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Normas APA: guia completo para trabalhos acadêmicos

Independente da norma utilizada para formatação, é preciso entender os detalhes de como ela funciona para poder ter um trabalho completo e formatado conforme as exigências da instituição. A formatação APA é um estilo bastante utilizado no mundo e no Brasil, então, se você precisa formatar seguindo esse estilo, veja a seguir tudo que você precisa saber sobre a APA.

O que é APA?

A formatação APA é um conjunto de regras de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos. Ela é usada principalmente por autores de artigos de periódicos, porém, pode ser aplicada a TCC, dissertação, tese, artigo científico, entre outros tipos de trabalhos.

As normas APA surgiram através da publicação do Manual APA, que é um guia de estilo da American Psychological Association. Atualmente, as normas são utilizadas no mundo inteiro por diversas instituições de ensino, entidades e revistas científicas, podendo em alguns casos ser utilizados trechos ou toda a formatação no estilo APA.

O manual APA foi publicado pela primeira vez no ano de 1929. Porém, após essa primeira edição, várias outras normas, regras e diretrizes foram atualizadas para adequar às necessidades observadas nas formatações para trabalhos acadêmicos, principalmente no meio científico. Dentre todas essas atualizações, a última foi lançada em 2009, que é o padrão mais utilizado atualmente.

Embora as normas APA determinem vários aspectos de formatação, elas não estão totalmente relacionadas a estrutura do trabalho ou a apresentação gráfica. A formatação APA se aplica principalmente as citações e referências descrita em um projeto. Sendo assim, o mais utilizado é a estrutura e formatação ABNT junto a APA. O mesmo ocorre com as Normas Vancouver.

Mesmo assim, a seguir falaremos sobre os itens obrigatórios na estrutura de diversos trabalhos acadêmicos entre outras informações sobre formatação que não estão diretamente relacionadas a formatação APA.

Normas APA em PDF completo: https://projetoacademico.com.br/wp-content/uploads/2019/10/normas-apa.pdf

Retirado de: PUC

A estrutura da APA segue as seguintes regras da ABNT:

  • NRB 6024:2012 – Informação e documentação: numeração
  • progressiva das seções de um documento – apresentação;
  • NBR 6027:2012 – Informação e documentação: sumário –
  • apresentação;
  • NBR 6028:2003 – Informação e documentação: resumo –
  • apresentação;
  • NBR 6034:2004 – Informação e documentação: índice –
  • apresentação;
  • NBR 12225:2004 – Informação e documentação: lombada –
  • apresentação;
  • NBR 14724:2011 – Informação e documentação: trabalhos
  • acadêmicos – apresentação.
espaçamento, parágrafo, títulos e subtítulos nas normas APA
Fonte: http://portal.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160217101929.pdf

Elementos obrigatórios para trabalhos acadêmicos

Considerando que a formatação APA não especifica os elementos de um trabalho acadêmico e nem mesmo a estrutura, falaremos a seguir quais são os elementos considerados obrigatórios de acordo com os diversos tipos de trabalhos. Confira!

TCC, monografias, dissertações e teses

A elaboração desses tipos de trabalhos acadêmicos, é visto como obrigatório e opcional a apresentação dos seguintes elementos na estrutura do projeto:

Elementos pré-textuais:

  • Capa
  • Lombada (caso o trabalho seja encadernado)
  • Folha de rosto
  • Ficha catalográfica e composição institucional
  • Errata (opcional)
  • Folha de aprovação
  • Dedicatória (opcional)
  • Agradecimento (opcional)
  • Epígrafe (opcional)
  • Resumos
  • Palavras-chave
  • Lista de ilustrações (opcional)
  • Lista de tabelas (opcional)
  • Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
  • Lista de símbolos (opcional)
  • Sumário.
capa, lombada e folha de rosto normas APA

Elementos textuais:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão.

Elementos pós-textuais:

  • Referências bibliográficas
  • Glossário (opcional)
  • Apêndice (opcional)
  • Anexo (opcional)

Artigos científicos

Já no caso dos artigos científicos, todos os elementos que iremos mencionar a seguir são obrigatórios e devem aparecer na respectiva ordem:

  • Título do artigo
  • Nome do autor
  • Resumos
  • Introdução e método
  • Introdução
  • Método
  • Resultados
  • Discussão
  • Referências
  • Notas de rodapé
  • Apêndices

Regras para formatação

Considerando que as Normas APA se aplicam a formatação de citação e de referências bibliográficas, detalharemos a seguir todas as regras atribuídas a formatação desses dois elementos ao longo do trabalho acadêmico.

Citações em APA

O sistema utilizado para formatação através das Normas APA para citações é o de autor-data. Ou seja, é informado o sobrenome do autor e o ano de publicação do conteúdo mencionado. Veja a seguir vários exemplos e os diferentes tipos de citações que existem:

Citação direta

Esse é o tipo de citação onde é copiado um trecho do conteúdo original e acrescentado ao trabalho acadêmico. Nesses casos há duas opções de formatação da citação direta, que varia conforme a quantidade de palavras do conteúdo citado.

Se for menos de 40 palavras, as Normas APA determinam que a citação seja feita entre aspas incorporada no corpo do texto. Agora, se a citação apresentar mais de 40 palavras, é preciso criar um bloco separado do corpo do texto. A citação deve ser incluída sem aspas com recuo de 1,25 cm da margem esquerda em caso de apenas um parágrafo, caso exista mais de um parágrafo, é aplicado mais um recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo.

A formatação da citação direta com mais de 40 palavras é feita com espaçamento simples. No final da citação direta longa é preciso informar a fonte citada e o número da página ou parágrafo entre parênteses após o ponto final. Na citação com menos de 40 palavras, o nome da fonte pode ser informado em qualquer parte do corpo do texto e número da página ou parágrafo junto ao ano de publicação, e podem aparecer antes ou após a citação entre parênteses. Veja alguns exemplos:

Citação direta curta (menos de 40 palavras)

De acordo com Jean Jacques Rousseau (1743, p. 48), “embora a memória e o raciocínio sejam duas faculdades essencialmente diferentes, uma só se desenvolve completamente com a outra”.

Obs.: formatação segue padrão do corpo do texto, mesma fonte e tamanho de fonte.

Citação direta longa (mais de 40 palavras)

O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-la sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada. (Durkheim, 1850, p. 28).

Obs.: formatação deve ser feita com fonte Times New Roman e tamanho 12.

Citação indireta

Diferente da citação anterior, esta menção no trabalho acadêmico é feita com as próprias palavras do autor. Isso significa que o autor apenas menciona outro conteúdo descrevendo-o com suas próprias palavras. Nesse caso, é necessário citar o sobrenome do autor e ano de publicação. Veja um exemplo:

Conforme Foucault (1934), há um equívoco sobre o que é novo. Os acontecimentos em volta de um evento destacam a essência do que vem a ser uma novidade.

Obs.: não é necessário incluir nenhum tipo de formatação especial.

Citação da citação

Esse é o tipo de citação onde o autor não tem contato com a obra original, por isso, a citação é extraída de fontes secundárias. Nesse caso é necessário informar o autor da obra original, ano de publicação, acrescentar a informação “como citado em” ou “as cited in” (em caso de artigo em inglês), nome do autor que também fez a menção, ano e página de onde foi extraída a citação. Veja um exemplo de como é feita essa citação:

Citação em português

O empreendedor cria valor ao organizar incertezas, criativamente reorganizando fatores de produção e oportunidades de Mercado. (Knight, 1921 como citado em Jones, 1992, p. 734).

Citação em inglês (original)

Although the proposed categorizations contribute to an understanding of this

phenomenon, “a way of seeing is a way of not seeing” (Poggie, 1965 as cited in Van de Ven & Poole, 1995, p. 510).

As formatações nos dois casos irão variar dependendo se a citação é direta ou indireta. Além disso, é preciso considerar se a citação possui mais de 40 palavras ou menos que isso, no caso de citação direta.

*Fonte: PUCRS

Formatação da citação e referências bibliográficas

A formatação de citações em APA varia de acordo com os tipos de citações (direta, indireta citação da citação) e em relação às fontes utilizadas para a citação. Isso significa que você precisa ficar atento a fonte para poder informar corretamente a informação. Confira a seguir como é feita cada uma das menções considerando o tipo de fonte:

Citação de trabalho com um autor

Deve ser informado o sobrenome do autor e o ano de publicação. Exemplo: Foucault (1945) ou (Foucault, 1945).

Referências bibliográficas: Sobrenome, Inicial do nome. (Ano de publicação). Título da obra. Local de publicação.

Citação de trabalho com dois autores

Deve ser informado o sobrenome dos dois autores e o ano de publicação. Exemplo: White e Moody (2005) ou (White e Moody, 2005).

Referências bibliográficas: Sobrenome, Inicial do nome de cada um dos autores. (Ano de publicação). Título da obra. Local de publicação.

Citação de trabalho de três a cinco autores

Deve ser informado o sobrenome de todos os autores e o ano de publicação. Em citações subsequentes, é necessário informar apenas o sobrenome do primeiro autor junto ao termo et al. e ano de publicação. Exemplo: White, Moody, Foucault, Jaques e Buffett (1940) ou (White, Moody, Foucault, Jaques e Buffett, 1940).

Referências bibliográficas: Sobrenome, Inicial do nome de cada um dos autores. (Ano de publicação). Título da obra. Local de publicação.

Citação de trabalho com seis ou mais autores

Deve ser informado apenas o sobrenome do primeiro autor seguido do termo et al. e ano de publicação. Exemplo: Moody (2016).

Referências bibliográficas: Sobrenome, Inicial do nome de cada um dos autores. (Ano de publicação). Título da obra. Local de publicação.

Citação de autor entidade

Deve ser informado o nome da instituição, associação, corporação, órgão governamental, entre outros, na primeira citação, junto ao nome abreviado e ano de publicação. Nas citações subsequentes é informado apenas o nome abreviado e ano de publicação. Exemplo: Banco Central do Brasil [BACEN] (1998).

Referências bibliográficas: Nome da entidade. (Ano de publicação). Título da obra. Data e local de acesso à informação.

Citação sem autor

Deve ser informado o título do texto no local do autor junto ao ano de publicação. Exemplo: Lei n. 10.243 (2018) ou Constituição (1988).

Referências bibliográficas: Título da Obra. (Ano de publicação). Data e local de acesso à informação.

Citação de livros

No corpo do texto apenas sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

Referências bibliográficas: Sobrenome, Inicial do nome do autor. (Ano de publicação). Título da obra. Local de publicação: Editora.

Citação de periódicos, boletins e revistas

No corpo do texto apenas sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

Referências bibliográficas: Sobrenome, Inicial do nome do autor. (Ano de publicação). Título da obra. Nome da revista, página, volume ou capítulo.

Citação de periódico eletrônico

No corpo do texto apenas sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

Referências bibliográficas: Sobrenome, Inicial do nome do autor. (Ano de publicação). Título da obra. Nome do endereço eletrônico. Data e local do acesso à informação.

Citação de artigo de revista

No corpo do texto apenas sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

Referências bibliográficas: Sobrenome, Inicial do nome do autor. (Ano de publicação). Título da obra. Nome da revista, página consultada, total de páginas.

Citação de tese e dissertação

No corpo do texto apenas sobrenome do autor e ano de publicação da obra.

Referências bibliográfica: Sobrenome, Inicial do nome do autor. (Ano de publicação). Título do trabalho. Tipo de documento, Nome da Instituição, Cidade de publicação, Estado, País.

Formatação da página de referências bibliográficas

Além de todos os nomes que devem ser mencionados e do padrão específico para cada uma das citações, é importante que você considere algumas informações sobre a formatação da página de referência bibliográficas

  • Espaçamento – as referências bibliográficas devem ser listadas através de espaçamento simples entre linhas com 12pt após cada parágrafo. É necessário acrescentar deslocamento de 0,75 cm na segunda linha e aplicar alinhamento justificado em toda a página de referências.
  • Abreviaturas – usar as seguintes abreviaturas para compor as referências bibliográficas:
  • Capítulo – Cap.
  • Edição – ed.
  • Editor(es) – Ed. ou Eds.
  • Coordenador(es) – Coord. ou Coords.
  • Organizador(es) – Org. ou Orgs.
  • Sem data – n.d.
  • Página(s) – p. ou pp.
  • Volume(s) – Vol. ou Vols.
  • Número – Nº
referências normas APA
  • Ordem das referências: as referências devem ser feitas seguindo ordem alfabética ascendente. A ordenação alfabética ascendente considera apenas o sobrenome do primeiro autor, seguindo as demais letras iniciais dos primeiros nomes que aparecem em cada uma das referências listadas. Além disso, se há mais de uma citação do mesmo autor com obras diferentes, é considerado a ordem alfabética ascendente de cada obra mencionada.

Lembrando que mesmo com as exigências das Normas APA, é importante consultar as regras atribuídas pela instituição de ensino ou revista acadêmica. Afinal, cada instituição ou entidade possui suas próprias regras, mesmo que muitas delas sigam normas pré-definidas. Então consulte o guia de formatação da sua instituição e aplique os conceitos ensinados neste artigo de acordo com as recomendações feitas por cada instituição.

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3 comentários em “Normas APA: guia completo para trabalhos acadêmicos”

  1. Gostei bastante deste pequeno esboço sobre as normas da APA;
    Deu para perceber como fica ou pode ficar lindo um determinado trabalho, livro, Monografia, etc.

    Responder

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