Como fazer Referência Bibliográfica de Site: normas ABNT, TCC e exemplos

Todo trabalho acadêmico é feito a partir de regras, conceitos e normas que definem como cada parte do trabalho precisa ser feito. Um exemplo de regra deste tipo está relacionado a referência bibliográfica de site, que pode ser um desafio para quem ainda não entende muito de Normas ABNT ou outras normas aplicadas a elaboração do trabalho. Citação Direta de Site: veja como fazer, normas ABNT e exemplos

Se você não faz ideia de como fazer a referência bibliográfica de site, não se preocupe. Criamos um guia completo com todos os detalhes que você precisa saber para fazer a referência bibliográfica de site, incluindo dicas e muito mais. Confira tudo isso a seguir!

exemplo de referência bibliográfica de site

Normas ABNT para referência de site

A padronização de referência de site em trabalhos acadêmicos ocorre através da Norma ABNT NBR 6023 que foi lançada em agosto do ano de 2002. Essa norma estabelece todos os elementos que devem ser incluídos ao fazer referência a um site da internet no trabalho acadêmico. Para a formatação de cada um dos elementos, a norma também possui uma divisão entre três opções de páginas da web. Veja a seguir essa divisão e alguns exemplos de cada uma delas:

  • Matéria ou artigo de jornal na internet – este tipo de página da web aparece bastante nas referências bibliográficas de site, pois ela é composta de materiais informativos com grande credibilidade. Como exemplo podemos mencionar nomes de jornais que possuem matérias e artigos publicados em sites, como a Gazeta do Povo, Folha de S. Paulo, Estadão, The New York Times, The Washington Post, entre outros. Citação Direta de Site: veja como fazer, normas ABNT e exemplos
  • Matéria ou artigo de site – parecido com o tipo de página anterior, esta classificação se aplica a artigos e matérias publicadas por sites de todos os tipos. Neste caso, podemos citar qualquer matéria ou artigo que exista apenas na internet, como Tecnoblog, IG, Uol, G1, entre outros.
  • Homepage – por fim, a terceira divisão de página da web classificada pela ABNT se refere às páginas que não se encaixam em nenhuma das opções citadas anteriormente. Neste caso, não precisa ser necessariamente a página inicial do site, mas se a referência não for sobre matéria ou artigo de jornal na internet e nem mesmo sobre matéria se site ou outro artigo, ela deve ser mencionada no trabalho acadêmico como homepage. Aprenda como fazer Referência de Site no seu TCC nas normas ABNT

Elementos obrigatórios para referência de site

A norma NBR 6023 também estabelece quais são os elementos obrigatórios para fazer a referência bibliográfica com fonte de sites da internet. Neste quesito, podemos citar os seguintes elementos exigidos pela norma:

  • Nome da organização ou do autor;
  • Título da matéria ou página da web;
  • Local de publicação (caso exista essa informação);
  • Dia, mês e ano que a matéria foi publicada (caso exista essa informação);
  • Endereço eletrônico (informar endereço após “Disponível em:” entre os sinais <>);
  • Data em que o site foi acessado (colocar a data após “Acesso em:”).

Datas adicionadas em qualquer referência de trabalho acadêmico deve ser colocada da seguinte forma: dia (dois algarismos), mês (abreviado com três letras) e ano (quatro algarismos). Por exemplo: 02 de Ago. de 2019. A norma estabelece que apenas o mês de maio seja escrito por extenso em sua totalidade.

Caso você não encontre a data de publicação, é preciso incluir o ano de copyright do site da seguinte forma: c2019. Caso não exista nenhuma data disponível, use o termo [s.d.].

*Vídeo de Fran Carniel

Como fazer referência bibliográfica de site

Agora que você já sabe todos os elementos obrigatórios para esse tipo de referenciação, além das divisões especificadas pelas Normas ABNT para os tipos de páginas da web, ensinaremos você a fazer referência bibliográfica de site a partir de vários exemplos. Assim como as referências de livros, pesquisas e tantos outros materiais, não é difícil especificar sites como fonte de informação em seu trabalho acadêmico. Mas para te ajudar a fazer isso corretamente, separamos várias dicas entre as divisões de páginas estabelecidas pelas Normas ABNT. Confira:

Matéria ou artigo de jornal na internet

Você pode fazer as referências neste tipo de página da web de duas formas: com ou sem autor. Veja como é feito esse modelo de referência:

Com autor

SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Nome do jornal, cidade em que foi publicado, data de publicação. Seção (caso exista). Disponível em: <URL da página da web>. Acesso em: data em que o conteúdo foi acessado.

Sem autor

TÍTULO do artigo ou matéria. Nome do jornal, cidade em que foi publicado, data de publicação. Seção (caso exista). Disponível em: <URL da página da web>. Acesso em: data em que o conteúdo foi acessado.

Matéria ou artigo de site

Comparado ao tipo de página da web anterior, as matérias e artigos de site que existem apenas na internet possuem apenas algumas alterações nas formatações. Assim como nos exemplos anteriores você pode fazer essa referência bibliográfica de site com ou sem autor. Veja os exemplos:

Com autor

SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Nome do site, ano de publicação. Disponível em: <URL da página da web>. Acesso em: data em que o conteúdo foi acessado.

Sem autor

TÍTULO do artigo ou matéria. Nome do site, ano de publicação. Disponível em: <URL da página da web>. Acesso em: data em que o conteúdo foi acessado.

Homepage

Por fim, temos as regras para referenciação de site do tipo “homepage”, que como já mencionamos se aplica a todas as opções de páginas da web não classificadas nas categorias anteriores. Isso significa que até mesmo as páginas que não são a “página inicial” do site podem aparecer nesta categoria quando não classificadas por outra categoria.

Neste modelo de página da web as Normas ABNT especificam a formatação com uma única opção de referenciação. Neste caso, o nome do autor ou da organização devem ser incluídos obrigatoriamente. Confira um exemplo de como é feito a formatação:

NOME DO AUTOR OU DA ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano de publicação. Ementa (descrição do site). Disponível em: <URL da página da web). Acesso em: data em que o conteúdo foi acessado. Viu só como é simples e fácil fazer referência bibliográfica de site? O mais importante é que você anote sempre suas consultas, sejam elas em livros, revistas, jornais e sites. Assim você terá tudo detalhado para fazer suas referências bibliográficas.

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas