Fundamentação Teórica: como fazer, o que é, dicas e sugestões para o seu TCC

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Veja como elaborar desde uma fundamentação teórica em um pré-projeto até o trabalho de conclusão de curso.

A fundamentação teórica é uma parte importante de qualquer trabalho monográfico. É por meio da fundamentação que o estudante apresenta quais as teorias e autores escolhidos para a elaboração da atividade. Desta forma, mostra os livros e as abordagens que serão adotados, para que o trabalho apresente os resultados adequados.

 

A importância da fundamentação teórica em um TCC

A produção científica exige uma conexão com a academia. Qualquer monografia precisa ter uma fundamentação teórica repleta de autores e conceitos sólidos. O referencial teórico mostra em quem o aluno se espelha e se baseia para o seu texto.

Independentemente da metodologia científica, é fundamental caprichar na fundamentação teórica. Por meio dela, a banca examinadora irá compreender melhor seu trabalho. Autores renomados dão credibilidade à produção.

dicas para fundamentação teórica

 

Como pesquisar o referencial teórico?

Após decidir o tema e a sua metodologia de pesquisa, o referencial teórico surge como prioridade. Procurar autores para qualificar a sua atividade representa uma exigência de qualquer TCC.

O Projeto Acadêmico oferece três grandes dicas para encontrar um referencial teórico que seja, ao mesmo tempo, inovador e preciso. Vamos a elas:

  • Utilizar o termo “PDF”, somado ao seu tema de trabalho, nos sites de busca;
  • Fazer a busca nos sites de busca pelo tema em outros idiomas;
  • Buscar autores consagrados e suas obras mais recentes.

O uso do termo “PDF”, somado ao tema do trabalho é uma grande dica. Por meio desse tipo de busca o Google retornará para o aluno uma série de artigos científicos sobre o tema. Exemplo: Ciclo PDCA PDF

Utilizar outros artigos científicos para o seu referencial teórico é uma grande ideia. É preferível fazer a busca por outros artigos em vez de se limitar a busca por autores consagrados.

Desta forma, o aluno apresentará pesquisas extremamente atualizadas e com uma linguagem mais moderna. Fazer referências desta forma é um grande passo para trabalhos de maior qualidade e mais contemporâneos.

Outra dica interessante é a utilização de termos em outros idiomas. O ideal é apoiar-se em uma língua com a qual o aluno tenha intimidade. O espanhol e o inglês são duas das opções mais tradicionais.

Fazendo essa pesquisa e trazendo citações de textos de outros idiomas, o trabalho se torna muito mais rico e qualificado. Pode-se aproveitar o termo “PDF” para fazer pesquisas em outros idiomas, da mesma forma.

Utilizar artigos e publicações tem se tornado cada vez mais eficiente, para a produção de uma fundamentação teórica de qualidade. Vale a pena continuar citando autores consagrados, mas apenas para ilustrar qual o norte da pesquisa.

Ainda sobre autores consagrados, o ideal é fazer com que os escolhidos sejam aqueles com maior afinidade com o tema. Parece uma dica óbvia, mas alguns autores não tão conhecidos podem oferecer um conjunto melhor de conteúdo para aquela temática.

 

Exemplo de fundamentação teórica

exemplo de fundamentação teórica

 

O que devo usar para embasar minha fundamentação teórica?

A teoria será utilizada para todo trabalho de monografia. Mesmo trabalhos que não exijam um conteúdo teórico tão vasto devem apresentar a fundamentação teórica.  Podem ser objeto de fundamentação teórica os seguintes arquivos:

É muito importante oferecer esse tipo de suporte para qualquer atividade monográfica. Neste momento é fundamental que o autor demonstre conhecimento a respeito da academia. Os principais autores que serão utilizados nesse tipo de trabalho devem ser devidamente apresentados e justificados.

O referencial teórico serve para mostrar que o autor não está baseando as suas ideias no nada. Este é o momento para apresentar autores que apresentam pontos de vista afirmativos naquele tema.

*Vídeo retirado do professor Ivan Guedes

 

Valor do referencial teórico em artigos científicos

O seu trabalho passa a ser valorizado por causa do referencial. O embasamento do seu trabalho será apresentado por um termo que se chama marco teórico. Cronograma TCC: veja como fazer, modelo e exemplos, sugestões e dicas

Esse marco delimita a abrangência do trabalho de pesquisa. As teorias, os conceitos, métodos e outros temas ficam delimitados, em tempo e áreas de conhecimento.

Todo tipo de atividade acadêmica exige um referencial teórico bastante sólido e robusto. Fazer fundamentação teórica não é útil apenas para a monografia.

O referencial também é usado em um trabalho de mestrado ou doutorado. É muito importante que o referencial teórico do seu trabalho monográfico já esteja sendo pensado desde o pré-projeto de pesquisa.

Esse tipo de planejamento visa facilitar a produção do TCC.

 

Importância da elaboração de um roteiro

A essência da fundamentação teórica é mostrar qual o impacto dos conteúdos apresentados e confrontá-los. Esta é uma boa forma para obter bons resultados.

O universo acadêmico precisa acrescentar temas, fatos novos. Isso se faz por meio de um trabalho de fundamentação teórica de qualidade, para que não seja um trabalho sem solidez.

Assim, um roteiro facilita o planejamento e a busca por trabalhos compatíveis. Trazer um histórico de temas, analisar e apresentar resultados é o caminho a ser percorrido.

Caso você deseje uma boa nota no seu trabalho monográfico, esse, sem dúvida, é um trecho que exige muita atenção. Muito mais do que uma dedicatória, por exemplo.

Uma boa forma de pesquisar adequadamente o referencial teórico é pela divisão das três tarefas: trazer o histórico, analisar e oferecer os resultados. Cada parte do trabalho exigirá autores específicos, que vão ser apresentados em seu referencial teórico.

 

Denominações distintas, mesmo objetivo

Referencial teórico e fundamentação teórica são sinônimos.  Cada universidade escolhe o termo que prefere. O referencial teórico pode ser chamado também de:

  • Marco teórico;
  • Fundamentação teórica;
  • Embasamento teórico;
  • Revisão bibliográfica;
  • Revisão de literatura;
  • Abordagem teórica.

Cada capítulo da atividade monográfica deve ter uma revisão de literatura pertinente. É muito importante tentar mesclar referencial teórico e metodologia, com o objetivo de justificar e orientar os métodos e procedimentos de análise de dados.

 

Formalismos e como fazer fundamentação teórica em um pré-projeto

O referencial teórico é uma parte do trabalho que exige linguajar bastante formal e que deve ser respeitado.  É importante evitar termos muito coloquiais.  A seriedade é extremamente importante e deve ser respeitada nesse setor do trabalho.

Ocasionalmente é possível até apresentar alguns tipos de pensamentos distintos.

É muito importante que o autor saiba ter esse pensamento crítico para poder fazer a citação de outros autores.

Os principais livros de metodologia da pesquisa entendem que o referencial teórico é uma parte extremamente importante para o trabalho. Esse pensamento se justifica em função de que os examinadores do seu trabalho procurarão entender o nicho seguido pela sua pesquisa para o artigo científico.

O Projeto acadêmico oferece um verdadeiro guia para o estudante. Muitas vezes, em universidades, os profissionais não oferecem as informações necessárias para a sua atividade acadêmica.

Compreendendo essa necessidade o Projeto Acadêmico oferece uma série de artigos e materiais de excelente nível. O objetivo é transmitir, analiticamente, como você deve fazer trabalhos acadêmicos de qualidade.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>