NBR 6023: atualizada 2018/2019, referências bibliográficas, dicas

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Você sabia que as regras e normas da ABNT estão sempre em mudança? Entenda o que mudou com a NBR 6023.

É comum que, ao entrar no universo acadêmico, os novos universitários tenham dificuldades com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em seus trabalhos, além de outros termos como a NBR. Nesse artigo você entenderá todos esses termos e como aplicá-los em seus trabalhos acadêmicos com eficácia.

Entendendo o que é a ABNT

A maioria dos estudantes universitários já a conhecem. A Associação Brasileira de Normas técnicas, ABNT, é uma instituição encarregada de normatizar os modelos de trabalhos escolares, desde os níveis mais básicos até os acadêmicos e científicos. NBR 6023 completa em PDF

A normatização não é para atrapalhar os estudos ou o processo de produção intelectual, mas sim para gerar uma estrutura base com itens que, no fim das contas, são essenciais. Elas, de forma alguma, atrapalham o processo de pesquisa ou metodologia de um trabalho, muito pelo contrário, permitem uma maneira mais objetiva para que os pontos de vistas sejam expostos.

Até mesmo entre as normas da ABNT existem variações e possibilidades de pequenas alterações. Nada que comprometa a estrutura e a base do trabalho e o torne muito diferente dos outros.

Em suma, o conjunto de regras e normas da ABNT servem para estabelecer um padrão de qualidade, principalmente dos trabalhos acadêmicos, com o intuito de manter o conteúdo sempre atualizado e o melhor possível.

E o que é a NBR?

Outro termo muito relacionado à Associação Brasileira de Normas Técnicas, mas que é muito menos conhecido, é a NBR que é a sigla para Norma Brasileira Aprovada. As NBR’s são as normas técnicas que foram aprovadas e são colocadas em vigor pela ABNT. Para entender melhor, a ABNT é o órgão que aprova, ou não, as normas. As NBR são as normas aprovadas.

As NBR’s possuem números que definem e caracterizam. Por exemplo, as normas para a introdução de imagens no trabalho acadêmico são definidas como NBR 14724:2011. O primeiro número é fixo, 14724. O segundo número se trata do ano de atualização da norma, no caso 2011. Se houvesse uma nova atualização esse ano, ficaria NBR 14724:2019 e assim por diante.

E o que significa a NBR 6023

A NBR 6023:2018 se trata da norma técnica para a referenciação de qualquer tipo de conteúdo que possua algum autor, ou seja, de alguma maneira privado, como obras de artes, fotografias, citações, trechos de textos, ilustrações. Isso incluiria imagens de descobertas históricas e arqueológicas, por exemplo.

O último ano de atualização da NBR 6023 foi 2002 e no dia 14 de novembro. Você conferirá, abaixo, como inserir qualquer referenciação de acordo com as normas.

Referências segundo o conjunto de regras e normas da ABNT

As referências são obrigatórias em qualquer trabalho acadêmico, por razões éticas. Ao introduzir um conteúdo intelectual e artístico de outra pessoa, você tem a responsabilidade de deixar explícito quem é o autor. Dependendo da ocasião, você pode até mesmo ter problemas judiciais.

Outro fator interessante é que, mesmo que o conteúdo seja seu, como uma fotografia ou ilustração que você mesmo tenha feito, ainda assim deve ser devidamente referenciado.

A estruturação continua a mesma do modelo de 2011. Com os seguintes pontos:

  • No caso de referências no desenvolvimento, usar fonte tamanho 10 para as fontes, mas os títulos e legendas são com a fonte padrão (12)
  • Imagens precisam ser referenciadas no desenvolvimento e na bibliografia
  • Você inserirá o título, a legenda e a numeração acima da imagem
  • Você deve referenciar os autores logo abaixo da imagem
  • No caso de citações, trechos e conteúdos de ordem textual, a referência pode ser no próprio texto. Basta que você escreva o texto em questão entre aspas e logo em seguida explique do que se trata. Tudo com a fonte em tamanho padrão do trabalho (no caso é 12)
  • As referências na bibliografia devem ser feitas de maneira mais bem elaborada em todos os casos, incluindo imagens e conteúdos de ordem textual

Na bibliografia, você deve escrever, no formato padrão, o título dos itens (sejam imagens, trechos, citações, etc). Junto à numeração. O título também deve ter informações pertinentes, se por exemplo, a data de quando você recolheu o item é relevante para o seu trabalho, insira na bibliografia, caso contrário, não perca tempo com isso.

Fonte: CEFET-MG

E o que mudou com a nova atualização da NBR 6023 de 2018?

Você já sabe qual é o padrão da NBR 6023, mas e o que mudou com a nova atualização de 2018? Confira abaixo pra não ficar mais com dúvidas:

  • Agora é obrigatório referenciar correspondências (como cartas, e-mails, etc)
  • Qualquer tipo de evento ou parte de eventos também deve ser referenciado na bibliografia
  • Qualquer tipo de documento deve ser referenciado
  • Qualquer tipo de edital, jornal ou projetos jornalístico também deve ser referenciado
  • Houve uma atualização nos meios digitais, como redes sociais, blogs, etc. Agora são obrigatórios, incluindo perfis, fotos e outros de páginas
  • Uma atualização para obras psicografadas e conteúdos de ordem espiritual. Agora devem ser referenciados com o humano que psicografou e o nome da entidade em questão. Independentemente da crença de quem está fazendo o trabalho
  • Ao referenciar pessoas jurídicas, deve inserir o órgão da qual estão associadas
  • No caso de referências no desenvolvimento, você pode abreviar e suprimir palavras, desde que não afete a compreensão e especifique na bibliografia
  • Trabalhos que possuam quatro ou mais autores, permitem que você indique apenas um e utilize a expressão “et al
  • Ao tratar de calendários de outras culturas, como o judaico, bahá’í, indiano, etc. Deve-se fazer uma relação com o calendário gregoriano, indicando a mesma data em ambos
  • Para estados e cidades com mesmo nome (SP e São Paulo ou RJ e Rio de Janeiro) ou empresas e pessoas jurídicas de mesmo nome (caso a empresa tenha o mesmo nome de seu fundador), deve-se usar a abreviatura ou sigla no estado e no nome da empresa e o nome completo do fundador e da cidade
*Vídeo de Ivan Guedes

Não fique com dúvidas sobre as normas da ABNT

Você já conferiu a base da NBR 6023 e as principais mudanças do modelo em 2018. Não fique por fora de nenhuma outra regra da ABNT. Se estiver com qualquer dúvida, acesse outros dos nossos conteúdos nesse site e confira todas as dicas que precisa para produzir bons trabalhos na universidade, além de conferir ideias dos melhores temas para o TCC e muito mais conteúdo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>