Redação Narrativa: veja como fazer, nossas sugestões e exemplos prontos

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Você sabe quais são as principais características de uma redação narrativa?

O universo acadêmico, além de introduzir novos termos e ideias como TCC, monografias, artigos científicos e etc, também traz termos que já conhecemos, mas muitas vezes não demos a devida atenção ou deixamos passar despercebidos. A redação narrativa é um deles. Abaixo você poderá conferir tudo que é necessário para produzir com a qualidade necessária.

Definindo o que é redação narrativa

Este tipo de redação é caracterizado por necessariamente conter um enredo com personagens e ações que acontecem em determinado tempo e espaço. É claro que nada precisa ser verdadeiro, mas a redação precisa dessa coerência para ser considerada narrativa.

Existe muita diferença da narração descritiva que foca em descrever os aspectos de determinado objeto (entenda por objeto qualquer cenário, pessoa, situação e etc, não necessariamente material e objetivo, mas também psicológico e subjetivo). Elementos da Narrativa: veja quais são os tipos, qual usar e as características de cada um

A clássica narração dissertativa foca no aspecto argumentativo, onde você deve criar uma ordem de apresentação de fatos e ideias coerentes para conseguir dissertar e expor seu ponto de vista da maneira mais impessoal possível.

A partir desse ponto, ao construir uma redação narrativa com qualidade, deve-se se atentar a muitos itens; Você poderá conferir tudo o que é necessário abaixo:

1. Procure construir tudo com coerência

Fatos desconexos e sem sentido, erros de roteiro, personagens sem personalidade, etc. Tudo isso colabora para uma redação narrativa ruim. Tudo, mesmo que em um universo que não é real, deve ser construído de maneira objetiva e verídica.

A diferença entre veridico e verdadeiro pode te auxiliar a melhorar a qualidade de sua redação. O verdadeiro é algo concreto e real, como “homens não podem voar”. O verídico é algo que é verdade dentro de determinado contexto, por exemplo “o Super-Homem pode voar”. Sim ele pode voar, mas ele não é real. A situação só é real dentro do universo do Superman e isso é a definição de verídico. Aquilo que só é real dentro de determinado universo.

Seja coerente na medida do possível. Se for uma narração fictícia, busque desenvolver tudo para que fique verídico e consistenta com suas próprias ideias apresentadas. Para isso crie fatores dependentes e situações conexas. Não deixe pontas soltas.

2. Trabalhe a profundidade da narrativa

Personagens sem personalidade é a pior coisa que pode acontecer. Personagem e personalidade são derivados de persona, que indica justamente a máscara, as características, um personagem, uma personalidade. Construa isso de maneira coerente na sua narração.

Se o seu personagem possui uma personalidade mais agitada, nem é preciso descrever, desde que deixe isso claro em suas atitudes e em como lida com os fatos. Isso vale para os cenários e todo o desenvolvimento da narrativa.

3. Deve ter começo, meio e fim

Isso é obrigatório em qualquer redação narrativa, além de complementar os itens anteriores. Deve ter o seu desenvolvimento de maneira coerente e mesmo que seja diferente, (como mostrar o final logo no começo e ir desembaraçando) deve fazer isso da maneira mais objetiva e bem construída possível.

4. Elementos obrigatórios em uma redação narrativa

Ao desenvolver uma redação narrativa, esteja ciente que alguns elementos são obrigatórios. Você pode conferi-los abaixo:

  • Narrador, afinal se chama narrativa justamente por esse motivo. Existem vários tipos de narradores
  • Personagens, que são aqueles que participarão do enredo e da história no determinado tempo e espaço
  • Enredo, que é o fato, aquilo que aconteceu, está acontecendo e vai acontecer, a história
  • Espaço e tempo, já que tudo deve acontecer em algum local e em algum período, mesmo que fictícios
  • A trama que se difere no enredo por ser a parte prática e o desenvolvimento, aqui surgem os conflitos
  • Clímax, que é o período de ápice na história. Podem haver mais de um
  • Resolução, também chamada de desenlace, desfecho ou conclusão que é quando o clímax e conflitos são resolvidos

Lembrando que você pode fazer o modelo diferente da narrativa e mesmo que a resolução não tenha o melhor dos finais, ainda deve deixar bem claro se tudo acabou ou não. Existe a possibilidade de finais abertos e interpretativos.

Quando se trata do conflito, não necessariamente precisa ser algo negativo ou fantasioso na narração. É simplesmente uma situação que precisa ser resolvida, ou um certo ponto ao qual os personagens precisam chegar de alguma maneira.

Você pode processar tudo com temas mais suaves e brandos ou mais tensos, mas isso fica por sua conta e contexto. Você também trabalhar a questão dos finais. É possível experimentar e sair bastante do convencional, mas precisa ter a base e estrutura para ter as principais características de uma redação narrativa.

5. Quais são os tipos de narrador?

Os 3 tipos de narrador são:

  • Narrador-personagem, que participa da história e tudo acontece do seu ponto de vista. Aqui a narração é em primeira pessoa.
  • Narrador-observador, que observa os fatos e relata sem interferir. Aqui a narração é em terceira pessoa.
  • Narrador-onisciente, é igual ao narrador observador, mas tem total consciência do que acontece em toda a trama, inclusive nos pensamentos dos personagens, acontecimento simultâneos, etc. Também é em terceira pessoa.

Os tipos de redação se misturam?

Embora não seja o objetivo principal do texto comentar sobre os outros tipos de redação, saiba que é muito comum que possuam dois ou mais tipos de redação e outros gêneros incluídos em uma só situação, por exemplo, quando se trata de uma narração, mas existe a descrição de objetos ou pessoas, a redação narrativa e descritiva já se misturaram.

Embora isso aconteça sempre, é comum que uma sempre prevaleça, mas é importante reconhecer que o texto pode ser narrativo, mas com características de outros tipos. E isso é válido para todos os gêneros e tipos textuais, não apenas para redações.

Aprendendo no Projeto Acadêmico

Tenho certeza que você entendeu e já sabe como produzir uma redação narrativa, até mesmo deve ter se lembrado caso esteja no período acadêmico. Se precisa de ajuda para lidar com outros gêneros textuais, as famosas normas da ABNT ou qualquer coisa do universo acadêmico, conheça o Projeto Acadêmico que têm todas as informações que você precisa para produzir com qualidade o seu texto.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>