Início » ABNT » Título e Subtítulo ABNT: espaçamento, tamanho e exemplos

Título e Subtítulo ABNT: espaçamento, tamanho e exemplos

O conjunto de normas técnicas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sempre aparece em algum ponto de sua vida, seja você um estudante ou não. É muito provável que você já tenha tido contato com algum artigo, publicação, trabalho, PDF, em algum momento onde a ABNT estivesse presente. Esse importante conjunto de regras é mais notável no âmbito acadêmico, onde por diversas vezes os alunos são incumbidos de apresentar trabalhos com o uso das normas técnicas.

Neste post, vamos falar mais sobre a ABNT e como ela surgiu, sua importância para a sociedade, para os acadêmicos e como ela deve ser utilizada em títulos e subtítulos. Vamos mostrar a parametrização correta das normas aplicadas neste tipo de indicação.

espaçamento título ABNT
exemplos de título para tcc

Necessidade de criação da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas funciona como uma entidade privada que não tem como objetivo a monetização de seus responsáveis pela aplicação e direitos das normas aplicadas. As pessoas estão acostumadas a imaginar a ABNT como um conjunto de regras ligadas apenas às normativas textuais, mas esse conjunto de regras vai muito além disso.

O conjunto surgiu na década de 40, quando engenheiros da construção civil perceberam a necessidade de uma padronização para o uso do concreto armado. Naquela década, a indústria de construção civil estava em alta expansão de suas atividades no Brasil e os profissionais da área perceberam que era chegada a hora de diretrizes técnicas para mais sustentação em larga escala. Então, as normas para a indústria começaram a ser traçadas a partir daí.

As normas começaram a ser elaboradas e implantadas não só na indústria da construção civil, mas na indústria de químicos, tecidos, couro, desenho técnico, cacau, módulos de construção civil, códigos utilizados em diversos tipos de indústria, petróleo e no vocabulário técnico de um modo geral.

Já em 1950, a ABNT passou a ser utilizada como padrão de avaliação de conformidade. Com programas específicos para apontar de forma correta a certificação de produtos, o conjunto de normas passou a ser utilizado como forma de rotulagem em diversos ambientes. Desta forma, os profissionais de diversos ramos da indústria estavam certos de que os processos das atividades estavam corretos com a certificação da ABNT. Tais atividades estavam dentro de um padrão de aceitação quando vigiados pelas normas.

Para conseguir manter e difundir esses padrões, a ABNT dispôs de uma estrutura formada por auditores competentes na aplicação das normas para a garantia da credibilidade, da ética e de todo o reconhecimento que a padronização precisava para ser levada a sério.

O conjunto que associa diversos profissionais responsáveis pela criação e aprimoramento da ABNT, também é fundador da Comisión Panamericana de Normas Técnicas, Internacional Organization for Standardization e da Asociación Mercosur de Normalización.

título e subtítulo ABNT

Importância da ABNT nos dias de hoje

Em relação a organização, a ABNT presta um trabalho fundamental com o principal objetivo de prover a sociedade brasileira com todo o seu conhecimento sistematizado. A documentação normativa oferecida pelo conjunto de regras voltado para a indústria e ambiente acadêmico, oferece por meio de documentos normativos a produção padronizada de produtos e serviços, para a comercialização e a usabilidade de bens em competitividade sustentável.

Em outras palavras, podemos dizer que as normas ABNT foram elaboradas e aperfeiçoadas ao longo de décadas, para que nos dias de hoje, as pessoas pudessem ter como referência padronizações que contribuem e já contribuíram para os avanços da sociedade. A regulamentação oferecida pela norma é uma das estruturas mais sólidas do compromisso de crescimentos ligados aos avanços tecnológicos e científicos que vivenciamos ao longo de sua existência.

Importância da ABNT para o mundo acadêmico

O conjunto de normas ABNT provou ser importante desde sua criação na década de 40 e passou a ser utilizado em vários ramos da sociedade. Para o segmento acadêmico e científico no Brasil, esse conjunto de normas passou a ser utilizado de forma estruturada, uniforme e aplicado na elaboração e apresentação de trabalhos em universidades e publicações científicas. Assim como outros conjuntos de normas são utilizados em todo o mundo, a ABNT tem sua grande importância e características próprias.

Desta forma, um trabalho acadêmico lançado em uma universidade no Sul do país pode ser compreendido por qualquer estudante ou docente de qualquer outra região do Brasil. A importância da padronização mediante as aplicações que ela oferece são completas ao serem estudadas por qualquer pessoa dentro do mesmo âmbito.

Um exemplo disso, vamos imaginar as partituras, utilizadas há séculos para escrever músicas com toda a sua sonorização rítmica e instrumental perfeitamente registrada como o autor da composição deseja. As partituras são específicas e padronizadas, e quem compreende este tipo de leitura e domina um determinado instrumento, pode conduzir de forma perfeita uma música, erudita ou não, com perfeição de cada passagem, tempo rítmico e tonalidade sem que nada seja perdido ou alterado.

É assim que os estudantes devem buscar trabalhar com as normas técnicas desde os primeiros contatos com o mundo acadêmico. Saber lidar com essas normas em sua totalidade é o mesmo que ter o domínio da compreensão de trabalhos de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico e científico de nossa sociedade.

Por décadas as normas foram aperfeiçoadas e atualizadas para que os estudantes de hoje possam falar a mesma língua e tornar qualquer projeto viável, independente da região e das características que enriquecem a língua portuguesa por todo o país.

Além de contribuir em muito para a troca de mais conhecimento entre os jovens estudantes e o corpo docente detentor de experiência, os avanços científicos e tecnológicos podem ser tratados de forma mais objetiva de um ponto de vista nacional. Por isso, esse conjunto de diretrizes tem como principal propósito, sem fins lucrativos, auxiliar no desenvolvimento das pesquisas e trabalhos científicos no Brasil, como a monografia e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), além de publicações em periódicos, revistas científicas e dentro de instituições que cobram o uso das normas.

Títulos e subtítulos ABNT

Agora que você sabe sobre a importância das normas ABNT, vamos falar um pouco sobre títulos e subtítulos com o uso das normas. De acordo com a ABNT, os títulos, capítulos e subcapítulos devem ser alinhados a esquerda, numerados com algarismos arábicos de forma progressiva com a indicação de capítulos primários apresentados com números inteiros. Os subcapítulos deverão ser incluídos com o número do capítulo primário pertencente.

Exemplo de título e subtítulo ABNT:

1 Título Primário

1.1 Título Secundário

1.1.1 Título terciário

1.1.1.1 Título quaternário…

Sendo assim, o título e subtítulos irão aparecer de forma gradativa, como o uso de negrito e itálico.

*Fonte: Prof. Cíntia Pinho

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

3 comentários em “Título e Subtítulo ABNT: espaçamento, tamanho e exemplos”

    • Olá ! Quando vc fala em Titulo Primário, secundário e terciário, por que as pessoas dissertam junto aos tópicos sem colocar o subtítulo , exemplo :
      4. Procedimentos:
      4.1- Abertura de teste prático
      4.1.2- A área deverá realizar o chamado para abertura de teste técnico

      Não deveria ser :

      4. Procedimentos:
      4.1- Abertura de teste prático
      (Parágrafo) A área deverá realizar o chamado para abertura de teste técnico …..

      Obrigada!

      Responder

Deixe um comentário