Como fazer Referencial Teórico: veja nossas dicas e exemplos práticos

O referencial teórico para TCC precisa seguir algumas normas e padrões, veja a seguir como fazê-lo e o que é esperado dessa importante parte de um trabalho.

Referencial teórico para TCC. Estudo da arte. Abordagem teórica. Revisão bibliográfica. Revisão da leitura.

Todas essas nomenclaturas são passíveis de serem usadas. A mais comum e aceita em instituições de ensino é a primeira, referencial teórico.

De acordo com alguns dicionários online, em termos indiretos, referencial significa elementos que servem como referência, como estudo, modelo. Já teórico, significa algo não real, algo que pertence ao mundo das ideias.

O formato de referencial teórico de um projeto de pesquisa aprofunda esses significados. Ele é o analisar obras fundamentadas na ciência e usá-las para a construção do seu trabalho de conclusão de curso.

Como metodologia da pesquisa científica, para ser comprovado, ser validado os seus estudos você precisa estar fundamentado no conhecimento já produzido pela humanidade. Por esse motivo é importante essa parte de um projeto.

Ao escolher o seu objeto de estudo você precisará definir a metodologia  e depois começar a pensar em um modelo de referencial teórico.

 

Referencial teórico de um projeto de pesquisa

Como dito, o começo é definir o tema do seu TCC, mas para isso espera-se que você já tenha uma ideia do que será produzido, já possua um conhecimento prévio, mesmo que pequeno, sobre o objeto estudado.

No momento da definição do projeto as suas pesquisas já se iniciam, antes mesmo da consolidação do tema.

A ideia é: em toda a história da humanidade, será mesmo que o seu objeto de estudo já não foi visto e estudado por outras pessoas? Mesmo que de forma complementar à sua pesquisa.

A resposta, com certeza, é sim. Isso quer dizer que você não partirá do zero para estudar algo. Você tem um material para te nortear, mesmo que às vezes seja difícil encontrá-lo, ele existe.

Esse é o benefício da ciência, o benefício de divulgar as descobertas. Ninguém precisa estar totalmente no escuro ao estudar alguma coisa, a evolução científica possibilita que muitos erros não sejam reproduzidos.

Outra importância de ter referência é que se não a houvesse, como você comprovaria cientificamente o que diz? O método científico exige a comprovação dos fatos, positivos ou não. Se você é um jovem conhecedor do assunto, qual seria sua autoridade para comprová-los?

Agora entende o porquê de o referencial teórico para TCC ser obrigatório?

como é feito o referencial teórico

 

Como fazer um referencial teórico?

Objetivamente, basta pesquisar sobre o seu objeto de estudo e usá-lo como base teórica para validação do estudado por você. Anotá-lo em seu TCC e formatá-lo de acordo com as normas padronizadas pela Associação Brasileiras de Normas Técnicas.

Agora explicando mais profundamente, você precisa seguir alguns passos.

  • Se aprofundar em seu objeto de estudo;
  • Ver tudo, possível, que já foi publicado sobre;
  • Anotar todas as etapas, os autores, títulos, formatos;
  • Validar o referencial com o orientador;
  • Usá-lo para realizar fazer o TCC.
Exemplo de Referencial Teórico

 

Aprofundamento no objeto de estudo e conteúdo publicado

Com certeza você já ouviu falar que para você estudar e fazer um referencial teórico de um projeto de pesquisa, é preciso que se faça um recorte bem delimitado e específico do assunto tratado.

Se aprofunde nele, seja o maior conhecedor do assunto, sempre entendendo que a construção do seu trabalho será feita pela junção de outros trabalhos já publicados por cientistas.

 

Faça fichamento

Achar conteúdos para o referencial teórico para TCC é um dos primeiros objetivos de qualquer pesquisador. São diversos livros, sites, artigos, ensaios  e relatórios que são lidos e estudados.

A diversidade de conteúdos, muitas vezes, atrapalha quem está procurando algo específico. Fazer as pontes entre os conteúdos estudados nem sempre é fácil somente com a primeira leitura dos estudos.

O método mais eficiente nesse caso, o que pode ajudar a solucionar o problema, é o fazer um fichamento .

Existem as possibilidades de eles serem:

  • Fichamento de citação: São feitas citações diretas das obras estudadas;
  • Fichamento comentado: Além das citações são feitas anotações pessoais, interpretações;
  • Fichamento bibliográfico: Mostra as ideias e a localização nos textos.

É possível usar um desses formatos ou todos eles, o importante é que seja o que melhor se adéqua ao objeto de pesquisa e ao pesquisador.

 

Valide o seu referencial com seu orientador

Faça um modelo de referencial teórico, mostre ao seu orientador suas anotações, as  ideias obtidas ― mais um motivo para fazer o fichamento ― o que cada autor pode contribuir para o seu objeto de estudo e, converse.

Com isso ele te apresentará novas referências e te ajudará a escolher quais você usará para contribuir para sua pesquisa.

 

Citação de acordo com a ABNT

A pergunta “como fazer um referencial teórico?” ainda pode existir, principalmente quando se começa a fazer.

O início é saber como fazer uma citação, pois a fundamentação da sua pesquisa é comprovada por embasamento teórico.

Existem modelos específicos de acordo com qual o meio que foi pego a referência e também existem formatos para fazê-las.

  • Citação direta: O trecho é copiado exatamente como foi escrito;
  • Citação indireta: É feito uma adequação da obra, o pesquisador, que está fazendo o TCC, transcreve com suas palavras o texto original;
  • Citação de citação (APUD): Quando não se acha o conteúdo original, mas é achado algum autor que já citou, em outra obra, o que você precisa.

Para fazer a formatação de acordo com as normas técnicas basta seguir alguns padrões ao redigir o TCC, desse modo é mais fácil de formatá-lo por completo depois.

Para fazer uma citação com mais de três linhas é necessário que seja colocado um recuo, da margem esquerda, de quatro centímetros. Os caracteres precisam ser menores que o do corpo do texto do resto do trabalho e a citação não precisa de aspas.

Já quando ela for  menor e estiver no corpo do texto, mantém o mesmo tamanho e é colocada entre aspas duplas.

 

Comece desde agora  o seu modelo de referencial teórico

E agora, a pergunta “Como fazer um referencial teórico?” foi respondida? Se tiver alguma dúvida escreva no espaço abaixo, continue navegando por esse site e veja todas as etapas necessárias que você precisa passar para fazer TCC desde o projeto de pesquisa, até o trabalho final.

 

Responsável pelo conteúdo: Professor Rogério Nascimento da Silva de Jesus

Contenu Produção Criativa

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas