O que é uma Pesquisa Descritiva: veja como fazer, tipos e sugestões

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Entre os tipos de pesquisas científicas está a pesquisa descritiva. Ela tem pormenores específicos para sua realização. Confira-os aqui.

A pesquisa descritiva de acordo com as Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos é uma das variações da pesquisa científica. O objetivo deste método de pesquisa é a descrição de características de um grupo populacional, uma experiência, ou mesmo um fenômeno.

banner pesquisa descritiva: uma lupa e revista

 

Características da pesquisa descritiva

Entre as características da pesquisa descritiva podemos destacar que ela visa descobrir a frequência que ocorre um fenômeno, avaliar a estruturação de um sistema,  observação de métodos ou processos operacionais.

Quando se planeja como fazer uma pesquisa descritiva, deve-se ter em mente que ela utiliza técnicas estritamente padronizadas para coletar os dados e realizar a apresentação das variáveis.

Estas variáveis podem estar ligadas a aspectos econômicos e sociais  de determinada parte da população, ou mesmo outras variáveis elencadas pelo pesquisador ao longo da pesquisa.

Como o nome já diz, são variáveis e podem ser alteradas, modificadas, reavaliadas ou mesmo substituídas durante o processo de pesquisa.

Outra característica da pesquisa descritiva conforme as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos é que ela pode aparecer em diversas outras tipologias de pesquisas: documental, levantamentos, pesquisas de campo, etc…

Além da exposta acima, outra importante característica é que esta modalidade de pesquisa é realizada levando-se em consideração aspectos sobre a formulação das perguntas norteadoras da pesquisa, em concomitância com o estabelecimento de relação entre as variáveis do objeto de estudo.

 

Entendendo a pesquisa descritiva: como funciona e exemplos

Como fazer uma pesquisa descritiva de acordo com as normas ABNT para trabalhos acadêmicos, possui seus pormenores que devem ser seguidos para garantir o sucesso do projeto.

Neste método de pesquisa o pesquisador que realiza o estudo, análise e registro dos fatos e a interpretação dos fatos obtidos, porém, sem nunca interferir direta ou indiretamente.

O objetivo primordial de uma pesquisa descritiva é reunir dados e analisá-los com o intuito de encontrar novas explicações ou descobrir fenômenos, até mesmo catalogando as  relações de causa e efeito.

A metodologia usada na pesquisa científica é:

  • Levantamento de dados;
  • Pesquisa teórica;
  • Experiências práticas;
  • Métodos experimentais.

Exemplos de pesquisas descritivas:

  • Estudos de caso;
  • Pesquisas de opinião;
  • Descobertas científicas;
  • Aprofundamento de outras pesquisas;
  • Pesquisas mercadológicas.

Percebe-se, portanto, que a pesquisa descritiva é uma das mais comumente utilizadas por pesquisadores, também sendo amplamente solicitada por partidos políticos e organizações comerciais e educacionais. Veja abaixo um exemplo de pesquisa descritiva:

exemplo de pesquisa descritiva

 

Como fazer uma pesquisa descritiva

As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos recomendam que ao optar por este método de pesquisa, tenha cuidado para não confundi-la com a pesquisa exploratória, já que ambas possuem características em comum e uma metodologia de trabalho bastante parecida.

A principal diferença entre elas é que numa pesquisa descritiva o pesquisador possui um conhecimento mais acentuado a respeito do tema, proporcionando novas visões e perspectivas acerca de um assunto previamente abordado ou uma realidade observada anteriormente.

Umas das principais características da pesquisa descritiva, conforme dito acima, é o fato de que ela deve ser conduzida e analisada com naturalidade, sem interferências ou julgamentos de cunho pessoal.

Por isso, quando optar por este método de pesquisa é necessário que você estabeleça técnicas de coleta de dados bem padronizadas, tais como:

  • Uso de questionários;
  • Entrevistas;
  • Observação sistemática;
  • Levantamento de dados;
  • Análise de Documentos;
  • Abordagens de campo;
  • Formulários;
  • Testes diversos.

Ao fazer a pesquisa descritiva, ela lhe auxiliará grandemente no aprofundamento e conhecimento do objeto tema do seu estudo, embasando seu TCC e dando propriedade de conhecimento para o seu trabalho acadêmico.

*Vídeo retirado de Eduardo Dudu

 

Passos a serem seguidos numa pesquisa descritiva

Para realizar uma pesquisa deste tipo de acordo com as normas ABNT para trabalhos acadêmicos, é necessário que você siga alguns passos sistemáticos:

  1. Observar o fenômeno ou objeto de estudo;
  2. Interrogar desejos, opiniões e necessidades;
  3. Coletar as informações obtidas;
  4. Analisar estas informações;
  5. Registrar suas inferências sobre os dados coletados;
  6. Interpretar os dados sem interferir neles.

Como este tipo de pesquisa é determinante em sistemas sob constante mudança, a realidade exposta durante uma pesquisa pode não ser a mesma depois de determinado espaço de tempo ou pode mudar drasticamente de resultado ao ser refeita em outro espaço geográfico ou grupo social.

Portanto, este tipo de pesquisa deve ser feito e refeito continuamente, de modo a estar sempre atualizado com as mudanças no fenômeno que é o objeto central do estudo.

 

Tipos de pesquisa descritiva

A pesquisa descritiva subdivide-se em tipos que também são importantes de serem lembrados, vamos a eles:

  • Levantamento: pretende angariar informações sobre práticas ou opiniões atuais de um determinado núcleo populacional;
  • Levantamento Normativo: esta modalidade de pesquisa dentro das características da pesquisa descritiva tem estritas normas de coleta de dados com relação às amostras.
  • Correlacional: explora as relações entre as variáveis, com exceção da relação causa x efeito. Este tipo de pesquisa precede uma pesquisa experimental.
  • Desenvolvimentista: investiga mudanças de comportamento ao longo de um intervalo de tempo, buscando informações sobre as variáveis do estudo.
  • Formação de Consenso: é mediada pelo investigador, que faz uso de vários questionários sobre projeções de acontecimentos (estudos de caráter exploratório) ou sobre objetivos a serem fixados (estudos de caráter normativo).
  • Estudo de caso: aborda um fenômeno individual com profundidade para compreender a situação e também situações similares. Podem ser de cunho interpretativo, quando usam a descrição, ou avaliativos, quando usam descrição e interpretação.
  • Análise de trabalho: busca determinar o foco de um trabalho particular ou o treinamento necessário para que esta demanda tenha sucesso.

 

Os objetivos específicos como apoio para a pesquisa descritiva

Para que você compreenda efetivamente como fazer uma pesquisa descritiva a resposta está nos objetivos específicos do seu TCC.

Como assim?

Os objetivos específicos do seu trabalho são o alvo a atingir na pesquisa.

Ao elaborar seus objetivos você se utiliza de verbos que descrevem fatos, tais como:

  • Constatar;
  • Relatar;
  • Demonstrar;
  • Descrever;
  • Etc…

Desta forma, é correto afirmar que a escolha dos objetivos para a descrição da pesquisa já se nota que o método de pesquisa será o descritivo.

Sanamos suas dúvidas sobre a pesquisa descritiva?

Se este texto lhe auxiliou, visite o Projeto Acadêmico, teremos prazer em te auxiliar.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>