Elementos da Narrativa: veja quais são os tipos, qual usar e as características de cada um

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Ao se escrever um texto narrativo, não se deve simplesmente dar asas à imaginação. A estrutura do texto narrativo segue regras de escrita de acordo com o tipo de narrativa. Contar histórias também precisa de regras e cuidados ao escrever, conforme as regras de literatura.

Ao se pensar nos elementos da narrativa, primeiramente devemos compreender a estrutura do texto narrativo, já que uma narração consiste em criar uma história com sequência de fatos, história esta na qual os personagens passam por situações num determinado espaço físico e de tempo.

Estrutura do texto narrativo

O texto narrativo é sempre baseado em uma ação que envolve determinados personagens, estes situados num tempo, num espaço físico e unidos por um conflito em comum. Sendo assim, um texto narrativo para ter lógica e ser compreensível à quem lê, deve apresentar a seguinte estrutura.

Independente do tipo de narrativa, um texto narrativo apresenta três partes distintas:

  • Introdução/Apresentação: Na parte inicial o autor apresenta as personagens da narrativa, delineando suas características e personalidades, além de localizá-las no tempo e no espaço da história
  • Desenvolvimento/Complicação: Através das ações de cada personagem envolvido na narrativa, constrói-se a trama da história, com elementos de terror, romance e suspense de acordo com a ideia central do autor
  • Conclusão/Desfecho: É o clímax da narração, o desfecho da história criada.

Tipos de narrativas

Além de possuir uma estrutura própria, conforme mencionado acima, o texto narrativo também deve seguir um padrão de acordo com o tipo de narrativa a que se propõe. Os tipos de narrativa subdividem-se em:

  • Romance
  • Novela
  • Conto
  • Crônica
  • Fábula

Explicaremos brevemente cada uma delas antes de passarmos ao foco da questão: quais são os elementos da narrativa?

Romance

Trata-se de uma narrativa sobre um determinado acontecimento ficcional onde o foco é apresentar aspectos da vida social, pessoal, familiar ou amorosa das personagens. O enredo paira sobre vários conflitos, sendo um destes o principal e os demais os conflitos secundários.

Novela

A narrativa em forma de novela, assim como o romance, também abarca uma ampla gama de personagens, mas com o desenvolvimento do enredo acontecendo numa sequência temporal bem delimitada. Em geral, retrata aspectos da vida cotidiana  das pessoas.

Conto

É um tipo de narrativa mais curto, apresenta poucos personagens, onde o conflito é único e em geral de caráter denso ,com  espaço e tempo narrativo reduzidos.

Crônica

Este tipo de narrativa é um texto de cunho mais informal que apresenta histórias da vida cotidiana, geralmente permeada por um denúncia contra problemas de caráter social. A crônica e o cronista usam-se de muita sutileza para tratar destes assuntos mais “delicados”, já que a crônica também pode ter uma linguagem mais humorística.

Fábula

A fábula é uma narrativa de caráter pedagogizante, doutrinante, trazendo lições de moral e/ou ética. Invariavelmente apresenta animais com características humanas (falam, usam vestimentas, agem como pessoas). Também pode apresentar objetos que na vida real seriam inanimados, mas na fábula possuem vida e personalidade, neste caso, chama-se apólogo, mas a intenção textual é a mesma da fábula: doutrinar, ensinar.

Conhecendo quais são os elementos da narrativa e suas funções no texto

Os elementos da narrativa são elementos absolutamente essenciais numa narração que é um texto que se propõe a realizar a contação de uma história.

Para que uma narrativa desperte a atenção e a curiosidade do leitor ela deve estar pautada por estes elementos, independente do tipo de narrativa a que se propõe.

Resumindo: se você não souber quais são os elementos da narrativa e qual a sua necessidade e suas funções no texto, não conseguirá criar uma história passível de leitura.

*Vídeo por Percurso Educacional

Veremos agora detalhadamente cada um destes elementos:

Enredo

O enredo de uma narrativa é o primeiro e mais importante elemento, já que é o tema ou o assunto da história que será contada, sem enredo não há história. O enredo pode ser tratado de maneira linear ou não linear, isso fica a encargo de quem está escrevendo decidir o que é melhor para o desenvolvimento da narrativa.

Além do enredo central que move a narrativa, há também o enredo psicológico, que é focado nos pensamentos dos personagens. A narrativa da história pode ocorrer de forma cronológica linear ou por meio de flashbacks, seguindo a ocorrências das ações, mas isto também é escolhido pelo autor.

Narrador ou Foco Narrativo

Nomes diferentes, mas com a mesma função: representar a voz da narrativa, afinal, uma história é sempre contada por alguém. O narrador pode fazer o relato dos fatos a partir de diferentes perspectivas, o que consequentemente confere a ele diferentes características, veja só:

  1. Narrador Personagem: Este narrador participa ativamente da história como um personagem da trama. Ele pode ser o personagem principal, ou mesmo um secundário. É fácil de identificar: se um texto tiver esse tipo de narrador, a história sempre será narrada na primeira pessoa do singular (eu) ou na primeira pessoa do plural (nós)
  2. Narrador Observador: Esse tipo de narrador, conforme o nome diz, atua observando e relatando os fatos ocorridos no enredo, mas diferente do narrador personagem, o narrador observador não participa da história. Esse tipo de narração é impreterivelmente realizado na terceira pessoa do singular (ele, ela) ou na terceira pessoa do plural (eles, elas)
  3. Narrador Onisciente: O narrador onisciente é aquele que conhece toda a história, sabe a fundo todos os pormenores da narrativa que está sendo contada.

Em oposição ao narrador observador, que conta os fatos por sua visão particular do enredo, o narrador onisciente sabe tudo sobre cada um dos personagens da trama, inclusive seus pensamentos e ideias mais particulares, segredos e atitudes veladas. Quando contada por este tipo de autor,  a história pode surgir narrada em primeira pessoa do singular (eu) ou terceira pessoa do singular (ele, ela).

Personagens

Os personagens de um texto narrativo são as pessoas que estão presentes na história e participam dela. De acordo com o nível de participação na trama são chamados de:

  • Personagens principais ou protagonistas:  quando atuam de maneira muito ativa e são do núcleo principal da história
  • Personagens secundários ou coadjuvantes: estes personagens surgem na história mas não apresentam grande destaque ou importância vital no enredo.

Tempo

Toda narração possui uma contagem de tempo que determina o andamento da história. Ele pode ser de dois tipos:

  • Cronológico, quando segue uma ordem de acontecimentos e apresentam expressões que fazem a marcação de tempo ( naqueles anos, ontem, semana passada, etc…)
  • Psicológico, onde não há uma linearidade dos fatos ocorridos, já que ele segue um tempo particular que ocorre na mente dos personagens, em seus fluxos de pensamentos, desta forma,  misturando passado, presente e futuro.

Espaço

Espaço narrativo é  o local onde a história se desenvolve. O espaço pode ser físico ou psicológico.

Quando o espaço narrativo é físico,  o local onde se passa a história é indicado pelo narrador, (cidade, praia, fazenda, determinado país, etc.) e pode ser um local real ou fictício. Subdividem-se em: espaços fechados – casa, quarto, escola… ou espaços abertos – rua, cidade, bairro…

No caso do espaço narrativo psicológico é o ambiente interior de um personagem, não há um espaço físico que seja revelado claramente. Aqui a história é narrada num fluxo de pensamentos, de sentimentos, sem delimitação de local.

Temos certeza de que ficou muito mais fácil redigir seu texto narrativo, não é mesmo? Por isso lembre-se, sempre que precisar de auxílio para suas dúvidas o Projeto Acadêmico está pronto a lhe ajudar!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>