Sumário TCC: entenda como fazer, as normas ABNT e nossas sugestões

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Como elaborar um sumário perfeito para um TCC?

Sumário representa a enumeração do trabalho. Desta forma, corresponde a capítulos, seções, bem como todas as outras divisões. Essa parte do trabalho também deve seguir as normas da ABNT.

 

Regras e normas

A fundamentação para esse tipo de Norma da ABNT NBR 6027: 2003, correspondente as normas da ABNT para trabalhos. É importante fazer antes a diferença entre modelo de sumário para índice. O último é um elemento opcional.

Diferentemente do modelo de sumário, portanto, pode ser colocado ou não. No caso de ser colocado, deve ser feito de uma forma detalhada, em ordem alfabética. Outro aspecto que diferencia o modelo de sumário do índice é que o índice deve ser colocado no final do trabalho, enquanto sumário deve ser colocado na parte inicial.

Sumário refere-se ao conteúdo, com algumas regras específicas que estão relacionadas. Desta forma, conforme as normas da ABNT, a palavra sumário deve estar sempre centralizada,  em letras maiúsculas,  em negrito. Deve-se estar atento também com relação ao espaçamento, que deve ser de 1,5.

O corpo do sumário se refere ao indicativo do número da seção, bem como o nome da sessão, além da página relacionada ao texto, que também deve estar indicada.

É importante estar atento a ambas as partes. Desta forma, se o título de introdução estiver em letra maiúscula e em negrito, também deve estar assim no sumário.

Em todas as entrelinhas deve ser exatamente igual ao espaçamento utilizado no texto, qual seja 1,5.

No centro dos aspectos vinculados à introdução, a metodologia utilizada no trabalho e a referência teórica também conhecido como referencial teórico.

Além disso, o cronograma do TCC também deve ser colocado nesse espaço. Espaço para gráficos de anexo também podem ser colocados nesse local, assim como –  claro – todos os outros elementos relacionados aos capítulos referentes a desenvolvimento e as considerações finais.

Apesar dê as vezes ser menosprezado pelos alunos, o sumário é bastante importantemente. Muitas vezes, a porta de entrada da análise de um trabalho monográfico.

Todo artigo ou TCC que se preze deve ter um sumário de qualidade, conforme as normas da ABNT para trabalhos. O objetivo é que ele seja um evento que apresente adequadamente tudo que se refere ao texto. Além de sumário, veja outras dicas, como normas de ABNT – aprenda a fazer dedicatória.

exemplo de sumário tcc

 

Momento ideal para realização do sumário

Importante estar atento para o momento ideal para a utilização desse tipo de item. Isso porque no caso do sumário, é muito importante deixar que ele seja feito no final.

Desta forma, o aluno não comete erros e contempla todos os elementos do texto, de acordo com as normas da ABNT para trabalhos. É importante ter um sumário de qualidade após ter feito toda a parte escrita.

Afinal, fazendo um trabalho de sumário no fim, em qualquer momento pode-se adicionar qualquer tema, afetando a numeração e a organização do seu sumário.

É importante também levar em consideração que o trabalho só pode ser feito com o sumário realizado após as normas da ABNT para trabalhos também terem sido aplicadas. Isso porque as mesmas afetam dramaticamente todos os elementos do trabalho, bem como a numeração e outros aspectos.

Ainda no que se refere ao sumário, é importante estar atento ao sumário automaticamente realizado pelo editor de texto Word. Muitos apontam por ele não ser o ideal.

O ideal é que ele seja realizado de maneira manual, mesmo. É importante também levar em consideração que, ao ser realizado de maneira manual você pode ficar mais atento a fazer uma revisão do seu próprio trabalho.

Realizado automaticamente pelo Word sem conferir os capítulos, sem a numeração de acordo com a sequência descrita no sumário, se torna muito mais fácil de cometer erros que podem ser bastante graves dentro de uma análise e de uma avaliação de um trabalho nas normas da ABNT.

 

Atenção ao trabalho nas normas da ABNT (e de sua universidade).

Às vezes é um pouco difícil compreender, mas, de fato, se faz necessário observar a referência a ABNT e todas as regras monográficas.

Sempre importante realizar um trabalho nas normas da ABNT, monográfico, com o planejamento adequado. Realizar uma monografia é mais fácil do que parece ter ter é importante apenas estar atento e observar.

Uma regra muito importante no que se refere ao sumário de monografia é observar quais são os modelos utilizados dentro das Universidades. Cada situação de ensino possui alguns tipos de detalhes específicos.

É importante observar atividades monográficas realizadas por esses alunos que já estiveram na mesma situação e fizeram o trabalho, com o objetivo de poder compreender adequadamente a respeito de todos os detalhes relacionados ao trabalho.

Dessa forma,  a banca não vai poder notar qualquer diferença, ao fazer igual a ABNT, seguindo as regras dos outros que foram feitos.

Apesar de que o trabalho de monografia do sumário deve ser feito após a monografia já ter sido realizada, as anotações podem ser feitas ao longo do trabalho, para poder facilitar e organizar. Um sumário manual e manuscrito é sempre útil.

Algumas pessoas estão utilizando o sumário automático do word com objetivo de fazer com que tudo funcione. Caso você prefira fazer assim, veja:

Deve acessar o ícone referências, na parte superior da página. A seguir, você deve clicar no ícone sumário, que fica visualmente na parte superior. Depois, deve escolher por inserir sumário.

Para que essa ferramenta não cometa erros, muito importante que você presta atenção em todos os detalhes referentes ao estilo do texto e outros aspectos.

A norma oficial da ABNT com relação ao sumário é a seguinte: A enumeração das divisões, seções e outras partes a publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, deve ser feita.

 

Objetivo do sumário

O objetivo do sumário é oferecer um breve resumo para a pessoa que está lendo a atividade monográfica, no sentido de saber se o tema que ela está buscando está contemplado na atividade.

Muitas pessoas, principalmente os pesquisadores, utilizam sumário com esse objetivo, de saber se aquele tipo de tema que pode ser utilizado no futuro em uma própria publicação está ali.

Por isso, é muito importante que você apresente no sumário aquilo que está presente na sua atividade monográfica. Por isso, é muito importante prestar atenção nos títulos que você escolhe, para todos os elementos do seu trabalho conforme as normas da ABNT.

Quanto a localização, o sumário se localiza após a capa, folha de rosto, folha de aprovação e antes do primeiro capítulo. A sua localização não pode ser alterada. Todos os elementos do sumário devem ser alinhados de uma maneira totalmente igual aos outros elementos do texto.

O Projeto acadêmico faz tudo por você, veja mais normas da ABNT e confira também como fazer para estabelecer os agradecimentos.

 
Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento

Contenu Produção Criativa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>