Como Colocar Anexos no TCC: veja as normas ABNT, sugestões e nossas dicas

Aprender como colocar anexos no TCC é uma tarefa bem simples, mas que requer cautela e atenção.

Se tem uma dúvida bastante frequente entre os estudantes, ela é sobre como colocar anexos no TCC. Pode parecer bobagem, mas é um detalhe que deixa muita gente insegura.

Um TCC é dotado de diferentes estruturas, sendo algumas obrigatórias e outras opcionais. O anexo se encaixa nessa categoria de opcionais. Entretanto, a partir do momento em que se utiliza essa ferramenta é preciso seguir uma forma padrão.

Ao longo desse artigo iremos explicar não somente como colocar anexos no TCC, mas no que consiste esse elemento, quando usá-lo e exemplos de anexo. Tudo isso com o objetivo de te explicar detalhadamente como usar esse instrumento em seu TCC.

 

O que é um anexo?

De forma genérica podemos definir o que é um anexo como sendo um elemento constituído de textos e/ou então documentos que foram usados durante o processo pesquisa. Entretanto, eles não foram elaborados pelo pesquisador, ou seja, ele não é o autor de tais materiais.

Esse material deve obrigatoriamente estar formatado de acordo com as temidas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Em outras palavras, há um conjunto de regras específicas que precisam ser cumpridas para a elaboração de trabalhos acadêmicos, como o TCC, por exemplo, e obviamente isso inclui os elementos do mesmo.

Existem inúmeras situações capazes de levar um aluno a precisar saber o que é um anexo no seu trabalho acadêmico. Essa porção da pesquisa, mesmo não sendo obrigatória, poderá ser devidamente analisada pela banca para atestar a autenticidade das informações fornecidas.

Determinados documentos coletados durante o processo de pesquisa do trabalho são essenciais para a compreensão de certos conteúdos.

Independente de serem imagens, outras pesquisas, tabelas, enfim, qualquer outra modalidade de documento que por alguma razão não foi posta no corpo do texto, necessita então ser adicionada em um espaço para poder ser consultada no próprio trabalho.

Apesar dos anexos não serem obrigatórios, eles são a solução perfeita para quando o trabalho contém diversos documentos extras, dados que não são legais acrescentá-los no corpo do texto, pois isso prejudicaria muito a leitura.

Outra coisa que serve para esclarecer o que é um anexo é que ele é uma parte dos elementos pós-textuais na qual você anexa ao TCC alguma coisa.

É indicado que se anexem todos os documentos que foram utilizados no trabalho ou ao menos os mais relevantes. Possuindo essa documentação disponível, é bastante provável que ela seja consultada pelos eventuais leitores.

Os anexos facilitam imensamente o entendimento do trabalho, fazendo toda a diferença. Ele é útil como uma forma de comprovar, fundamentar e ilustrar algo.

Os anexos podem ser identificados por meio de letras maiúsculas consecutivas, travessão e também pelos seus títulos.

 

Quando usar anexo?

Outra coisa essencial é saber quando usar anexo no seu trabalho. Nem sempre ele é assim tão necessário, o que justifica o fato dele ser classificado como uma estrutura opcional.

Caso ele seja colocado sem a devida necessidade, isso pode tornar a leitura muito maçante, além de aumentar desnecessariamente o volume do seu TCC (o que eleva os custos na revisão e na impressão do trabalho).

Preparamos uma pequena lista para você saber quando usar anexo:

  • Quando ele for crucial para a compreensão do trabalho;
  • Complementar determinadas informações difundidas;
  • Listagem de termos pertinentes a um assunto específico dentro da pesquisa;
  • Comprovação de certos aspectos que envolvem a pesquisa.

 

Como colocar anexos no TCC?

Uma das coisas mais importantes no processo de descobrir como colocar anexos no TCC é saber que a ABNT não impõem nenhuma regra muito rígida para a formatação dessa estrutura.

Na realidade, as instruções são bem tranquilas e você tem uma ampla liberdade para organizar esse material da forma como julgar melhor.

Os anexos podem ser acrescentados logo depois da página onde constam as referências bibliográficas. É fundamental também apontar essa porção do trabalho usando um título em caixa alta e em negrito.

A numeração dos anexos é outra coisa imprescindível. Isso ajuda na identificação e localização de cada documento citado e usado ao longo da pesquisa.

A sequência é formada por letras. Por exemplo:

  • ANEXO A: epigrama I de Marcial;
  • ANEXO B: poema III de Catulo;
  • ANEXO C: Carta VI de Plínio, o Jovem.

exemplo de sumário de anexos TCC

Recorde-se sempre de informar qual a fonte de cada um dos documentos anexados ao TCC. Isso fornecerá uma credibilidade muito maior para a pesquisa científica que foi realizada.

Outra questão importante é que os títulos dos anexos precisam, obrigatoriamente, estar presentes no sumário do TCC, com o intuito de auxiliar na localização de todos os itens.

Caso seu TCC demande muitos anexos e acabarem as letras do alfabeto para efetuar a classificação, recomenda-se utilizar a letra dobrada. Por exemplo: ANEXO BA, ANEXO BB, ANEXO BC, etc.

Aconselhamos não exagerar na quantia de anexos no TCC. Aqueles documentos que possam ser facilmente acessados através da internet não necessitam estar presentes nessa estrutura. Ao elaborar o texto do trabalho de conclusão de curso, basta apenas citar os links nas notas de rodapé.

É super indicado permanecer com uma certa uniformidade. Caso você tenha usado a fonte Arial para confeccionar sua monografia, continue usando esse tipo de letra para as legendas e para os títulos dos referidos anexos. As margens também devem ser iguais ao do resto do texto.

 

Diferença entre anexo e apêndice

Muita gente confunde os anexos com o apêndice. Mas na realidade existem muitas diferenças entre anexo e apêndice.

Explicaremos abaixo quais são elas:

 

Anexos

Eles nada mais são do que documentos consultados para efetuar a pesquisa, porém, que não foram elaborados por você.

O intuito desse elemento é servir de comprovação ou fundamentação para a pesquisa acadêmica.

Normalmente estão relacionados ao material de base do trabalho, sendo destacados do corpo do texto para impedir a interrupção da linha de raciocínio do trabalho.

 

Apêndices

Uma das mais marcantes diferenças entre anexo e apêndice é que este último é um documento confeccionado pela pessoa responsável pelo trabalho, no caso você.

Os apêndices servem para complementar e elucidar a sua argumentação. Ele não atrapalha, em absolutamente nada, o todo do trabalho e por esse motivo é considerado como opcional.

 

Exemplo de anexo

Há uma variedade imensa de tipos e modalidades de anexo. Tudo depende da sua pesquisa e da argumentação que será utilizada.

Podemos citar, como exemplo de anexo, a transcrição de entrevistas. Você pode estar elaborando um trabalho sobre história oral e memória de sobreviventes do cangaço brasileiro. Nesse caso, provavelmente você terá que fazer entrevistas. A transcrição delas deve constar no trabalho.

Imagine agora que o tema do seu trabalho é o preconceito e a opressão gordofóbica por empresas que produzem e comercializam roupas. Você entrou em contato com uma companhia para informar os problemas com as roupas confeccionadas por eles. O e-mail deles, contendo a resposta, é um exemplo de anexo.

Outro exemplo de anexo é uma propaganda da época da ditadura militar no Brasil, com o intuito de mostrar o discurso manipulador da opinião pública na época.

exemplo de anexo tcc

 

Aprendendo como colocar anexos no TCC

Ao longo deste artigo você aprendeu o que é um anexo, quando usar um anexo e como esse elemento pode ser adicionado ao seu TCC. Ele é opcional, mas a partir do momento em que você decide usá-lo, é necessário saber como acrescentá-lo e ordená-lo.

O anexo pode não ser obrigatório, mas existem partes do TCC que são. Para aprender melhor como elaborar essas partes, leia os outros artigos desse site, o Projeto Acadêmico. Aqui você encontra diversas informações úteis para escrever um TCC impecável!

Pós e MBA à distância

Você quer fazer uma pós ou MBA em uma das melhores instituições de ensino do Brasil? 
Separamos para você os melhores cursos à distância da PUCRS. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e com certificado.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEMANA DO TCC: Aulas online GRÁTIS!

Nesta semana mostrarei Como fazer um Projeto de Pesquisa do Inicio ao Fim. Custe o que custar! Vagas limitadas