Saber sobre o que falar no TCC é uma das dificuldades de todos os alunos que já estão cursando em uma universidade, faculdade ou curso técnico. Na grade do ensino superior e técnico no Brasil o TCC é uma obrigação de uma grande quantidade de cursos. Para o aluno concluir o curso e se formar sem nada pendente, o TCC deve ser apresentado como uma forma de conclusão de curso.
Mas, nem sempre a escolha do tema sobre o que apresentar no TCC é uma decisão fácil de se tomar. Levando em conta que esse trabalho tem um peso muito importante para a formação do aluno em diversos cursos, a escolha do tema correto é fundamental para que essa apresentação ocorra bem.
Neste post vamos falar mais sobre a escolha do tema correto e dar dicas de temas para TCC de segurança no trabalho. Vamos falar sobre pontos importantes desta profissão e mostrar que os alunos indecisos sobre o que apresentar podem olhar para o mercado atual voltado para o profissional de segurança no trabalho e ter uma ideia de um tema condizente com algo que mais lhe chame a atenção. Veja como fazer isso a seguir!
Como definir um tema para TCC de Segurança no Trabalho?
Existem diversos temas para serem abordados em um TCC de segurança no trabalho. O aluno deverá fazer a escolha de um desses temas e apresentá-lo a banca examinadora prestes a concluir o curso. A responsabilidade desta escolha é grande, pois a apresentação do TCC tem um peso muito relevante para a formação do aluno. Devido a isso, muitos estudantes ficam em dúvidas sobre o que abordar e como abordar, pois algo de suma importância deve ser levado a sério desde a escolha do tema.
Um dos pontos mais importantes ao definir o tema sobre o TCC é escolher algo sobre o que falar que seja realmente relevante para o estudante. Abordar um tema somente para cumprir a determinação do curso e escolher o primeiro tema que ver pela frente pode ser algo perigoso a longo prazo. Pode ser que o aluno venha a se arrepender e não se dedicar ao tema escolhido. Ou, também pode acontecer do aluno apresentar um bom trabalho do ponto de vista da banca examinadora, porém, não estar comprometido internamente com o tema escolhido.
Diante disso, o estudante deve fazer uma análise prévia do tema que irá se envolver sabendo onde está pisando. Por exemplo, um profissional em segurança do trabalho já deve ter em mente que após se formar deverá ser uma pessoa comunicativa e em muitos casos deverá falar para uma grande quantidade de pessoas dentro de uma empresa. Diante disso, um dos pontos que serão cobrados no dia de apresentar o TCC de segurança no trabalho é a comunicação.
Comunicar-se é fundamental para alertar as pessoas sobre riscos que envolvem algumas profissões. O mercado de trabalho é rico e bastante competitivo na área de segurança do trabalho. Diversas empresas, principalmente as da indústria, são obrigadas a contratar um profissional em segurança no trabalho para conduzir algumas rotinas nos processos de produção.
A segurança de diversos trabalhadores passa pela responsabilidade de muitos desses profissionais que devem comunicar medidas de proteção diante de diversos processos. Por isso, o profissional em segurança do trabalho não pode hesitar em instruir outros profissionais sobre os riscos envolvidos no que fazem.
É bom que você olhe para este importantíssimo ponto e projete na apresentação do seu TCC um tema que você saiba defender e argumentar. Tenha nessa experiência uma ótima oportunidade de ir treinando falar para vários trabalhadores simultaneamente. Faça a escolha de um tema que você tem como algo de grande importância a ser falado um dia.
Encontre o orientador certo para você
A escolha de um orientador que irá te ajudar em diversos pontos de suma importância de seu TCC também é algo muito importante. Converse com seus professores e veja com qual deles você tem uma boa afinidade para pedir orientação. As regras para estabelecer orientadores em um TCC tende a variar entre as instituições de ensino no Brasil, mas de um modo geral é permitido recorrer aos professores dentro de sua instituição para tirar dúvidas e saber mais sobre pontos importantes a serem seguidos no TCC.
Você ainda pode questionar os professores e seu orientador designado para te ajudar durante todo o processo para a escolha do tema.
Veja alguns modelos prontos de TCC na área de segurança do trabalho:
- http://www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2006_3_Diogo-Cortes.pdf
- http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2421/Monografia%20Seguran%C3%A7a%20e%20Sa%C3%BAde%20do%20Trabalhador%20-%20Lara%20Welter.pdf?sequence=1
- http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5688/1/PB_CEEST_V_2014_27.pdf
- http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3489/1/CT_CEEST_XXVII_2014_27.pdf
- http://www.saude.ufpr.br/portal/medtrab/wp-content/uploads/sites/25/2018/04/TCC-Consuelo_Peixoto.pdf
- https://riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/5658/TCC%20Mayara%20Martins%20-%20Engenharia%20de%20Seguran%C3%A7a%20do%20Trabalho_PDFA.pdf?sequence=3&isAllowed=y
- http://civil.uefs.br/DOCUMENTOS/ANTONIO%20CARLOS%20CARDOSO%20LOBO%20JUNIOR.pdf
Pesquise em outros TCC’s a solução para escolha do tema
Um método comprovado e eficiente de fazer alguma coisa bem feita é observar quem já fez tal coisa com êxito e tentar fazer igual. Sendo assim, os exemplos de TCC’s podem ser uma luz na escolha do tema para o seu TCC de segurança do trabalho. Veja o máximo possível de TCC’s em sua instituição de ensino ou busque em outras. Na internet você encontra diversos temas de TCC para pesquisar e se basear para escolher seu tema.
Sugestões de temas de TCC em Segurança do Trabalho
- A grande importância da utilização do EPI;
- Como lidar com resíduos gerados pelo serviço de saúde;
- Avaliando riscos de incêndio;
- Ergonomia nos setores de trabalho;
- Os riscos dos agrotóxicos para a saúde do trabalhador rural;
- Os riscos vivenciados por trabalhadores da construção civil;
- O estresse como um problema na área de ensino;
- Segurança do trabalho no setor público;
- Higiene e segurança dos trabalhadores em câmaras frias;
- Segurança dos trabalhadores terceirizados;
- Risco de materiais perfurocortantes em processos produtivos;
- Segurança de trabalhadores e formas de organização;
- Ginástica laboral e sua importância;
- PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensa e Similares);
- O quanto um técnico em segurança do trabalho é importante para as empresa;
- NR35 aplicada em diversas áreas da indústria;
- PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
- O risco do trabalhador com inflamáveis e diversos tipos de combustíveis;
- A segurança necessária para trabalhadores em espaço confinado;
- O risco do andaime para o trabalhador em construção civil;
- Segurança do trabalho para mergulhadores;
- NR10;
- Segurança do trabalho para profissionais de limpeza;
- Segurança do trabalho em plataformas de petróleo;
- Segurando trabalho em hospitais;
- Fatores de riscos em unidades de saúde;
- Fatores de riscos em sondas de perfuração e exploração de óleo e gás;
- Segurança do trabalho para profissionais de química;
- Segurança do trabalho para pesquisas laboratoriais;
- Ergonomia e a segurança do trabalho;
- Segurança do Trabalho em todos os setores da sociedade.
Ótimo conteúdo, me deu uma luz no fim do túnel!
Muito obrigado!