ABNT NBR 6027: norma atualizada para Sumário de TCC e trabalhos

O sumário é uma parte muito importante para qualquer trabalho acadêmico, pois é essa parte do documento que possibilita encontrar cada tópico do conteúdo de forma organizada. No sumário, elementos como títulos e números de página são essenciais para a elaboração do conteúdo, assim como as regras vigentes sob cada norma técnica utilizada.

Para que o sumário seja padronizado e aceito pela instituição de ensino, o estudante precisa conhecer o que determina as Normas ABNT, que nesse caso é especificado pela NBR 6027. Sendo assim, separamos várias dicas e informações de como você deve elaborar o sumário do seu trabalho utilizando a NBR 6027. Confira tudo isso a seguir.

ABNT NBR

O que é NBR 6027?

A elaboração de qualquer trabalho acadêmico segue um certo padrão de formatação e estruturação. Esse padrão pode ser definido por várias normas diferentes, como as Normas ABNT, Vancouver, entre outras. No Brasil, as Normas ABNT são dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo as mais comuns entre as instituições de ensino.

Por isso, é comum que os estudantes procurem por essa norma técnica ao elaborar trabalhos acadêmicos. A NBR 6027 é uma dessas normas que compõem a forma como o sumário deve ser elaborado. Nesta norma, o estudante precisa se atentar para todas as regras e elementos textuais necessários na criação de um sumário com foco em projetos acadêmicos.

Para que serve a NBR 6027?

Como toda norma ABNT, a NBR 6027 tem como finalidade proporcionar uma padronização das informações que aparecem em determinada área do trabalho. No caso dessa norma, essa padronização ocorre em relação ao sumário, que é o trecho do projeto acadêmico que irá identificar a localização de todos os tópicos abordados ao longo do trabalho.

Tudo isso deve aparecer de forma padronizada para que a compreensão das informações seja mais simples e fácil, uma vez que o trabalho segue o padrão estabelecido pela instituição. No caso dos avaliadores, será muito mais fácil encontrar informações e ler o conteúdo considerando que o trabalho foi feito com a aplicação das normas conforme sugere a ABNT.

Como utilizar a NBR 6027?

Agora que você já sabe o que é e para que serve essa norma técnica, é hora de colocarmos ela em prática. Nesse caso, você deve saber que a ABNT define o sumário como uma enumeração das seções, divisões e todas as demais partes do conteúdo seguindo uma ordem e grafia de acordo com a forma que o material foi disposto. Ou seja, o sumário apenas identifica os tópicos e enumera cada um deles na forma como eles aparecem no trabalho acadêmico.

Já em relação ao próprio sumário, a NBR 6027 estabelece várias diretrizes para a elaboração desse conteúdo. Nesse caso, o estudante precisa se atentar a diversos aspectos, tais como: localização, apresentação, elementos pré-textuais, títulos e subtítulos, números de páginas, entre muitos outros elementos.

Considerando essas diretrizes, separamos em vários tópicos como você deve elaborar o sumário do seu trabalho. Veja todas essas etapas:

*Vídeo de Prof. Cauê

1. Localização do sumário

A ABNT determina que o sumário seja colocado em diferentes locais dependendo da situação em que se encontra o trabalho acadêmico. No caso de trabalhos como monografia, TCC, tese e dissertação, o ideal é que o sumário apareça como último elemento pré-textual, ou seja, antes do conteúdo textual do trabalho.

No caso de trabalhos ou projetos acadêmicos que possuem mais de um volume, é necessário incluir um sumário completo da obra em todos os volumes. Dessa forma, o leitor terá conhecimento sobre os tópicos abordados nos demais volumes do trabalho acadêmico.

Agora, se o projeto for do tipo periódico, é necessário que o sumário apareça sempre na mesma posição, independente do fascículo ou do volume. Nesse caso, a ABNT permite que o sumário apareça no anverso da folha de rosto podendo ser concluído no verso, na primeira capa podendo ser concluído na quarta capa ou ainda na quarta capa podendo ser concluído na terceira capa ou no miolo do trabalho.

exemplo de sumário

2. Apresentação do sumário

A apresentação do sumário no conteúdo do trabalho acadêmico segue várias regras diferentes, que neste caso, listamos a seguir para que você possa entender melhor como funciona essa diagramação:

a) O sumário deve ser identificado pela palavra “Sumário” de forma centralizada no início da página com a mesma formatação utilizada para as seções primárias do trabalho acadêmico;

b) Cada item presente no sumário deverá apresentar a numeração progressiva conforme aparece ao longo de todo o trabalho, respeitando as seções primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias, caso haja todas essas seções;

c) O sumário identifica apenas os elementos que aparecem após a sua página no trabalho, por isso, qualquer elemento pré-textual que apareça antes do sumário não deve ser identificado nesta página do trabalho;

d) No caso dos indicativos das seções que aparecem no sumário, é necessário alinhá-los à esquerda como orienta a norma NBR 6024;

e) Para cada título ou subtítulo que tiver um autor em específico, é necessário incluir essa informação no sumário logo após o título ou subtítulo do mesmo.

3. Paginação do sumário

Para configurar toda a paginação do sumário em seu trabalho, a ABNT determina que a página siga alguns critérios para enumeração das demais páginas que aparecem no sumário. Nesse caso, há até três formas diferentes de determinar a página de um título no sumário, sendo elas:

a) Utilizando apenas o número da primeira página (título + nº da página);

b) Utilizando números das páginas inicial e final com hífen separando as informações (título + nº das páginas inicial e final);

c) Utilizando os números das páginas em que aparece o conteúdo (título + nº das páginas do texto).

Em qualquer uma das situações, é importante que a página inicial do conteúdo apareça no sumário para que o leitor possa encontrar essa informação no seu trabalho acadêmico.

4. Tradução de sumário

No caso de trabalhos ou projetos acadêmicos que foram elaborados em mais de uma língua, é necessário traduzir os títulos dos sumários para a língua em questão. Se for apenas uma língua, o sumário poderá apresentar a tradução logo após o título original com a separação de uma barra oblíqua ou um travessão.

Agora, se houver mais um idioma estrangeiro no trabalho, é necessário criar um sumário separado para cada um dos idiomas empregados ao projeto. Nesse caso, os sumários devem ainda aparecer em páginas diferentes.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário