Precisa de AJUDA com o TCC?

Estamos prontos para ajudá-lo! Tudo o que você precisa está ao seu alcance. Equipe de especialistas experientes está à sua disposição para tirar todas suas dúvidas. Apenas solicite o seu trabalho.

10 dicas para não errar as normas ABNT no TCC

Para quem está prestes a concluir um curso e deve apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), uma monografia ou outro trabalho na linha acadêmica, a dúvida a respeito da formatação é sempre pertinente. Para a maioria dos estudantes, uma das principais dificuldades em relação à entrega de um trabalho é a grande quantidade de regras que tornam as coisas mais complicadas. Além disso, a falta de domínio em editores de texto é somada a dificuldade de compreender todas as regras de formatação vigente.

Em vista disso, preparamos um post contendo 10 dicas para não errar as normas ABNT no TCC. Veja como lidar com as diferentes regras e como fazer para não errar na hora de formatar um TCC ou qualquer outro trabalho acadêmico. Veja tudo isso a seguir!

1 – Antes de tudo, consulte a norma vigente em sua instituição de ensino

O princípio de não errar a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) na hora de formatar um TCC é conhecendo a norma de ‘cabo a rabo’. Fazer a leitura da norma e de todos os pontos relevantes, é fundamental para não errar. Para quem não conhece a ABNT, trata-se de um órgão encarregado de cuidar das normatizações técnicas no Brasil. Em muitos casos, a ABNT faz a sugestão das normas e as instituições de ensino podem utilizá-las ou alterá-las, ficando a encargo de cada instituição fazer isso.

Desta forma, tenha certeza de que as normas técnicas na instituição onde você estuda não foram alteradas, pois, se assim for, é necessário estudar e praticar o que exige a instituição onde você está concluindo o curso. Nos dois casos, nossa dica número 1 é: estude a normativa por completa ao longo dos meses que antecedem um TCC, de preferência desde o dia em que você se matricular em um curso que tenha TCC na grade.

2 – Tenha domínio de um editor de texto completo

Um editor de texto é necessário para formatar um trabalho de TCC com base nas normas ABNT. As normas serão inseridas conforme o tamanho da fonte no editor, o tipo de fonte, o uso de sinais gráficos específicos, números, tamanho de margem, espaçamento entre linhas, dentre muitas outras definições que deverão ser inseridas no texto de acordo com a norma utilizada. As dicas que estão sendo dadas valem tanto para normas ABNT, Vancouver, ou qualquer outra normativa que seja exigida na instituição onde você estuda.

Dominar um editor de texto não é complicado, mas irá exigir prática e um orientador. Existem diversos cursos que podem ser realizados online e de forma gratuita. Pesquise na internet, cursos de Microsoft Word ou de outro editor completo e faça um deles, de preferência com vários meses de antecedência antes do processo de formatação da pesquisa realizada sobre o TCC.

Preparamos alguns presentes gratuitos para você

Modelo ABNT em Word

LIVE: Semana do TCC

Modelo de Introdução

3 – Tamanho do papel

A medida do papel que deverá ser inserido na impressora é o A4 (21,0 × 29,7 cm) de acordo com a ABNT, sendo um tamanho já pré-definido na maioria dos editores de texto. Essa informação de configuração pode ser encontrada no layout da página/tamanho. Para evitar erros quanto a isso, mantenha a configuração deste campo no formato A4, pois esse é o formato exigido pela ABNT na formatação de TCC.

4 – Tome cuidado com a numeração

A numeração correta dos itens, deverá estar condizente com o sumário. Além disso, existem indicações numéricas realizadas ao longo do texto que deverão ser apresentadas na parte pós-textual do TCC. A capa é a parte do trabalho onde não aparecem números de páginas ou de citações, a não ser números que ilustram a capa. Já nos elementos pré-textuais, a numeração deve ser apresentada em algarismos romanos. No restante do TCC a numeração deverá aparecer em números arábicos.

5 – Se atenha às margens para não errar

Um dos erros que muitos estudantes comentem é sobre o tamanho da margem empregada no TCC. De acordo com as regras ABNT, as margens direita e inferior devem possuir 2 cm, sendo que as margens esquerda e superior devem possuir 3 cm. Para configurar as margens no seu editor de texto vá até o campo de configuração do layout da página/margens e configure conforme essas normas.

6 – Fonte e tamanho da letra

Quando falamos de normas ABNT, um dos primeiros pensamentos é a fonte e o tamanho da letra que será utilizada na formatação. No caso do TCC, não existe uma determinação da ABNT quanto a isso. Geralmente, as instituições cobram do estudante a formatação da fonte em times new roman ou arial. O tamanho da letra pode variar entre 11 e 12 no corpo do texto, sendo sempre menor para as citações, que neste caso podem ser no tamanho 10. De uma forma corriqueira, a maioria das instituições determina o uso da fonte arial devido a seu tamanho mais avantajado.

7 – Regras para o parágrafo

Em relação ao espaçamento exigido pela norma, é determinado que se utilize 1,5, mas, se o estudante tiver a opção de escolha de acordo com a instituição de ensino, o ideal é utilizar o espaço duplo que o visual se torna mais elegante. Já em relação ao alinhamento de cada parágrafo, a norma determina utilizar o justificado (alinhamento onde todas as linhas no texto terminam no mesmo ponto). Em relação ao recuo, a distância do primeiro com base na margem, é de 1,25 cm, equivalente a que a tecla Tab do teclado oferece.

8 – Conheça a estrutura

Todo trabalho de TCC tem sua estrutura pré-definida de acordo com as normas e com as regras da instituição de ensino. De modo geral, o trabalho é estruturado com parte interna e externa. A parte externa refere-se a capa, lombada, contracapa, slides, apresentação do aluno, da forma como ele estará vestido, dentre outros pontos nesta linha. Já a parte interna refere-se a parte pré-textual, texto e parte pós-textual. Nossa dica é: estude as regras sobre cada parte separadamente que as normas ABNT serão compreendidas de forma mais simples.

9 – Títulos sem indicativos numéricos

Todos os títulos de seções sem indicativo numérico, precisam ser centralizados, sendo esses títulos: errata, agradecimentos, lista de ilustrações, resumos, referências, sumário, anexo, apêndices e a lista de símbolos/abreviaturas.

10 – Principais normas ABNT utilizadas em TCC

  • NBR 14724 Estabelece os conceitos que deverão ser utilizados em trabalhos acadêmicos como TCC, monografia, tese, dissertação, dentre outros;
  • NBR 10520 Essa norma tem como objetivo definir como as citações e outras fontes irão aparecer no trabalho;
  • NBR 6023 Determina como os elementos de cada referência deverão ser apresentados em “Referências Bibliográficas”;
  • NBR 6027 Regra que define o sumário;
  • NBR 6024 Regra que determina como a numeração progressiva deverá ser apresentada;
  • NBR 6034 – Regra que determina como o índice deve ser elaborado;
  • NBR 15287 Trata-se da regra de pesquisa em que o projeto deverá se basear;
  • NBR 12225: Lombada TCC;
  • NBR 6029: informação e documentação – livros e folhetos – apresentação;
  • NBR 10719: Relatório técnico e/ou científico;
  • NBR 6028: Resumo e Abstract;
  • NBR 6022: norma atualizada, artigos científicos impressos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CHECKLIST PARA APRESENTAÇÃO DO SEU TCC GRATUITO:

Veja o Passo a Passo Completo Para Realizar Uma Apresentação MATADORA e EFICIENTE Do Seu TCC