Objetivos Específicos TCC: como fazer, verbos usados, sugestões e exemplos

Hangout 100% grátis, aprenda como fazer o seu TCC em apenas 7 dias e sem complicações. Aula Gratuita

Chegou o momento de desenvolver o trabalho de conclusão de curso. Mas qual é a estrutura de um TCC e como ele é produzido?

A maioria dos universitários espera para saber mais sobre o trabalho de conclusão de curso (TCC) no último momento possível e entram em pânico, sem ter ideia de como reagir ao processo.

Neste momento, descobrem que, para produzir o TCC é necessário seguir todo um protocolo que exige: introdução, objetivos geral e específico, justificativa, hipótese, metodologia, fundamentação teórica, considerações finais e referências (bibliográficas e outras).

Além disso, há, também, os elementos de pré-produção do trabalho, que são divididos em: capa, folha de rosto, resumo, lista de imagens e sumário.

Para desenvolver uma monografia, esse passo a passo, em conjunto com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é necessário para se concretizar o TCC, além de imprescindível na compreensão geral do tema e dos objetos estudados.

Em razão disso, o estudante deve pesquisar a fundo como se realiza uma monografia completa, desde as normas ABNT, até todo o passo a passo citado anteriormente, que estruturam o TCC.

No artigo desenvolvido, explicaremos tudo sobre objetivo específico. Se você está desenvolvendo a sua monografia, já escolheu o seu tema, definiu seu objetivo geral e, agora, está em dúvida sobre como desenvolver o objetivo específico da pesquisa, confira tudo que você necessita saber sobre essa parte do TCC, abaixo:

 

O que é e qual a importância do objetivo específico do TCC?

Se a função do objetivo geral é apresentar a ideia do trabalho de maneira mais generalizada, o objetivo específico deve especificar, como o nome sugere, qual caminho pretende se seguir durante o trabalho a partir do tema e realizar os questionamentos que irão responder as problemáticas.

Porém, antes de definir o seu objetivo específico, você precisa pensar em qual será a problemática de sua pesquisa e, em seguida, o objetivo geral.

Os objetivos, tanto geral quanto o específico, devem ser determinados de maneira coerente, pois devem prender a atenção da banca examinadora e do leitor para que se interessem pelo tema da sua pesquisa científica e, por conseguinte, sua monografia seja bem compreendida e avaliada.

 

O que é a problemática de pesquisa?

A problemática de pesquisa é o que auxiliará o pesquisador a definir um objetivo geral e específico dentro do tema proposto.

A problemática é desenvolvida a partir de um objeto de pesquisa, ou seja, o que o pesquisador deseja analisar dentro do tema estipulado. Essa parte a ser investigada na monografia é chamada de objeto de investigação, o estopim de todo TCC.

Resumindo, a problemática de pesquisa analisa o objeto de investigação criticamente. A análise deve ser feita de maneira clara por parte do investigador para que o leitor compreenda qual é a “questão x” a ser solucionada dentro da monografia, qual o objetivo é obter a resposta desse questionamento ao fim da pesquisa.

 

Como fazer o objetivo específico do TCC?

Se o tema do TCC for, por exemplo, “Quais as influências do e-commerce no comportamento do consumidor”, a sua problemática a ser investigada seria o e-commerce. Já o seu objetivo geral deveria ser algo como “analisar a influência do e-commerce no comportamento do consumidor” ― lembrando sempre da utilização de verbos no infinitivo com significado abrangente, no início da frase.

Após definido o tema do TCC, o objeto de investigação e o objetivo geral, podemos, finalmente, definir o objetivo específico da monografia. É uma proposta que será desenvolvida a partir do objetivo geral, de forma mais detalhada, para, no fim, se chegar a “questão x” da pesquisa, por exemplo:

 

Objetivo geral

“Analisar a influência do e-commerce no comportamento do consumidor”.

 

Objetivos específicos

  • Identificar quais são as plataformas de e-commerce mais utilizadas;
  • Analisar como as ações digitais influenciam na compra do produto;
  • Verificar como as marcas de referência adaptaram suas estratégias de comunicação;
  • Comparar o comportamento do consumidor antes e depois do e-commerce.

A estrutura do objetivo específico é similar a do objetivo geral, porém traz uma ideia de reflexão mais detalhada sobre o objeto de investigação. Se o objetivo geral tem a intenção de dar uma ideia mais ampla e abrangente sobre determinado assunto, o objetivo específico deseja chegar à raiz da problemática.

Ao desenvolvermos o objetivo geral de uma pesquisa fazemos uso de verbos no infinitivo para nos auxiliar, de uma forma mais global, a atingir o problema. No entanto, quando pensamos em objetivo específico, apesar de a estrutura ser similar, os verbos utilizados devem ser mais específicos e direcionados.

 
Exemplo de TCC pronto de objetivos específicos:

exemplo de objetivos específicos
Exemplo de Objetivos Específicos

 

Verbos no infinitivo que podem auxiliar no desenvolvimento do objetivo específico

Quase que exclusivamente, os verbos no infinitivo, como dito anteriormente, utilizados de uma maneira mais direcionada, iniciam as análises do objetivo específico.

verbos para objetivos específicos

Em razão disso, é importante que o pesquisador tenha conhecimento de alguns desses verbos para facilitar o início do desenvolvimento do objetivo específico de uma pesquisa de monografia. Alguns exemplos são:

  • Pesquisar;
  • Selecionar;
  • Precisar;
  • Decidir;
  • Estimar;
  • Medir;
  • Validar;
  • Registrar;
  • Definir;
  • Identificar;
  • Nomear;
  • Especificar;
  • Exemplificar;
  • Enumerar;
  • Citar;
  • Analisar;
  • Investigar;
  • Comprovar;
  • Classificar;
  • Comparar;
  • Contrastar;
  • Diferenciar;
  • Distinguir;
  • Avaliar;
  • Averiguar.

Os verbos no infinitivo, além de auxiliarem o pesquisador no início da descrição do objetivo geral, o auxiliarão no andamento de toda a pesquisa.

Estudar a utilização dos verbos e seus significados pode ser um diferencial na hora de produzir o TCC, já que serão indispensáveis no desenvolvimento, tanto do objetivo específico como do objetivo geral, e se propõem a direcionar o caminho a ser seguido pelo pesquisador.

Ao iniciar o desenvolvimento do seu TCC, é necessário ao pesquisador a ciência da imprescindibilidade de se formular claramente a problemática de pesquisa e, por conseguinte, os objetivos gerais e específico, para que, ao final do projeto, a monografia seja coesa.

Caso contrário, a probabilidade de haver erros estratégicos na construção da dinâmica que levará à resposta da “questão x”, será grande.

Após este artigo, provavelmente ficou mais claro para você como desenvolver e estruturar o objetivo específico de um TCC, mas, caso você ainda tenha dúvidas sobre a produção do tema abordado ou de uma monografia, como um todo, não deixe de nos mandar suas perguntas nos comentários ou entre em contato conosco.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo abnt

Quer um modelo de TCC com as normas ABNT já configuradas?

Modelo já com todas as configurações ABNT. Baixe agora >>