Google Acadêmico: como usar e pesquisar artigos científicos

O Google Acadêmico é a primeira ferramenta lembrada pelos estudantes quanto o assunto é elaboração de monografias, teses e vários outros trabalhos acadêmicos. E não é para menos, a ferramenta inclui trabalhos do mundo todo, sendo uma ótima plataforma para encontrar referências ou mesmo pesquisar assuntos relacionados à área acadêmica.

Já ouviu falar no Google Acadêmico e quer saber mais sobre como encontrar artigos científicos nesta plataforma? Então acompanhe esse post até o final e descubra tudo sobre o Google Acadêmico.

Home Google Acadêmico

Google Acadêmico: O que é?

Essa importante ferramenta de pesquisa acadêmica também é chamada comumente de Google Scholar. Criado em 2004, o Google Acadêmico é uma das mais importantes ferramentas de pesquisa acadêmica no mundo todo. Desde seu lançamento, a ferramenta é de longe a mais utilizada por estudantes e pesquisadores do mundo todo para encontrar trabalhos acadêmicos.

Embora a ferramenta esteja disponível desde 2004, foi apenas em 2006 que o Google passou a disponibilizar pesquisas em português. Assim como em outras regiões do mundo, o Google Acadêmico logo se tornou a ferramenta mais utilizada pelos estudantes e pesquisadores brasileiros.

Resumindo, o Google Acadêmico é uma ferramenta simples que permite pesquisar literaturas de todos os tipos. Com essa ferramenta, você pode encontrar artigos em um só lugar, seja de banco de dados, revistas ou de publicações científicas, como na revista SciELO. Sendo assim, os estudantes conseguem otimizar suas pesquisas utilizando de forma direta ou indiretamente diversos bancos de dados, onde é possível contar com resultados em um só lugar.

Dentro da ferramenta os usuários podem armazenar os conteúdos mais interessantes, pesquisar artigos de acordo com a importância e relevância para a pesquisa, ficar por dentro das descobertas científicas e artigos publicados recentemente, e muito mais.

Os resultados da pesquisa feita no Google Acadêmico também são listados de acordo com a relevância apontada pelos algoritmos do Google. Sendo assim, não há um padrão específico para ordenar os conteúdos apresentados. Já a pesquisa em si pode ser feita pelo nome do autor, parte do texto, nome da revista, nome do artigo, palavra-chave, entre outras formas de busca.

*Fonte: Acadêmica Pesquisa

Vantagens e desvantagens do Google Acadêmico

Você deve ter percebido que há uma série de vantagens em utilizar o Google Acadêmico. Saiba que há ainda muitas outras vantagens, assim como algumas desvantagens. Veja a seguir quais são as vantagens e desvantagens dessa ferramenta de pesquisa acadêmica:

Vantagens

  • Poder armazenar publicações acadêmicas em uma biblioteca personalizada;
  • Ser listado nos resultados de pesquisa, caso tenha trabalhos acadêmicos publicados;
  • Poder fazer buscas refinadas utilizando a “Busca Avançada“;
  • Receber recomendações com base nos assuntos pesquisados na ferramenta;
  • Filtrar entre os materiais com maior relevância na sua área acadêmica.

Desvantagens

  • Nem todos os resultados listados na primeira página são de qualidade;
  • Você poderá encontrar fontes não confiáveis ou desatualizadas sobre o assunto;
  • Nem todos os conteúdos estão disponíveis para serem acessados.

Fontes de pesquisa do Google Acadêmico

A ferramenta de pesquisa acadêmica do Google conta com diferentes fontes de pesquisa. Alguns são revistas científicas, outros são bancos de dados acadêmicos, entre outros tipos de bibliotecas e portais que disponibilizam conteúdos na internet.

Como foi mencionado nas desvantagens, nem todos os conteúdos podem ser acessados, pois, alguns dos resultados são de bancos de dados que não permitem o acesso gratuito. Para que você conheça um pouco mais sobre as fontes de pesquisa do Google Acadêmico, veja a seguir os 7 principais portais utilizados pela ferramenta:

  1. SciELO Brasil;
  2. Lume UFRGS;
  3. Biblioteca Digital FGV;
  4. Buscalegis UFSC;
  5. BD Jur;
  6. Portal Seer UFBA;
  7. BDM UnB.

Lembrando que esses são apenas alguns dos locais utilizados pelo Google Acadêmico para listar os resultados de pesquisa. A ferramenta também utiliza conteúdos em outros idiomas, periódicos científicos internacionais, conteúdos de órgãos governamentais, universidades, entre outros.

Como encontrar artigos científicos no Google Acadêmico?

Agora que você já sabe em detalhes como essa ferramenta funciona, veja o passo a passo a seguir de como encontrar artigos científicos no Google Acadêmico utilizando filtros, nome do autor, título, palavra-chave, entre outros meios de pesquisa.

Em todos os casos, você precisará acessar a página específica do Google Acadêmico. Acesse clicando aqui (https://scholar.google.com.br/).

Nome do autor

Caso você já tenha um autor em mente e queira encontrar publicações feitas por ele, você precisará acessar a página do Google Acadêmico e pesquisar utilizando o nome do autor na barra de pesquisa. A pesquisa deve ser feita utilizando o sobrenome entre aspas junto com as iniciais do primeiro nome. Dessa forma, você terá mais chances de encontrar conteúdos do autor.

Exemplo: “Figueiredo E O”

google acadêmico: busca pelo autor

Título do artigo

Caso você saiba o nome do artigo e queira acessá-lo utilizando a ferramenta Google Acadêmico, basta digitar na barra de pesquisa o título do artigo científico e fazer a busca. Mesmo que você não se lembre do título completo, basta inserir o trecho que você se lembra e fazer a busca.

Exemplo: Histórias da educação infantil brasileira

google acadêmico: pesquisa pelo nome do trabalho

Palavra-chave

A pesquisa por palavra-chave é a mais utilizada quanto você não possui um autor em mente e nem mesmo um artigo científico. Para encontrar conteúdos interessantes para sua pesquisa acadêmica, você precisará acessar a ferramenta de busca e digitar uma palavra-chave relacionada a sua pesquisa.

Exemplo: logística reversa

Pesquisa por palavra-chave no google acadêmico

Como filtrar resultados de pesquisa no Google Acadêmico?

Como mencionado, o Google Acadêmico pode apontar resultados de pesquisa muito antigos ou de fontes não confiáveis. Por isso, é indicado filtrar os resultados para otimizar sua pesquisa e ter resultados melhores.

Para fazer isso, faça a busca na ferramenta como preferir (por nome do autor, título do artigo científico ou palavra-chave) depois escolha no menu esquerdo os filtros que deseja: ano de publicação, relevância, idioma, se possui citações, se possui patentes, entre outros. Veja a seguir as opções de filtro.

Data de publicação

Escolha entre as opções de data ou selecione um período específico. Caso escolha um período específico, basta indicar os anos que compõem o período que você deseja encontrar resultados de pesquisa.

Exemplo: 2005 – 2017

Data específica de um trabalho no google acadêmico

Classificação dos resultados

Só há duas opções: por relevância ou por data. Caso você queira encontrar artigos recentes, escolha a opção “classificar por data“. Agora, se deseja ter conteúdos de maior qualidade escolha a opção “classificar por relevância“.

Idioma

Nesta seção, você pode escolher entre pesquisar “em qualquer idioma” ou “pesquisa páginas em português“.

idioma trabalhos google acadêmico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *