Pesquisa Quantitativa: o que é, como aplicar no TCC e exemplos

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A pesquisa quantitativa, por definição, visa quantificar algo. Saiba como fazê-la de acordo com as normas ABNT.

Quando o acadêmico se depara com a dúvida sobre como fazer uma pesquisa quantitativa, muitas ideias surgem, a mente literalmente fervilha.

Porém, se você não é fã da área dos cálculos, também surge aquela insegurança.

Vamos te auxiliar a fazer sua pesquisa quantitativa sem dores de cabeça. Vamos lá?

 

O que é pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa é o método científico que se utiliza de estatísticas e cálculos com o intuito de quantificar informações para realização de estudo.

Este método de pesquisa é utilizado com intuito de compreender e mensurar numericamente um apanhado de informações relevantes à determinado tema previamente escolhido.

Esta modalidade é excelente para quem deseja aprofundar conhecimentos quantificados anteriormente, compará-los com dados mais atuais ou também para criar uma base de conhecimentos que serão quantificados mais adiante.

Quando se planeja como fazer uma pesquisa quantitativa, o primeiro passo é escolher um tema que possa ser quantificado através de numerais ou estatísticas, já que não se podem quantificar temas de cunho subjetivo.

gráficos

 

Como fazer uma pesquisa quantitativa?

Ao se fazer uma pesquisa quantitativa, deve-se sempre consultar as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

Esta entidade propõe que a pesquisa quantitativa aja por meio da coleta de dados obtidas pelas seguintes ferramentas:

  • Questionários de múltipla escolha;
  • Formulários;
  • Entrevistas individuais;
  • Outros recursos escolhidos pelo acadêmico.
  • Exemplo de coleta de dados para pesquisa: DOWNLOAD

O primeiro passo é escolher um tema que possa ser quantificável. Também temos dicas para os temas do seu TCC em nosso site, confira.

Escolha algo que facilite a coleta e tabulação de dados, pois estas informações precisam ser feitas com precisão, transmitindo confiabilidade nos resultados obtidos.

Este tipo de pesquisa é amplamente utilizada no mercado, já que utiliza os dados obtidos como forma de avaliação de opiniões e/ou comportamentos de indivíduos como potenciais consumidores.

Ao realizar este método de pesquisa, o acadêmico atua na posição de observador, a fim de não influenciar de qualquer maneira as informações obtidas.

Por isso é costume a utilização de questões com múltipla escolha, pois permitem uma objetividade maior nas respostas, já que o pesquisador faz a delimitação entre as alternativas apresentadas aos entrevistados.

 

Características principais da pesquisa quantitativa

  • O objetivo maior é mensurar ou contabilizar algo através de dados numéricos (exemplo: pesquisa de intenção de voto);
  • Não deve dar espaço para ambiguidades ou duplo sentido, as perguntas devem ser redigidas de maneira clara e concisa;
  • Utiliza-se de instrumentos obtentores de dados que possuam precisão: formulários, entrevistas, questionários, entre outros;
  • Os métodos são inflexíveis (não podem ser modificados) e estruturados de maneira prévia e baseados na igualdade;
  • O pesquisador age como observador, atuando na impessoalidade, sem interferir nas respostas;
  • Apresentação de resultados através de índices, gráficos, tabelas, sempre de maneira objetiva e nunca

 

Etapas de uma pesquisa Quantitativa

Para se fazer uma pesquisa quantitativa de maneira correta e fácil, sem “desvios” na tabulação dos dados, você deve seguir alguns passos básicos:

  1. Definir o objetivo da sua pesquisa. Lembre-se de escolher algo “quantificável”;
  2. Definir o grupo ou tipo de população a ser estudado e o número de amostras que serão necessárias;
  3. Elaborar os questionários de acordo com a temática escolhida;
  4. Coletar os dados através da ferramenta escolhida (entrevistas, questionários);
  5. Contagem dos dados obtidos (tabulação);
  6. Analisar os resultados através de estatísticas;
  7. Divulgar os resultados (relatório).

Observação: Ao fim da sua pesquisa, além destes passos, você deve sempre incluir gráficos, tabelas de porcentagens, estimativas e estatísticas. O importante em como fazer uma pesquisa quantitativa são os resultados numéricos, mensuráveis.

*Vídeo do Prof. Leandro CD Silva

 

Os instrumentos de obtenção de dados na pesquisa quantitativa

O que é pesquisa quantitativa senão um cálculo de dados com intuito de obter informações?

Sendo assim, deve ser definido o tipo de instrumento utilizado para colher as amostragens de acordo com o objetivo final da pesquisa.

É extremamente normal e comum o pesquisador ter certa dificuldade em elencar este ou aquele método para fazer uma pesquisa quantitativa.

Vamos explicar as diferenças entre estas ferramentas e suas funções específicas nesta modalidade de pesquisa:

  • Amostra: Precisa ter um número elevado de entrevistados a fim de garantir precisão mais eficiente dos resultados, representando de maneira mais fiel a população ou grupo objeto da pesquisa;
  • Questionário: Obtém-se as informações por intermédio de questionário(s) formulados com perguntas objetivas e claras, sem linguagem que permita duplas interpretações, garantindo uma compreensão plena pela parte entrevistada;
  • Entrevista: O pesquisador faz a identificação das pessoas que irá entrevistar através de critérios fixos e definidos previamente, tais como: idade; gênero; atividade laboral; formação acadêmica; localização geográfica; constituição familiar; etc… Este método de coleta de dados não necessita de local específico ou preparado de maneira prévia, podendo realizar-se na residência da pessoa entrevistada ou em lugares com fluxo de pessoas. Porém, devem sempre ser aplicadas de forma individual para não haver influência de terceiros na resposta;
  • Relatório: O relatório obtido na pesquisa quantitativa deve, de preferência, incluir tabelas com percentuais e gráficos representativos das interpretações e conclusões.

Para fazer uma pesquisa quantitativa bem embasada e com dados bem tabulados e alto grau de confiabilidade, é importante a utilização de meios variados, aplicados de formas distintas.

Por exemplo, as entrevistas e questionários podem ser feitos de diferentes formas: presencial, e-mail, ou mesmo por telefone.

Se você tiver dúvidas quanto ao tipo de instrumento que é mais adequado para o levantamento de dados da sua pesquisa, consulte sempre seu orientador.

A pesquisa também deve estar sempre de acordo com o objetivo geral e os objetivos específicos do seu trabalho.

Ao término desta leitura, você pode perceber que utilizando-se desta modalidade de pesquisa, seu projeto ou seu trabalho acadêmico apresentará uma uniformidade de resultados facilitando um entendimento pormenorizado e de fácil compreensão acerca dos dados obtidos.

Se você precisar de auxílio ou tiver dúvidas quanto às outras partes do seu TCC, faça uma visita ao Projeto acadêmico!

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