para convencer o leitor do seu ponto de vista. Lembre-se sempre de apresentar mais de um argumento diferente para que o leitor veja que a sua opinião tem fundamento.

Conclusão

Por fim, a conclusão é a etapa que encerra o seu texto, e assim como a introdução, ela é composta quase sempre por um parágrafo curto com tamanho de 3 a 4 linhas. Nesta etapa você deverá encerrar todos os seus argumentos apresentando soluções ou uma visão sobre as possibilidades do tema discutido.

*Vídeo do Professor Noslen

Principais formas de começar uma dissertação

Considerando os mais variados temas e posicionamentos, há um certo padrão de como os textos são iniciados. No caso de uma dissertação, esse padrão pode auxiliar na forma como você iniciará a sua dissertação. Por isso, separamos as principais formas de começar uma dissertação para que você se inspire. Confira a seguir quais são elas:

1. Conceito

A forma mais comum de começar um texto dissertativo é conceituando uma ideia. Isso significa trazer o conceito de determinada ideia para o foco da introdução. Esse tipo de abordagem torna seu argumento mais sólido e coerente. Veja um exemplo a seguir:

“A violência é caracterizada por toda ação marginal que atinge qualquer pessoa de forma irreversível…”.

Dica: utilize um dicionário para conceituar ideias, palavras e outras informações.

2. Dados estatísticos

Começar um argumento com dados estatísticos é o mesmo que embasar toda a sua ideia de forma científica. Por isso, você terá mais chances de que o leitor fique preso ao seu texto e confie na sua palavra. Veja um exemplo:

“Cerca de 48% das pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras já foram molestadas, esse número reforça a ideia de insegurança que essas regiões do país proporcionam para os habitantes…”.

Dica: utilize fontes confiáveis para embasar seus argumentos, lembrando sempre de mencionar tais fontes ao longo do conteúdo.

3. Figura de linguagem e metáforas

Usar uma linguagem metafórica ou figurativa é uma ótima forma de iniciar uma dissertação. Mas é preciso tomar alguns cuidados nesse tipo de abordagem, pois dependendo das palavras e do contexto que você utilizar a dissertação ficará comprometida. Veja como utilizar esses métodos linguísticos em sua dissertação:

“Números de prontuário e doenças se tornaram os nomes de muitos pacientes no mundo…”.

Dica: cuidado com as figuras de linguagem e metáforas que serão utilizadas para não causar mal-entendidos em seu texto.

4. Narração

Outra ótima forma de começar uma dissertação é utilizando uma linguagem narrativa. Sim, você pode fazer isso em um texto dissertativo. Mesmo parecendo um conflito de tipo textual, iniciar uma dissertação de forma narrativa também é válido. Veja um exemplo:

“Durante 30 semanas, agentes de saúde pública promoveram a conscientização sobre as consequências do tabagismo nas principais cidades do país…”.

Dica: para narrar um acontecimento é preciso informar dar referências de temporalidade e local. Redação Narrativa: veja como fazer, nossas sugestões e exemplos prontos

5. Contestação

Começar um argumento contestando opiniões, dados e outras informações tidas como comuns é chamado de argumento de contestação. Este tipo de abordagem permite que você desmistifique uma ideia, quebre padrões e estabeleça dúvidas para o leitor sobre algo que muitas vezes ele acreditou que era verdade. Veja um exemplo de como fazer isso:

“Embora as mídias mostrem a mulher como uma figura que conquistou todos o seus direitos, há muitas lacunas que ainda precisam ser preenchidas…”.

Dica: procure conceitos que realmente sejam observados e que possam ser contornados com um bom argumento.

Como escolher a melhor abordagem

Sabendo dessas diversas formas de começar uma dissertação, você deve estar se perguntando qual delas é a melhor. Na verdade, não há uma opção única para essa resposta, pois a melhor abordagem dependerá do tema da sua dissertação, dos argumentos que você utilizará, entre outras características.

Sendo assim, anote essas informações de forma organizada em um papel e defina quais seriam as melhores abordagens para aquele assunto. Após anotar todas essas informações, como os argumentos do seu texto e a ideia central, faça uma comparação entre as diferentes abordagens para ver qual é a melhor para o seu texto.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>