Início » Temas para TCC » Dicas e Sugestões de Temas para TCC de Física

Dicas e Sugestões de Temas para TCC de Física

A Física pode ser definida como uma ciência natural com foco na matéria, nos movimentos dos corpos, velocidade de deslocamento através do movimento realizado no espaço, direção, temperatura, dentre outras grandezas. Essa é uma disciplina totalmente científica e fundamental como base em diversas outras áreas do conhecimento humano. Existe a possibilidade de alguém se formar e ser especialista em Física. Para isso, o estudante deve cursar em uma faculdade ou universidade e se formar para atuar no mercado de trabalho.

Neste post vamos falar mais sobre o curso de Física com sugestões de temas para TCC. Veja quais temas podem servir como ideia para seu Trabalho de Conclusão de Curso. Conheça um pouco mais sobre o dia a dia do profissional em Física e em quais campos de atuação esse especialista pode atuar. Veja tudo isso a seguir!

banner física

Curso de Física e áreas de atuação

O curso superior de Física trata de uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, sendo um alvo de filósofos e alquimistas da antiguidade, pois a Física se relaciona com as observações e estudos sobre a astronomia, Química e Filosofia desde sempre. A matemática é parte inerente dos estudos da Física, assim como outras fronteiras do conhecimento acabam se cruzando com esta importantíssima disciplina. Existe a junção entre a Física e outras disciplinas, como, por exemplo, a Física Quântica, a Biofísica, dentre outras.

Diversas ideias novas surgem com a determinação e curiosidade de novos estudantes e profissionais em Física que vão aparecendo ao longo da história. Com isso, diversas contribuições significativas foram realizadas por estudiosos em Física, como a Física Nuclear, os avanços tecnológicos, a exploração espacial, além de computadores, televisão, eletrodomésticos, e muitas outras realizações que foram sendo criadas com base nos estudos da Física.

Mas, para poder contribuir e ser um físico reconhecido, o estudante deve se dedicar muito e ser um conhecedor de fórmulas, teorias e dominar os aspectos desta profissão muito bem. O curso de Física traz uma grade completa que dará ao aluno um know how para atuar em diversas áreas que se cruzam com a Física. Uma das principais exigências do curso é a pessoa gostar de matemática, pois os cálculos e toda a teoria é base desta profissão na área de exatas.

Além dessas cobranças que podem ser encaradas como algo natural dentro do curso, a maioria das instituições de ensino também irão cobrar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos alunos. Esse trabalho é de grande importância para a formação do aluno dentro da universidade. O aluno precisa ir bem na elaboração e apresentação do TCC e se formar com uma boa nota neste trabalho. Existe a possibilidade do TCC abrir portas para o aluno após estar formado, e poderá ser utilizado como portfólio em diversos casos.

Para que essa realidade de sucesso venha a acontecer, o estudante de Física deve se dedicar muito ao curso e ao TCC. Um dos pontos mais importantes quando estamos falando de dedicação ao TCC é a escolha do tema. O tema escolhido deve ser encarado com total compromisso e dedicação do aluno durante todo o período disponível para pesquisa, elaboração de todos os pontos explicados com total coesão e seguidos por uma apresentação objetiva e clara. Todas essas etapas são importantes e devem ser levadas muito a sério pelo estudante.

Os interessados em estudar Física na universidade podem procurar instituições públicas ou privadas, curso com duração de 4 anos, podendo ser Bacharelado ou Licenciatura. Caso o aluno opte pela Licenciatura, ele terá habilitação e poderá fazer parte do corpo docente de escolas públicas ou privadas. Já o Bacharel em Física pode trabalhar como um profissional autônomo, ser um consultor em diversas empresas, fazer a assessoria em áreas tecnológicas, dentre outras funções. A Física Médica é uma das áreas que tem sido procuradas nas últimas décadas, pois a medicina nuclear e o envolvimento do físico com a radioterapia é uma das formas de exercer a profissão.

Modelos e temas prontos de TCC sobre Física

Sugestões de temas para TCC de Física

O TCC é uma exigência na grande maioria das instituição de ensino que oferecem o curso de Física. Esse trabalho é muito importante no âmbito acadêmico e o aluno depende de ir bem para se graduar no curso. O Trabalho de Conclusão de Curso é composto por capa, folha de aprovação, folha de rosto, sumário, lista de figuras, lista de tabelas, resumo em língua estrangeira, resumo em português, sendo esses elementos pré-textuais.

Além desses elementos, existem os elementos textuais, que são: introdução, justificativa, revisão de literatura, metodologia, problema da pesquisa e objetivos. Por fim, existem os elementos pós-textuais, que são: as referências, os anexos, apêndice e glossário.

O estudante deve se ater a todos esses pontos de grande importância além de abordar e se aprofundar no tema escolhido. Então, não perca tempo e comece a se dedicar a esse importante trabalho acadêmico desde já caso você esteja no início do seu curso de Física. Procure saber mais sobre o dia a dia do profissional formado, veja quais são as demandas da sociedade e busque oferecer soluções e inovações no seu trabalho de TCC de Física.

Logo abaixo podemos ver alguns exemplos de temas de TCC em Física. Saiba que as sugestões logo a seguir devem servir como base de ideias e serem utilizadas pelos estudantes e não necessariamente ser levadas ao pé da letra:

  • Formas de adesão existentes entre a superfície de um microscópio atômico e uma superfície hidrofílica na casa da nano escala;
  • Como transformar Lorentz existentes no tensor utilizado em campos magnéticos;
  • Os campos magnéticos;
  • Energia nuclear e suas aplicações;
  • Radiodifusão e telecomunicações;
  • Física Quântica;
  • Física de Partículas;
  • A importância da Física no desenvolvimento econômico;
  • Física moderna;
  • Formas de melhorar o ensino de física no Brasil;
  • Analisando os princípios básicos de um STM;
  • A Física utilizada na teoria dos diodos orgânicos capazes de emitir luz (OLEDs) constituídos de moléculas (SMOLEDs);
  • A radiação solar que incide no estado do Amapá;
  • Medicina nuclear utilizada em tratamentos contra o Câncer;
  • Métodos e formas de lidar com a Mecânica Quântica em sistemas inversos.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário