Início » ABNT » ABNT NBR 6024 Atualizada: em PDF, numeração progressiva

ABNT NBR 6024 Atualizada: em PDF, numeração progressiva

As Normas ABNT são constituídas por diversas regras que especificam as formatações necessárias para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Uma dessas normas é determinada pela NBR 6024, que é um conjunto de várias informações para a inclusão da numeração progressiva em vários trechos do trabalho.

Está perdido com essa história de numeração progressiva? Não se preocupe, pois preparamos várias dicas importantes para você acrescentar esse item em seu projeto acadêmico. Além disso, falaremos mais detalhes das regras NBR 6024 para a elaboração da numeração progressiva. Confira tudo isso a seguir.

O que é NBR 6024?

Como já mencionamos, a NBR 6024 é uma das Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que especifica como a numeração progressiva deve ser feita nos trabalhos acadêmicos. Não importa se é um TCC, monografia, tese, dissertação ou artigo científico, se o trabalho tiver como base as Normas ABNT, isso significa que você deverá incluir a numeração progressiva conforme a norma NBR 6024 determina.

Sendo assim, podemos resumir que essa norma é um conjunto de regras que especificam todas as características necessárias para a inclusão da numeração progressiva. Já esse item muito importante para um trabalho acadêmico é composto por vários números que tendem a ser divididos em seções e subdivisões de seções, conforme necessário para explicação de um determinado argumento. Sumário TCC: entenda como fazer, as normas ABNT e nossas sugestões

*Fonte: Trabalhos Acadêmicos Prof. Cauê

Para que serve a numeração progressiva?

Esse tipo de elemento textual permite que o leitor encontre mais facilmente os tópicos de cada assunto em discussão no trabalho acadêmico. Isso porque a numeração progressiva estabelece todas as subdivisões necessárias para maior compreensão da seção. Sendo assim, podemos resumir dizendo que esse tipo de elemento textual serve para facilitar o entendimento e a localização de cada informação que compõe o texto.

Download da NBR 6024 em PDF: https://projetoacademico.com.br/wp-content/uploads/2019/10/NBR-6024-atualizada-2012.pdf

Quais são as regras para a numeração progressiva?

Sabendo o que é numeração progressiva podemos começar a falar das regras para a elaboração desse elemento textual. a norma NBR 6024 especifica que a numeração progressiva apresente no máximo cinco sequências de divisões. Nesse caso, há a seção primária, secundária, terciária, quaternária e quinária. Se houver mais subdivisões para explicar o assunto, é necessário recorrer a outros elementos textuais. Como Colocar Anexos no TCC: veja as normas ABNT, sugestões e nossas dicas

Sendo assim, temos o seguinte esqueleto de seções: 1 (primária); 1.1 (secundária); 1.1.1 (terciária); 1.1.1.1 (quaternária); 1.1.1.1.1 (quinária). Independente do número que aparece na seção primária, ele sempre aparecerá no início de cada seção. Veja a seguir uma tabela com mais exemplos de seções e subdivisões:

Primária Secundária Terciária Quaternária Quinária
1 1.1 1.1.1 1.1.1.1 1.1.1.1.1
  1.2 1.1.2 1.1.1.2 1.1.1.1.2
  1.3 1.1.3 1.1.1.3 1.1.1.1.3
2 2.1 2.1.1 2.1.1.1 2.1.1.1.1
  2.2 2.1.2 2.1.1.2 2.1.1.1.2
  2.3 2.1.3 2.1.1.3 2.1.1.1.3

Essa é a regra mais simples da NBR 6024, que é composta ainda por várias outras informações importantes. Veja a seguir cada regra e algumas dicas para colocá-las em prática em seu trabalho acadêmico:

1. Título das seções

Todo título de uma seção ou subseção deve ser inserido no texto junto a numeração progressiva com separação de apenas um espaço, sem nenhum tipo de elemento gráfico, tais como: hífen, ponto, travessão ou sinal.

Exemplo

1 Título da seção primária

1.1 Título da seção secundária

2. Mudança de seções

Todas as seções e subseções devem estar relacionadas entre si. Caso o assunto abordado seja diferente, é necessário mudar para uma nova seção primária.

Exemplo

1 Aspectos de uma boa escovação dental

1.1 Como é feito a limpeza dos dentes

1.2 Quais são as melhores escovas

1.3 Como escolher o creme dental ideal para uma boa limpeza

2 Alimentos que podem manchar os dentes

2.1 Como evitar manchas nos dentes causadas por alimentos

2.2 Quais alimentos ajudam a evitar manchas nos dentes

Fonte: http://www.fio.edu.br/manualtcc/co/5_Numeracao_progressiva.html

3. Uso de alíneas

No caso de listas onde é necessário enumerar os itens para melhor compreensão das informações, deve-se utilizar alíneas como elemento gráfico. Nesse caso, cada alínea deve aparecer com uma letra do alfabeto escrita em letra minúscula junto a um fecha parênteses. Antes de cada alínea, é necessário ainda que haja um texto seguido de dois pontos.

Exemplo

1 Título da seção primária

Conteúdo

1.1 Título da seção secundária

Conteúdo terminado em dois pontos (:)

a) alínea;

b) alínea;

c) alínea.

4. Subalíneas quando necessário

Se dentro de uma alínea ainda for necessário listar outros itens, você deverá utilizar o recurso de subalínea para listá-los. Nesse caso, a subalínea deve ser iniciada com um travessão. Em cada alínea e subalínea é necessário ainda terminar a frase em ponto e vírgula (;), a não ser que a alínea ou subalínea seja a última da lista, pois nesse caso é terminado em ponto final (.).

Exemplo

1 Título da seção primária

Conteúdo

1.1 Título da seção secundária

Conteúdo terminado em dois pontos (:)

a) alínea:

— subalínea;

— subalínea;

— subalínea.

b) alínea;

c) alínea.

Fonte: http://www.fio.edu.br/manualtcc/co/5_Numeracao_progressiva.html

Dicas para não errar na numeração progressiva

Seguindo todas as regras que mencionamos você terá grandes chances de fazer a numeração progressiva corretamente. Mas ainda assim, separamos algumas dicas para te ajudar nessa numeração que muitas vezes é trabalhosa e confusa. Veja a seguir quais são as dicas:

  • Antes de começar seu trabalho acadêmico, anote os tópicos e subtópicos em um rascunho para não se perder nas explicações;
  • Só recorra as subseções se os demais tópicos tiverem relação direta com a seção primária;
  • Alíneas devem ser usadas apenas nos casos de listas, assim como as subalíneas;
  • Revise todas as seções e subseções para identificar qualquer erro que você possa ter cometido;
  • Faça uma diagramação que você não precise utilizar muitas subdivisões para que fique mais fácil de entender o seu trabalho;
  • Mantenha um certo padrão em sua diagramação, pois dessa forma tudo ficará mais uniforme.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário