Pré Projeto TCC: modelo pronto, sugestões e dicas de elaboração

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Boa elaboração do pré-projeto é meio caminho andado para o TCC perfeito. O pré-projeto é onde, pela primeira vez, o estudante poderá visualizar em um todo a estruturação do seu trabalho de conclusão de curso.

É fato que a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC) possui várias fases. No entanto, há uma outra fase nesta jornada do estudante universitário: o pré-projeto do TCC. Neste artigo vamos apresentar para você o que é o pré-projeto, orientações de como fazê-lo e mostrar a importância que este elemento tem para a elaboração de uma bela monografia.

 

O que é o pré-projeto?

O pré-projeto nada mais é do que um roteiro básico e enxuto do que será tratado em sua monografia. Um esqueleto da pesquisa. Uma proposta inicial de trabalho.

Em muitas faculdades há a matéria sobre pré-projeto, geralmente um semestre antes do começo da elaboração da monografia.

Muitos estudantes não “dão muita bola” para esta matéria e a fazem descompromissados, até a última hora da entrega do pré-projeto que, evidentemente, torna-se um desastre e não auxilia na hora de fazer o projeto em si, ou seja, o TCC pode ser feito de uma melhor forma quando planejado.

Orientação: com toda instabilidade econômica no Brasil e cada vez menos vagas com boas remunerações, levar a sério a faculdade é fundamental. Muitos só pensam no diploma. OK, é uma escolha em  que as consequências serão arcadas no futuro.

O pré-projeto é uma demonstração disso. Se bem elaborado, será meio caminho andado na hora de fechar o projeto de pesquisa e, após a apuração, fazer uma boa monografia. Tem de ser levado a sério!

escrevendo no caderno na mesa do computador

 

E quem não tem a matéria do pré-projeto?

Há também faculdades que não tem especificamente a matéria do pré-projeto e já partem direto para as etapas de elaboração do TCC.

Neste caso é com você! Você terá que ter a disciplina e força de vontade de fazer um pré-projeto, mesmo que este não valha nota.

Afinal, neste caso, o objetivo principal não é a nota e sim fazer uma roteirização ideal do TCC.

 

Modelos prontos de de pré-projeto de TCC

 

Você já deve ter o orientador escolhido!

Após a escolha do tema, o pré-projeto é o começo da visualização no papel do seu TCC. Antes, ele só estava em sua mente, nos seus pensamentos ou até em algumas anotações. Mas uma estrutura voltada para a monografia ainda não existe. É pra isso que o pré-projeto existe.

Para a facilitação da elaboração do pré-projeto, você já deve ter seu orientador escolhido, até porque, em todas as faculdades há aqueles professores mais disputados. Isso não adianta negar.

Seja pelo know-how, seja pela simpatia, seja pela identificação, enfim, você deve levar tudo isso em conta na hora de escolher o seu orientador.

Dica: mesmo que você ainda não esteja com o tema definido, escolha o orientador o mais rápido possível!

Um erro mortal do estudante é deixar para escolher o orientador na última hora. Aí, meu caro, pode sobrar exatamente aquele professor que você tem menos afinidade.

 

Escolha do tema: fundamental para o pré-projeto

Escolhido o orientador, converse com ele sobre o tema que você tem em mente. Com certeza ele falará se é viável e de interesse para sociedade, se tem relevância ou se não tem.

Enfim, defina bem o seu tema. Pois o primeiro passo para fazer um bom pré-projeto é um tema bem definido. Aliás, uma observação: não é aconselhável, mas em alguns lugares você pode trocar o tema depois da entrega do pré-projeto. Mas, faça isso somente se houver extrema necessidade.

Definido o tema e a delimitação, você deve fazer um resumo destes em seu pré-projeto.


Dica importante: se você ainda não escolheu o tema de seu TCC e está com dificuldade, clique aqui, que você terá grande auxílio na escolha do tema.


 

Vamos exemplificar

Sempre é bom citar um exemplo para visualizar melhor o que está sendo colocado.

Suponhamos que um estudante que cursa direito e se identifique com direito trabalhista, por isso, decida fazer um TCC nesta área.

Pensando mais um pouco, ele define que seu tema será “O trabalho temporário no Brasil”.

Um assunto discutido bastante nos últimos tempos em razão das mudanças na legislação por conta da reforma trabalhista, aprovada no meio de 2017.

Aliás, pode-se delimitar o tema utilizando exatamente a reforma trabalhista: a pergunta principal que a pesquisa responderá é: “As mudanças na legislação sobre o modelo de trabalho temporário foram boas ou ruins para classe trabalhadora?

Pronto. O pré-projeto começa com o tema e a delimitação traçada. Este vai ser o norte do trabalho.

 

Próximos passos na elaboração do pré-projeto

Após o tema  e a delimitação do tema, deve-se colocar o objetivo geral. No exemplo do artigo o objetivo principal poderia ser:

“Verificar se as mudanças na legislação sobre o modelo de trabalho temporário foram boas ou ruins para classe trabalhadora”.

Logo após vem os objetivos específicos. Neste caso três está de bom tamanho.

Em nosso exemplo, o estudante poderia citar como um dos objetivos específicos:

“Fazer uma comparação de antes e depois da entrada em vigor da nova legislação, para analisar os números de contratação de mão de obra temporária”.

 

Justificativa

O próximo passo na elaboração do pré-projeto é a justificativa. Em relação ao exemplo: “Por que da escolha deste tema? Por que é importante falar sobre trabalho temporário no momento atual do Brasil?”

Essas perguntas não são para o pré-projeto e sim para você autoresponder. Você se perguntará do porquê da escolha do tema.

A resposta será a sua justificativa. Aí sim! A resposta para essas perguntas que são colocadas no pré-projeto

 

Sumário e capítulos provisórios

Outro ponto importante para colocar-se em um pré-projeto é o sumário provisório.

Três capítulos são o suficiente. Isso é necessário para se ter uma ideia de como será o desenvolvimento da sua monografia.

 

Metodologia

Após a justificativa, faça um breve resumo da metodologia que pretende usar em sua pesquisa.

Faça uma explicação simples, em poucos parágrafos, de como pretende resolver a problemática colocada. Seja direto e tenha sempre em foco o tema.

 

Finalização do pré-projeto

Para a finalização do pré-projeto deve-se colocar o cronograma.

Evidente que não é o cronograma final, mas sim um cronograma bem pensado em que quem for analisar seu pré-projeto possa enxergar que você está bem organizado em relação às etapas da construção de seu TCC.

Para finalizar, fazer a colocação da referência bibliográfica que pretende-se ser utilizada.

Muito importante: todo pré-projeto deve ser feito segundo das normas  da ABNT. Elas estão na NBR 6023

 

Auxílio

Claro que fazer um pré-projeto de um trabalho de conclusão de curso não é simples. Por isso, ajuda sempre é bem-vinda.

O Projeto Acadêmico oferece todo suporte ao estudante que está nesta jornada da elaboração não só de um pré-projeto, mas de todo TCC.

Clique aqui e conheça agora tudo que o Portal Acadêmico oferece. Boa sorte no seu pré-projeto!

 

Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento

Contenu Produção Criativa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>