Início » ABNT » ABNT NBR 12225: Lombada TCC, veja como fazer, dicas

ABNT NBR 12225: Lombada TCC, veja como fazer, dicas

Quem está formatando um trabalho acadêmico precisa conhecer as normas técnicas. Dentre as diferentes normas que existem, a mais cobrada é a ABNT em quase todas as instituições de ensino no Brasil. Dentro das Normas ABNT, há ainda diversas normas que compõem as regras de apresentação, formatação e estruturação do trabalho acadêmico.

Pensando nisso, neste post falaremos sobre a NBR 12225, considerando suas aplicações, para que serve, como deve ser utilizada e todas as demais regras envolvidas nesta norma técnica. Confira tudo isso a seguir!

NBR 12225 em PDF para download: https://projetoacademico.com.br/wp-content/uploads/2019/11/NBR_12225.pdf

exemplo de lombada NBR 12225

O que é NBR 12225?

A NBR 12225 é uma das diversas normas que compõem o guia de formatação, elaboração e estruturação da ABNT. As Normas ABNT são compostas por diversas regras e cada uma dessas regras apresentam um número diferente, como é o caso da NBR 12225.

Considerando que cada norma estabelece as regras para determinado item do trabalho acadêmico, temos que a NBR 12225 é a responsável por determinar como a Informação e documentação, lombada e apresentação devem ser descritos no trabalho acadêmico.

Isso significa que a elaboração e formatação da lombada, que é um item tido como opcional na maioria dos trabalhos acadêmicos, deve ser realizada de acordo com os critérios da NBR 12225.

De acordo com as Normas ABNT, lombada é caracterizada por parte da capa que pode ser constituída da dobra das folhas ou ainda por margens internas, independente da maneira com que o trabalho é encadernado, seja por meio de costura, grampos, cola ou de outra forma. A lombada de um trabalho acadêmico, livro ou qualquer documento, também pode ser chamada de dorso.

Em muitos trabalhos acadêmicos não é obrigatório a elaboração de lombada e nem mesmo capa. Os itens obrigatórios em trabalhos acadêmicos se iniciam pela folha de rosto. Porém, muitas pessoas gostam de apresentar um documento encadernado, com capa e lombada, nesses casos é preciso seguir as instruções da ABNT para elaboração deste conteúdo.

Estrutura de uma lombada

Segundo a NBR 12225, a lombada deve conter diferentes itens. A estrutura completa de uma lombada deve apresentar:

  • Nome do autor ou autores quando houver mais de um;
  • Título do livro ou trabalho acadêmico;
  • Logomarca da editora, caso seja uma publicação editorial;
  • Elementos alfanuméricos que identifique o volume, data e fascículo do documento publicado, caso existam essas informações.

Em relação ao último elemento dessa estrutura, que seria os elementos alfanuméricos, é recomendado deixar, dentro do possível, uma margem mínima de 30 mm da borda inferior da lombada para inserir essa informação. Lembrando que esse item só deve aparecer na lombada caso exista mais de um fascículo ou volume do documento publicado. Se não houver mais de um volume, não é necessário incluir os elementos alfanuméricos.

lombada ABNT

Regras gerais para apresentação da lombada

Além da estrutura básica da lombada, as Normas ABNT especificam como essa estrutura deve aparecer na lombada de um livro, trabalho acadêmico, capa de vídeo, entre outros itens formatados de acordo com a NBR 12225. Veja a seguir como cada elemento da lombada deve aparecer segundo as normas técnicas:

  • Autor ou autores: o nome do autor é um item essencial e que deve aparecer obrigatoriamente na lombada. Este item deve ser impresso no mesmo sentido da lombada. Ou seja, descendente. Quando o documento estiver na posição horizontal, será possível ler o nome do autor com facilidade. Isso vale para descrever um único autor.

No caso de mais de um autor, é preciso abreviar os nomes ou omitir os prenomes e separar cada um dos autores por sinais gráficos, espaços ou pontuação para diferenciar os nomes. Para lombadas do tipo horizontal, os nomes devem aparecer de forma horizontal um abaixo do outro. Já nas lombadas do tipo descendente, os nomes devem apresentar algum tipo de separador.

  • Título: caso seja muito grande para colocar no mesmo sentido que o nome dos autores, pode-se abreviar o título para deixá-lo menor. O ideal é que o título seja impresso da mesma forma que o nome dos autores (horizontal ou descendente).
  • Lombada do tipo horizontal: é quando o título descrito na lombada é impresso de forma horizontal. Ou seja, quando o documento está “em pé”, o título é lido facilmente na horizontal.
  • Lombada do tipo descendente: é quando o título descrito na lombada é impresso de forma descendente. Ou seja, quando o documento está “deitado”, o título é lido facilmente na horizontal.
  • Logomarca da editora: em caso de publicações editoriais (livros), é necessário incluir a logomarca da editora na lombada do documento. Nesse caso, a logomarca deve ser impressa no mesmo sentido da lombada (acompanhando título e nome do autor ou autores).
  • Elementos alfanuméricos: para identificar os volumes de um documento, é necessário utilizar elementos alfanuméricos de identificação. Cada elemento utilizado deve corresponder ao conteúdo do documento. Os elementos podem ser descritos de forma abreviada e podem ser separados por sinais gráficos, de pontuação ou espaços.
*Vídeo de: Monografia Perfeita

Impressão de lombadas muito finas

Há casos em que a lombada não oferece espaço suficiente para incluir título, nome do autor, elementos alfanuméricos e logomarca da editora. Nesses casos, é indicado utilizar título de margem de capa, que é um recurso para impressão da “lombada” na margem esquerda da capa. Dessa forma, parece que há uma lombada no documento, porém, utilizando um pequeno espaço da própria capa do documento.

Para fazer esse tipo de “lombada”, é necessário incluir título, nome do autor, volume, e logomarca da editora tudo no mesmo sentido: longitudinal, indo do alto da folha até o final, bem próximo à lombada real.

Em casos como esse é altamente indicado abreviar nomes, título e todas as informações que puderem ser abreviadas para não gerar conflito com as demais informações já presentes na capa.

Esse tipo de lombada não é indicado para trabalhos acadêmicos. Apenas livros, capas de vídeo, entre outros itens formatados de acordo com a NBR 12225 podem apresentar a lombada impressa na própria capa do documento. Caso a sua formatação seja para trabalho acadêmico, dê preferência para não inserir lombada e nem mesmo capa, já que esses itens não são obrigatórios.

Precisando de Ajuda? Contrate um Especialista

Banner de publicidade edugram

Deixe um comentário