Para quem cursa Direito e pretende se especializar no direito da família, a escolha do tema ideal para o TCC pode ter um grande impacto em sua vida profissional, considerando que o TCC é visto para os estudantes de direito como um primeiro “teste” para as habilidades do profissional que será formado.
Se você ainda não decidiu o tema que utilizará em seu TCC de direito da família, acompanhe este artigo até o final e confira vários temas que poderão te inspirar para escrever seu TCC de direito da família. Além disso, você poderá encontrar várias dicas interessantes para te ajudar a concluir esse trabalho.
[elementor-template id=”3306″]
A escolha do tema para TCC de direito da família
O direito da família é uma área do estudo de Direito que possui diversas possibilidades que podem ser exploradas pelos estudantes em um trabalho de conclusão de curso. Para quem vai se especializar nesta área, o ideal é que a hora de escolher o tema o estudante procure sempre por temas relacionados a área que mais possui afinidade.
Dentro da área de direito da família, há diversos temas que podem interessar aos estudantes de Direito. Considerando que esta área de estudo é extremamente importante para a vida das pessoas, os estudantes que decidirem escolher um tema sobre direito da família deverão dar grande ênfase para este estudo, assim como as demais áreas de Direito.
Mas para escolher corretamente um tema para o trabalho de conclusão de curso, é preciso considerar algumas características deste importante trabalho. Por exemplo, se o TCC é em grupo ou individual, a área de atuação que o futuro advogado pretende atuar, temas de maior interesse, entre outros critérios. Você mesmo pode definir critérios para a sua escolha do tema, como, por exemplo: “temas que não são polêmicos”, “apenas temas sobre processos burocráticos”, “temas polêmicos e chocantes”, “temas relacionados a paternidade”, entre outros.
A partir destes critérios, você poderá definir a partir de uma lista quais são os temas que mais se qualificam para o seu trabalho. Ao listar e eliminar por meio de critérios, você terá ao final de sua escolha o tema que mais estará qualificado para o seu TCC.
Para te ajudar na escolha do tema, criamos uma lista com várias sugestões de temas para TCC de direito da família. Confira a seguir a lista completa!
Temas para TCC de direito da família
A seguir listamos 15 temas sobre direito da família bem abrangentes:
- Sucessões e alterações constitucionais que interferem no direito da família;
- Considerações a respeito do bem da família;
- Considerações sobre a constitucionalização do direito da família;
- Teoria e Prática sobre o direito da família;
- Como o direito da família é visto na Constituição Federal;
- Como é o direito à convivência familiar dos avós;
- O olhar da Constituição sobre as entidades familiares;
- Princípios, hermenêutica e ideologia do direito da família;
- Características e objetivos dos juizados especiais do direito da família;
- Atuação do Ministério Público da Família em relação aos direitos familiares;
- Implementação do Código Civil que dá poder a família;
- Pontos conflitantes abordados por código civil sobre direito da família;
- A reestruturação do direito da família;
- Crimes praticados contra o direito da família;
- Violência familiar e sua influência na desestruturação da família.
[elementor-template id=”3306″]
Temas relacionados ao direito da família
A seguir listamos 20 temas relacionados ao direito da família que são mais específicos:
- A lei de adoção para casais homo afetivos;
- Aspectos jurídicos sobre a adoção no Brasil;
- Adoção de crianças feita em outros países;
- Dinâmica da guarda compartilhada de filhos e sua importância para a família;
- Pensão alimentícia obrigatória entre cônjuges;
- Adoção, investigação e guarda de paternidade;
- Casamento e União Estável no Brasil;
- Critérios jurídicos que determinam a paternidade;
- Como é decidido a guarda dos filhos após a separação de uma União do casal;
- Herança: testamento, validação, direitos dos herdeiros e a interpretação da lei;
- Conceito de necessidade sobre pensão alimentícia;
- Proteção da família através da Constituição Federal;
- Aspectos jurídicos do testamento;
- Separação judicial: aspectos, leis e direitos das partes;
- Direitos do nascituro e obrigações dos pais;
- Direito à educação e sua relação com o direito da família;
- Tutela de menores em ações judiciais;
- Estatuto da criança e do adolescente: virtudes e defeitos;
- Abandono de incapaz e os aspectos jurídicos por de trás desta ação;
- Proteção da criança e do adolescente no lar.
Dicas para fazer o TCC
Para fazer qualquer trabalho ou projeto, você deve ter um bom planejamento. E para começar a planejar todos os mínimos detalhes, nós reunimos várias dicas que serão muito úteis para a construção do seu TCC. Acompanhe essas dicas a seguir:
1. Calcule o prazo
Saber exatamente quantos dias você terá até a entrega do seu TCC é fundamental para definir os horários e os dias que você precisará se dedicar a esse projeto. Nesse caso, confirme com seus professores o prazo de entrega do TCC, feito isso calcule quanto tempo ainda resta até a entrega.
Agora, você precisará definir a partir deste prazo quais dias e horários você terá para se dedicar ao TCC. Se você tem bastante tempo, calcule 1 hora ou 30 minutos de estudo em três dias da semana. Mas se você tiver poucos meses para entregar o seu projeto, o ideal é fazer essa distribuição do estudo de segunda à sexta em estudos de mais de uma hora por dia. Distribuindo o peso deste estudo em vários dias você não ficará mentalmente esgotado ou de saco cheio do seu trabalho.
2. Use fontes confiáveis
O trabalho de conclusão de curso envolve quase sempre pesquisas e estudo de trabalhos que já foram feitos por outras pessoas. Por isso, ter boas fontes para pesquisar é fundamental. Você não vai querer, por exemplo, se basear em livros infantis para definir um argumento sobre a união da família, não é mesmo? Sendo assim, procure livros com credibilidade sobre o assunto, pesquisas científicas, trabalhos feitos por pessoas renomadas na área, entre outras fontes.
3. Peça ajuda
Um trabalho bem feito quase sempre conta com ajuda de pessoas capacitadas. Se você sentiu alguma dificuldade ou está com dúvidas sobre algo específico do seu trabalho, peça ajuda para o seu orientador e tire todas as suas dúvidas. Essa é a forma mais simples de ter certeza que está fazendo um bom trabalho.
Excelente